Praia do Flamengo bate recorde de balneabilidade e é liberada para banho

Atualizada em:

Segundo o Inea, a qualidade da água da Praia do Flamengo ficou própria para o banho em 89% das coletas do mês de julho. Foi a primeira vez desde 2016 que a praia superou o padrão nacional de segurança, estabelecido Conama

A Praia do Flamengo alcançou um recorde em julho, ficando própria para o banho em 89% das coletas do mês. Foi a primeira vez desde 2016 que a praia superou o padrão nacional de segurança, estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em 80% ou mais. 

A notícia foi divulgada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) por meio do relatório de balneabilidade. Em julho de 2022, a média foi de apenas 19%, e em 2019, nenhum dia foi considerado próprio.

Praia do Flamengo própria para banho
Foto: CyroHenrique / Wikimedia Commons

Para ser considerada balneável, uma praia deve cumprir o limite de 1000 NMP/100 ml, exigido pelo Conama. Em 2018, a média dos meses de maio e junho registrou a concentração de 2.700, enquanto em 2023, esse número reduziu para 215, muito abaixo do exigido pelo Conselho.

Segundo o vice-governador e secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Thiago Pampolha, a qualidade da água melhorou por causa de fatores ambientais, como chuva, vento e temperatura, e também por causa das ações do estado. Entre as ações, estão a reconstituição do sistema de drenagem, a substituição de troncos coletores, obras de recuperação ambiental e ações das concessionárias nos últimos três anos.

“Podemos apontar que o desvio do Rio Carioca, que escoava diretamente para a Praia do Flamengo e que agora foi desviado para o interceptor oceânico, influenciou nos resultados de balneabilidade. Só essa intervenção realizada pelas concessionárias fez com que fosse evitado o despejo de 20 milhões de litros de água contaminada diretamente na praia”, disse.

Os dados de julho mostram que a situação continua boa, como em junho, quando houve uma queda de 97% na quantidade de coliformes termotolerantes (ou coliformes fecais) na praia nos últimos anos. A boa notícia, de acordo com o Inea, é resultado da redução de esgoto nas galerias pluviais.

Vale ressaltar que o Inea aconselha a não entrar no mar nas primeiras horas depois das chuvas e perto da saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. Para outros detalhes e mais informações sobre a balneabilidade nas praias do Rio de Janeiro, basta acessar o site oficial do Inea.

Quais as praias mais lindas do Rio de Janeiro?

praias mais bonitas do rio de janeiro
Foto: Shutterstock

Cercada por inúmeros morros cobertos por mata atlântica, o litoral do Rio de Janeiro pode ser dividido em três regiões. A Costa Verde, onde se destaca a encantadora cidade de Paraty e as ilhas de Angra dos Reis, fica no Litoral Sul. 

No centro do estado, encontram-se as famosas praias da capital, como Copacabana, Flamengo e Ipanema. Por fim, o litoral norte ganha destaque pelas movimentadas cidades de Arraial do Cabo e Búzios, conhecidas como Costa Azul.

Em todo o território é possível aproveitar centenas de belas praias com ótimas estruturas hoteleiras e gastronômicas que são visitadas por turistas do mundo inteiro. Confira as melhores praias para curtir no Rio de Janeiro.

Praias paradisíacas entre São Paulo e Rio de Janeiro

Praia do Flamengo liberada para banho
Foto: Rio Tur

O sudeste brasileiro não se resume apenas às grandes capitais. Essa região do país oferece um grande leque de possibilidades para passeios, principalmente o destino de praias. Ilha Grande, Ubatuba e Angra dos Reis são apenas alguns exemplos de praias paradisíacas que existem entre São Paulo e Rio de Janeiro

Hostels perto das praias no Rio de Janeiro

Realizar um planejamento é a melhor maneira de economizar em viagens, e escolher uma hospedagem mais barata ajuda a guardar dinheiro extra para utilizar em passeios. Mas isso não quer dizer que você vai abrir mão do conforto. 

Pelo contrário, os hostels perto da praia no Rio de Janeiro têm tudo que o hóspede precisa, inclusive ótimas alternativas para aproveitar as festas, as praias e a vida noturna na cidade. Se você vai se hospedar em Copacabana, confira os melhores hostels para ficar perto da praia de Copacabana.

Onde comer bem no Rio de Janeiro? 

onde comer bem no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação Clássico Beach Club Urca

A capital carioca tem uma gastronomia rica e diversificada, o que faz dela um destino irresistível para quem procura onde comer bem no Rio de Janeiro. Com uma lista de restaurantes bem cotados, encanta os apaixonados pela alta gastronomia que buscam vivências culinárias inesquecíveis. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima