Viagens nacionais para fazer ainda este ano! Descubra diferentes lugares fugindo dos roteiros tradicionais

Com tantos lugares para conhecer no Brasil, muitas vezes não faz sentido viajar sempre para o mesmo destino. Afinal, o Brasil é realmente grande, com uma diversidade de atrações incontáveis. São mais de 7 mil km de litoral, milhares de ilhas navegáveis e um território quase equivalente ao tamanho da Europa, formado por biomas tropicais cheios de vida, criando diferentes lugares para conhecer e lindas viagens nacionais.

Difícil mesmo é explicar para um estrangeiro o que é o Brasil. Um país com mesclas de sotaques, culturas, tradições, comidas e tantas características únicas em um imenso território. Um país que fala português cheio de dialetos regionais, seja em uma colônia italiana no interior do Rio Grande do Sul ou em uma comunidade indígena nos estados que formam a Amazônia Legal. Poucos países no mundo carregam uma miscigenação tão enriquecedora e diversa, que transparece em uma população acolhedora, festiva e com uma beleza única.

A grandeza em tamanho também traz uma infinidade de atrações, pontos turísticos e paisagens completamente únicas. Seria praticamente impossível conhecer todos esses lugares, mas entre uma viagem e outra, a gente sempre dá um jeito de visitar um destino novo. Não é mesmo? Já mostramos um guia com cem destinos para conhecer no Brasil e nessa seleção abaixo vamos indicar 20 novos destinos nacionais que você deveria conhecer ainda este ano.

Viagens nacionais para fazer em 2020

Galinhos, Rio Grande do Norte

A tranquilidade do interior do Rio Grande do Norte já é um convite ao descanso por si só, mas essa viagem pelo Nordeste pode ficar ainda melhor se você visitar Galinhos, uma típica vila pesqueira dominada pelo sossego e pela tradição da pesca. Galinhos é formada por uma península, cercada pelo mar, dunas, manguezais e pequenos povoados. Esqueça a correria da cidade grande e embarque nesse tradicional vilarejo que todo mundo merece visitar.

lugares para viajar este ano

Apaixone-se pelo sossego de Galinhos, no Rio Grande do Norte. Foto: Ana Muller

Ilha Montão de Trigo, São Paulo

Pouca gente sabe, mas a Ilha Montão de Trigo é uma das maiores surpresas para quem visitas as praias de SP.  Entre Maresias e Barra do Una, a praia de Juquehy, em São Sebastião é a porta de entrada para quem navega até uma ilha tranquila chamada Ilha Montão de Trigo, com cerca de apenas 50 moradores e uma natureza exuberante com cardumes de golfinhos nadando livremente e praias com clima paradisíaco.

São cerca de 20 minutos de navegação saindo do continente em direção ao pequeno paraíso. Apenas 14 km separam a Ilha Montão de Trigo do agito típico do litoral paulista e de praias badaladas como Barra do Una, Juquehy e Maresias.

viagens para fazer em 2020

Vista das piscinas naturais da Ilha Montão de Trigo. Foto: Hotel Canoa   

Ilha dos Lençóis, Maranhão

A Ilha dos Lençóis, no Norte do Estado do Maranhão, não está entre os destinos turísticos mais visitados do Brasil, mas vale a pena entrar na sua lista, principalmente se você busca por viagens autênticas, curiosidades e destinos fora do comum.

Não espere encontrar grande infraestrutura turística, na Ilha dos Lençóis a simplicidade e a natureza tomam contam de um dos lugares mais fascinantes do Nordeste brasileiro. Além das paisagens repletas de dunas, a vila ficou conhecida por ter uma grande proporção de pessoas albinas, conhecidas tradicionalmente como os Filhos da Lua.

A Ilha já teve uma das maiores taxas de albinismo do mundo e, com um sol forte durante quase o ano todo, os pescadores costumam ir em busca de peixes apenas no começo da noite, evitando longa exposição ao sol. Além das lendas e mistérios, a Ilha dos Lençóis mostra uma viagem surreal por um Brasil ainda pouco conhecido.

destinos para viajar em 2020

Ilha dos Lençóis, uma das grandes surpresas do Maranhão. Foto: Reprodução

Praia de Flecheiras, Ceará

Diferente do agito da capital Fortaleza, a Praia de Flecheiras é um destino praiano para quem quer descansar na beira mar, caminhar com os pés na areia e se desligar da muvuca encontrada na maior parte dos destinos turísticos.

A pequena vila de Flecheiras também tem pousadas de charme e clima paradisíaco. Os poucos comércios locais servem pra subsistência e costumam vender apenas o essencial. Os poucos restaurantes resgatam tradicionais preparos feitos quase sempre a base de frutos do mar, com um tempero típico nordestino e porções generosas.

praia de flecheiras, praias no ceará

Piscinas naturais na Praia de Flecheiras, no Ceará. Foto: Reprodução

Campo Novo do Parecis, Mato Grosso

O Estado de Mato Grosso é um dos destinos mais cotados quanto o assunto é ecoturismo e aventura. O que não falta são rios com águas cristalinas e natureza em abundância. O município de Campo Novo dos Parecis se destaca como a mais nova descoberta pelos turistas que visitam esta região do Brasil.

Provavelmente você já deve ter visto a foto clássica da canoa que parece flutuar em uma água transparente. Está afim de conhecer uma nova atração em Mato Grosso? Essas cachoeiras, praias de água doce e balneários podem entrar na sua lista de lugares no Brasil para viajar.

viagens nacionais e lugares para curtir a natureza

Águas cristalinas do Rio Ponte da Pedra, em Campo Novo dos Perecis
Foto: @Eduac18 / Instagram

Garopaba, para ver baleias, Santa Catarina

Garopaba é um dos três municípios de Santa Catarina que servem como berçário para as baleias francas, que vem da região da Antártida em busca de águas mornas no litoral brasileiro. Todo esse trajeto é acompanhado pela Rota da Baleia Franca, administrada em parceria com o ICMBio.

Nessa época a cidade recebe inúmeros visitantes para ver a temporada de reprodução das baleias francas. Essa parte do litoral catarinense, entre julho e novembro vira um espetáculo para os apaixonados por vida marinha. Inclua essa viagem no seu roteiro, o período mais fácil para observar as baleias é entre a segunda quinzena de agosto e a metade de outubro.

observação de baleias em garopaba

Observação de baleias em Garopaba, Santa Catarina. Foto: Jupiterimages

Foz do Rio São Francisco, Alagoas

A Foz do Rio São Francisco, no Estado de Alagoas, pode ser visitada em um roteiro integrando Piaçabuçu e as belezas da cidade colonial de Penedo, um dos principais destinos históricos alagoanos.

Piaçabuçu, a única palavra da língua portuguesa com dois ‘ç’, é o município alagoano com ar de vilarejo, banhado pelas águas do Rio São Francisco e pelo mar. Dunas, comunidades tradicionais e uma natureza com clima exuberante, faz da Foz do Rio São Francisco uma viagem para ninguém botar defeito.

viagens para fazer este ano

Descubra Piaçabuçu e as belezas da Foz do Rio São Francisco. Foto: Gustavo Albano

Cânion Espraiado, Urubici

Urubici é uma cidade localizada em uma altitude de 915 metros na Serra Catarinense, sendo também uma das poucas cidades do Brasil que pode ter neve durante o inverno, atingindo uma temperatura de até -3°C. Além da possibilidade de ver neve, a cidade se tornou um destino para montanhistas e viajantes que buscam um lugar fora do comum na região sul.

Visitar a Pedra Furada e ver de perto a grandeza do Cânion Espraiado são apenas algumas das atividades que a cidade oferece. Para hospedagens, escolha as cabanas de montanha e pousadas de charme que mantém as tradições catarinenses.

Urubici - Cânion Espraiado - Viagens para fazer este ano

Viagens nacionais para fazer em 2020. Cânion Espraiado em Urubici, Santa Catarina. Foto: Jair Prandi / Fonte: Viagens e Caminhos

Pouso do Cajaíba, Rio de Janeiro

A Reserva Ecológica da Juatinga, no litoral fluminense, esconde uma das grandes surpresas do município de Paraty. O Pouso da Cajaíba é um vilarejo preservado, sem energia elétrica, sendo ideal para quem deseja fugir totalmente da rotina e ficar imerso em uma natureza apaixonante.

Para chegar nesse paraíso particular o visitante precisa pegar um barco em Paraty Mirim, a praia mais próxima do vilarejo. Não espere por grandes hotéis ou grande estrutura, visto que essa viagem é dedicada para quem deseja curtir um destino mais rústico.

Pouso da Cajaíba - Praia deserta perto de SP

Encante-se pelo paradisíaco vilarejo do Pousa da Cajaíba. Foto: Alice Torres

Arquipélago das Anavilhanas, Amazonas

Navegar pelos rios da Amazônia é uma experiência que todos os brasileiros deveriam viver, ainda mais por ter a chance de viver de perto um dos biomas mais surpreendentes do mundo. Além disso, a viagem pelas ilhas do Arquipélago das Anavilhanas mostram a grandiosidade da Floresta Amazônia e suas comunidades tradicionais.

Sua viagem para o parque nacional pode ser feita partindo de carro de Manaus até o município de Novo Airão ou fazendo o trajeto pelos rios, partindo de Manaus também. Esses barcos também são conhecidos como Cruzeiros Amazônicos, e podem ser em barcos turísticos (com mais estrutura) ou da maneira tradicional, em barcos de linha. Falamos sobre isso como é o transporte na Amazônia na matéria sobre a Rota dos Rios.

viagens nacionais para fazer em 2020, viagens para fazer este ano

Viagens nacionais para fazer em 2020. Navegue pela imensidão da Floresta Amazônica. Foto: Amazonastur / Reprodução

Cidade de Goiás, Goiás

Cidade de Goiás ou Goiás Velho, foi a antiga capital do estado e hoje se consagra como um dos centros históricos mais charmosos para conhecer nessa parte do cerrado. Terra natal da poetisa e contista Cora Coralina, ainda é possível visitar o casarão do século XVIII onde viveu a artista brasileira.

Entre construções históricas, igrejas e monumentos, a cidade ainda revive a grande influência do passado em festas tradicionais, como a exótica Procissão do Fogaréu, que acontece na Semana Santa e simboliza o dia em que Cristo foi preso.

Cidade Velha de Goiás - Cidades históricas

Encante-se pela história da Cidade Velha de Goiás. Foto via: Curta Mais

Olímpia, São Paulo

A cidade está se tornando um dos destinos de lazer mais populares do estado de São Paulo, com uma grande concentração de parques privativos que estão transformando a região. Inclusive, a maior montanha-russa aquática do mundo será inaugurada no Thermas dos Laranjais, um dos complexos da cidade. Está buscando algum destino para viajar com as crianças? Leia nossas dicas sobre as atrações em Olímpia.

viagens perto de são paulo, viagens para fazer em 2020

Viagens nacionais para fazer em 2020. Balneário para toda família: conheça o Thermas dos Laranjais. Foto: Olímpia Resorts

Primavera do Leste, Mato Grosso

Sem dúvida o Centro-Oeste é repleto de rios, cachoeiras, canais e balneários para quem deseja se dividir na natureza. Um desses exemplos ainda pouco divulgado é a Lagoa Azul, que permite flutuação em águas cristalinas e um passeio de ecoturismo que agrada pessoas de todas as idades.

Essa descoberta está localizada na cidade de Primavera do Leste, Mato Grosso, e consegue ficar ainda mais linda nos meses de maio a setembro, quando forma o clima ideal para a água ficar ainda mais transparente e sem sedimentos deixados pela chuva.

Foto: Divulgação

Japaratinga, Alagoas

Japaratinga é uma das viagens para fazer este ano e aproveitar em qualquer época do ano. Entre coqueirais a perder de vista e um mar de águas esverdeadas e calmas, Japaratinga pode ser o destino perfeito para as férias dos sonhos em Alagoas. Quer uma praia com clima deserto? Este pode ser o seu próximo destino para viajar em 2020.

Estrategicamente localizada entre Maragogi e Porto de Pedras, a recém descoberta praia ainda recebe pouco movimento de turistas, sendo uma boa ideia para quem deseja descansar longe da muvuca. Aos poucos estão começando a surgir pousadas de charme para quem quer exclusividade e ainda mais conforto na cidade.

Japaratinga - Viagens nacionais para fazer em 2020

Viagens nacionais para fazer em 2020. Japaratinga, entre Porto de Pedras e Maragogi. Fotos: Japaratinga Resort / Divulgação

Terra Ronca, Goiás

A cidade das grutas e das cavernas mostram um Brasil ainda pouco explorado. Se você gosta de aventuras, esportes na natureza e atividades desse tipo, desbravar as incontáveis formações rochosas de Terra Ronca, pode ser a pedida certa para as suas próximas férias.

O Parque Estadual Terra Ronca está localizado no município de São Domingos, em Goiás, e é um dos lugares com maior concentração de cavernas da América Latina. Algumas dessas formações são datadas em mais de 60 milhões de anos, outras, inclusive, com pinturas rupestres que comprovam a presença de antigas civilizações na região do Planalto Central.

Terra Ronca, terra das grutas e cavernas

Foto do Salão do Encontro, Lapa de São Bernardo III, no Parque Estadual de Terra Ronca. Foto: José Humberto M. de Paula

Dunas do Rosado, Rio Grande do Norte

Entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, as Dunas do Rosado pode ser uma das grandes apostas para quem deseja visitar as paisagens do Nordeste fugindo dos destinos tradicionais. Uma viagem para a família toda, com natureza, aventura e atividades ao ar livre aproveitando esse pedaço da costa brasileira.

São cerca de 350 km partindo de Natal, a capital potiguar, até chegar nas Dunas do Rosado, que misturam a cultura sertaneja em uma paisagem litorânea com clima de vilarejo de pescador. Toda essa região faz parte da APA do Rosado (Área de Proteção Ambiental).

Dunas do Rosado, Viagens para fazer em 2020

Viagens nacionais para fazer em 2020. Paisagens da Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte. Foto: Luis Morais

Chapada das Mesas, Maranhão

A Chapada das Mesas, no Maranhão, é uma das chapadas mais visitadas pelos turistas que buscam curtir o melhor da natureza brasileira. As cidades de Carolina, Riachão e Estreito servem de porta de entrada e base para quem vai visitar as incríveis cachoeiras que formam essa região, como o Poço Azul e o completo Pedra Caída.

Destinos e viagens nacionais, lugares para conhecer em 2020

Poço Azul, parada obrigatória na Chapada das Mesas. Foto: Dani Nogueira / Flickr

Ilha do Guaraú, Peruíbe 

Rio, cachoeiras e mar: a Ilha do Guaraú pode ser a sua próxima descoberta no litoral paulista. A ilha está localizada em Peruíbe, a cerca de 3 km da costa e reúne praias com águas esverdeadas e super claras.

Os acessos são feitos através de barcos que saem do Porto do Rio Guaraú e duram cerca de 15 minutos. Lembrando que não há comércios na ilha, sendo ideal para um passeio bate e volta.

viagens para fazer este ano - viagens em 2020

Viagens nacionais para fazer em 2020. Um destino para descobrir: essa é a Ilha do Guaraú, em Peruíbe. Foto: José Ernesto Lessa

Serra da Capivara, Piauí

O Parque Nacional Serra da Capivara é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991, mas poucos brasileiros conhecem os mistérios e curiosidades que envolvem o Parque.

Prepare-se para descobrir mais sobre a pré-história na América do Sul, em uma viagem que desvenda os sítios arqueológicos mais impressionantes do Brasil, com pinturas rupestres extremamente preservadas, ossadas de animais pré-históricos e resquícios de comunidades que viveram há milhares de anos.

Além dos sítios arqueológicos, o visitante também pode ver de perto o Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato e o Museu da Natureza, localizado próximo ao Parque Nacional Serra da Capivara.

Destinos nacionais para conhecer em 2020

Pinturas rupestres da Serra da Capivara, no Piauí. Foto: Gustavo Albano

Algodoal, Pará

Algodoal é uma das grandes surpresas para quem visita o Estado do Pará. A paradisíaca vila está localizada na Ilha de Maiandeua, a poucas horas de Belém, capital paraense. Prepare-se para encontrar praias preservadas com pouco movimento e um vilarejo super tranquilo, imerso no litoral amazônico e descubra mais uma das viagens para fazer este ano.

A vila não possui estradas e não permite a entrada de carros. Com a ausência de motores em excesso, Algodoal é conhecido com um destino com poluição zero e natureza extremamente conservada. Descubra um paraíso natural ainda pouco conhecido, nesse outro texto explicamos como chegar em Algodoal.

Vila de Algodoal, Pará

Viagens nacionais para fazer em 2020. Extremo sossego em Algodoal, no litoral da Amazônia. Foto: Gustavo Albano

Leia também:

» Praias paradisíacas com poucos turistas no Nordeste
» 10 lugares para tirar fotos no Rio de Janeiro
» Guia de viagens no Brasil
» Guia de praias em Pipa

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores pubs para conhecer em Dublin

Artigo anterior

Hotel na Tailândia tem quartos transparentes em santuário de elefantes

Artigo seguinte

Você pode gostar