A carteira de motorista brasileira passará a ser aceita como documento válido para quem deseja dirigir em Portugal. Entenda quem será beneficiado com a medida.

Uma ótima notícia! Portugal anunciou que passará a aceitar a Carteira Nacional de Habilitação brasileira (CNH) como documento válido para quem deseja dirigir no país. A decisão foi aprovada pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e começará a valer assim que publicada no Diário da República.

Mas afinal, o que mudará com a medida e quem será beneficiado?

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O que mudará para os turistas?  

carteira de motorista brasileira em portugal

Foto: Liam McKay / Unsplash

Para quem visita Portugal a turismo, a medida não trará mudanças. Isso porque, atualmente, os viajantes brasileiros já podem dirigir veículos usando sua carteira de motorista. Portanto, se você é brasileiro e deseja alugar um carro para dirigir pelo país, não é necessário se preocupar com outros documentos. 

Quem se beneficiará com a nova medida da carteira de motorista? 

Mas afinal, quem será afetado pela nova medida? Os maiores beneficiados são os brasileiros que vivem em Portugal. Antes, para poder dirigir em Portugal, brasileiros que viviam no país precisavam trocar a habilitação brasileira pela portuguesa em um prazo de 90 dias após a autorização de residência permanente. 

Além disso, tinham de custear o valor de cerca de 30 euros para tirar a habilitação portuguesa, sendo necessário ainda realizar uma avaliação médica.  Agora, motoristas brasileiros que residem no país podem usar a carteira de motorista emitida no Brasil até sua validade. Após o vencimento, precisarão fazer a mudança para a versão portuguesa. 

Medida também valerá para motoristas de outros países 

carteira de motorista portugal

Foto: Divulgação

Antes da medida, apenas os cidadãos de União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Liechtenstein podiam viver em Portugal e dirigir com o documento emitido no país de origem.

Além do Brasil, a medida também valerá para motoristas dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e também aqueles da Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Israel, Japão, México, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Low cost colombiana aumenta o número de voos para o Brasil 

Artigo anterior

Qatar Airways é eleita a melhor cia aérea do mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar