Mais uma das belezas que só a Bahia tem, saiba quais são as melhores praias para relaxar e viver bons momentos em Trancoso 

Já pensou em reunir belas praias e uma pitada de luxo? Se a resposta for sim, Trancoso não pode ficar de fora dessa lista. Distrito de Porto Seguro, distante 47 km (via balsa) e 77 km (via estrada), é uma das opções mais cobiçadas entre os turistas no litoral da Bahia. Com belas paisagens e praias, oferece uma infinidade de passeios em meio às suas belezas naturais e encantadoras. 

Comece com uma caminhada sem pressa pelo Quadrado de Trancoso, apreciando a vista e todas as casinhas coloridas que são  puro charme e um cartão postal da região, assim como a Igrejinha do Quadrado e museus que marcaram a história do Brasil Agora, no quesito praias, é possível fazer uma lista de opções, que varia desde as mais urbanas, localizadas próximas ao centro, até as mais rústicas e quase desertas. Conheça as sete mais badaladas que não podem ficar de fora do seu roteiro! 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Praia do Espelho 

praias de trancoso

Foto: Thomasilhabela

Uma das principais atrações de Trancoso, a Praia do Espelho é aquele lugar para quem busca tranquilidade e uma paisagem rústica. O grande atrativo dessa praia é o mar, que fica parecendo um espelho, de tão brilhante, quando o clima e o sol ajudam, é impressionante! Além disso, suas piscinas naturais também merecem destaque, pois tornam o passeio ainda mais especial, em meio a falésias de diferentes cores. Impossível não tirar mil fotos!

Atenção se for passar o dia, porque não há muitas opções de quiosques e restaurantes. 

Praia de Taipe 

melhroes praias de Trancoso

Foto: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons

Um cenário encantador com grandes falésias coloridas, cercada por coqueiros, isso é muito mais é o que você pode esperar da Praia de Taipe, localizada na divisa entre Arraial d’ Ajuda e Trancoso. Sua longa faixa de areia com poucas barracas torna o clima ainda mais especial, deixando uma sensação de praia deserta e um mar em tons de verde e azul. É um ótimo lugar para relaxar e apreciar a natureza, mas para os amantes de adrenalina, lá também é possível encontrar passeios de parapente para apreciar de cima a beleza de Taipe. 

Praia do Rio Verde 

Foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia Commons

Mais uma boa opção para os viajantes que desejam fugir do agito das praias mais centrais e movimentadas, a Praia do Rio Verde irá proporcionar momentos agradáveis de calmaria. Mesmo com opções de quiosques e restaurantes, é menos frequentada que a sua vizinha, Praia dos Coqueiros, ou seja, é perfeita para curtir aquela cerveja gelada enquanto aprecia o mar. Aliás, há poucas ondas nesta praia e em alguns trechos, quando a maré está baixa, é possível ver algumas piscinas naturais se formando. E a melhor notícia, é que seu acesso é muito fácil, já que está a apenas 2 km do Quadrado de Trancoso.

Praia dos Coqueiros 

Foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia Commons

Se você quer agito, a Praia dos Coqueiros é o melhor lugar para te proporcionar, já que é a mais conhecida entre os turistas, por estar localizada a apenas 10 minutos de caminhada do centro. Nela você encontrará muitas opções de quiosques e restaurantes famosos para uma refeição tranquila à beira mar, com ótimas estruturas e pratos da deliciosa culinária baiana. Ela também é uma boa opção para um mergulho, já que em determinados horários encontra-se raso e calmo, dependendo da maré, às vezes vira até uma grande piscina. 

Praia dos Nativos

Foto: Edwiges Lopes Tavares / Wikimedia Commons

Bem próxima da vila de Trancoso, a Praia de Nativos é mais uma opção de passeio muito procurado pelos viajantes, devido o fácil acesso.  Além disso, oferece também várias pousadas pé na areia para quem deseja desfrutar desse paraíso com bastante comodidade. Rodeada por coqueiros que compõem o cenário,  deixando-o ainda mais bonito em conjunto com a larga faixa de areia clara as suas águas cristalinas e calmas. Além disso, é possível tomar um banho de água doce, já que nela deságua o Rio Trancoso, formando uma lagoa perto de um mangue. 

Praia Ponta de Itaquena

praia Trancoso

Foto: Porto Seguro Tur

A Praia Ponta de Itaquena está localizada na Reserva da Vida Selvagem do Rio Frades e é considerada uma área de proteção ambiental. Ou seja, espere por uma natureza rústica, repleta de plantas e muita beleza. Lá também não há estrutura de quiosques para passar o dia, então vá preparado para se desconectar mesmo e longas caminhadas pela areia. Quando a maré está baixa é possível ver algumas piscinas naturais e corais. É um espetáculo à parte! 

Praia do Rio da Barra

Trancoso praia

Foto: Wikimedia Commons

Para acessar a Praia do Rio da Barra, é preciso entrar por  restaurantes, pousadas e condomínios, já que é uma área bem restrita. Ela está localizada  entre a Praia dos Nativos e a Praia de Taípe, mais distante do centro (5 km), mas que merece uma visita, já que é cercada por falésias em tons de bege, rosa, vermelho e ocre. Com uma faixa de areia longa e quase deserta, proporciona uma experiência única em Trancoso, que ainda conta com a foz do Rio da Barra, proporcionando um banho de água doce aos turistas. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Nordeste brasileiro: 80 destinos imperdíveis na região

Artigo anterior

Como chegar em Caraíva?

Artigo seguinte

Você pode gostar