Prefeitura do Rio vai pagar diárias em hotéis para idosos de comunidades carentes

Atualizada em:

Medida lançada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, busca ajudar até mil idosos de baixa renda que vivem em situação de risco em comunidades do Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio de Janeiro, intermediada pela pasta da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai pagar diárias em hotéis para idosos de comunidades carentes que vivem em situação de risco. Equipes da prefeitura estão identificando pessoas vulneráveis que já participavam do programa Clínicas da Família, em conjunto com agentes da saúde. 

Neste primeiro momento, moradores da Rocinha e do Vidigal, em São Conrado, na Zona Sul, com 60 anos de idade ou mais, cadastrados no programa ESF – Estratégia da Saúde da Família, poderão ser contemplados com o benefício.

Hotéis gratuitos para idosos
Prefeitura do Rio de Janeiro cria programa com hotéis gratuitos para idosos. Foto: Diário do Rio

Hospedagem gratuita para idosos do Rio de Janeiro

O objetivo é reduzir o risco de contaminação para idosos de baixa renda que vivem em locais com muitos moradores. Três hotéis já estão confirmados para participar do programa, com capacidade para atender até 300 pessoas de comunidades carentes. Na quarta-feira (25), o prefeito do Rio de Janeiro e a Secretaria de Assistência Social visitaram uma das unidades.

Segundo publicado no G1, a prefeitura escolheu os hotéis pela proximidade com os locais que têm maior possibilidade de contaminação do município. As unidades confirmadas ficam na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, em Jacarepaguá e na Gamboa, Zona Portuária carioca.

A pasta disse ainda em nota que “a equipe visita os pacientes cadastrados na Clínica da Família e realizam o encaminhamento dos interessados para a Secretaria Municipal de Assistência Social, que realiza toda a parte de abrigamento”.

hotéis para idosos no rio de janeiro
Prefeitura do Rio vai pagar diárias em hotéis para idosos de comunidades. Foto: Florencia Potter / Pexels

Portanto, com o objetivo de garantir maior controle para pessoas em situação de risco, assistentes sociais já começaram a fazer as visitas e enviar os convites aos idosos que se adequam ao programa. Os hotéis, com diárias limites de R$ 120,00, vão oferecer refeições diárias, serviço de limpeza e lavanderia. A Prefeitura ainda estima ampliar o programa incluindo até 10 hotéis no município do Rio de Janeiro, podendo abrigar mil idosos.

Prefeitura do Rio vai pagar hotéis para idosos
Diárias terão o valor limite de 120 reais. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Prefeitura já começou a emitir convites

Desse modo, as hospedagens estão sendo feitas através de convites, ficando ao critério dos idosos e da família aceitar a hospedagem temporária. Todo o custo do programa será pago pelo próprio município e pode ser uma medida analisada para auxiliar as empresas do setor de turismo no Brasil.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

» Promoção de passagens aéreas Rio de Janeiro
» Jornal britânico seleciona os 7 melhores hostels do Rio de Janeiro
» Viagens nacionais 2020
» Lugares para viajar no Brasil

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima