Planejando sua primeira viagem para a cidade do Rio de Janeiro? Conheça alguns dos melhores pontos do destino para se hospedar

O Rio de Janeiro é um destino que encanta seus viajantes, não importando quantas vezes você já tenha apreciado a vista da Baía da Guanabara ao aterrissar no Aeroporto Santos Dumont, ou quantas vezes tenha subido no bondinho em direção ao Cristo Redentor. Porém, a primeira vez no Rio é sempre a mais especial. 

Sendo a primeira vez que se percorrerá as ruas que compuseram o cenário da chegada da coroa portuguesa no Brasil, aos morros que criaram o samba, a bossa nova e a boemia que inspirou as mentes por trás de Garota de Ipanema, a localização da estadia é essencial para que a visita seja completa.  

Se é sua primeira vez no Rio, optar pelos bairros da Zona Sul pode ser um boa opção de estadia. A localização permite ao viajante conhecer as praias mais famosas do Rio e ainda ter acesso a uma grande gama de bares, restaurantes e festas. 

Copacabana

onde se hospedar no rio de janeiro

Onde se hospeda no Rio de Janeiro. Foto: bisonlux

Copacabana é um dos bairros mais famosos da Cidade Maravilhosa. Ponto turístico com visita quase que obrigatória, o bairro guarda a praia mais frequentada da cidade. Em seu calçadão, é possível aproveitar petiscos, drinks e até música ao vivo em diversos quiosques ao longo da orla. Estátuas de Carlos Drummond, Dorival Caymmi e Clarice Lispector também se encontram pelo calçadão, a postos para uma selfie com os passantes. A longa faixa de areia também comporta prática de esportes e aproveitar o sol enquanto toma um mate e experimenta um dos famosos biscoitos Globo. 

Além da Praia, o Forte de Copacabana oferece todo seu charme para os turistas que param para conhecer seu Museu Histórico e a mais que encantadora Confeitaria Colombo, um dos cafés mais tradicionais do Rio de Janeiro. Tudo isso com direito de umas das vistas para as principais paisagens da cidade. 

Próximo ao Forte, também é onde está localizado o Posto 6 e a Colônia de Pescadores, um point para encontrar os melhores restaurantes de Copacabana. 

No canto oposto da praia, o queridinho Leme guarda ondas mais tranquilas e um mirante incrível da Praia de Copacabana. No Morro do Leme o turista pode fazer uma caminhada ecológica em uma estrada de paralelepípedo em meio a Mata Atlântica. Uma vez no alto, além da vista, o Forte Duque de Caxias também encanta os visitantes. 

Atrações noturnas

Para aproveitar a noite, o bairro traz diversas opções culturais e gastronômicas para encher a agenda do visitante. A Sala Municipal Baden Powell, o Teatro Glaucio Gill, o Teatro Princesa Isabel, o Sesc Copacabana e o Theatro Net Rio são algumas das opções de programas culturais para encher a visita ao Rio de arte. Dois cinemas antigos e renomados ficam no bairro, o Roxy e o Cine Jóia, que exalam a essência dos anos dourados do cinema. 

Para a vida noturna, o Beco das Garrafas, como é conhecida a travessa na Rua Duvivier, merece menção honrosa. Conhecido como o Berço da Bossa Nova, o local é onde diversos bares e casas de show, que foram ponto de encontro de nomes como Elis Regina, Jorge Ben e Wilson Simonal, hoje privilegiam artistas do novo cenário da música brasileira.

Onde se hospedar

A rede de hostels El Misti ajuda os hóspedes de primeira viagem no Rio à planejarem o melhor roteiro. São três unidades em Copacabana, o El Misti Rio, o El Misti House e o El Misti Suites, todas próximas à praia e com fácil acesso à estações de metrô. 

Ipanema

onde se hospedar no Rio de Janeiro

Onde se hospeda no Rio de Janeiro. Foto: Mayra Pavanello Munerato / Wikimedia Commons

Outro queridinho da Zona Sul é o bairro Ipanema. Exalando boemia, a história do bairro se mescla a história da música brasileira, sendo responsável por composições como a mais que famosa Garota de Ipanema. 

A praia de Ipanema não perde quase nada para a praia de Copacabana, sua vizinha. Sua orla permite aproveitar um belo dia de praia, o calçadão é propício para passeios de bicicleta, caminhadas e também conta com diversos quiosques em sua extensão. No Posto 9, por exemplo, se encontram várias barracas para atender aos passantes e banhistas. 

O Posto também é extremamente próximo do famoso bar e restaurante Garota de Ipanema, onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes se inspiraram para escrever a música que é a segunda mais executada no mundo atualmente. 

Em relação a mirantes, no bairro também se localiza a Praia do Arpoador, da onde é possível observar um dos pores-do-sol mais lindos do Rio de Janeiro. 

Atrações noturnas

Mas o ponto forte de Ipanema é a oferta de vida noturna. São diversos bares, restaurantes e discotecas que agitam a noite carioca. Por exemplo, o 23 Ocean Lounge, restaurante no rooftop do hotel Sofitel Ipanema, promete uma refeição refinada com a vista de mirante. Para festas, o Barzin junta experiência de boteco, discoteca e alta culinária no mesmo lugar. 

Onde se hospedar

O El Misti Ipanema é para os hóspedes que prezam muito pela localização. A apenas 3 minutos da orla da praia, o hostel também está a uma curta caminhada de uma estação do metrô. Essa localização perfeita permite acesso aos demais pontos turísticos do Rio de Janeiro. 

Agora que você já sabe os melhores lugares para ficar no Rio de Janeiro, faça seu roteiro contando com as dicas do staff do El Misti. 

Leia também:

» O que fazer no Rio de Janeiro
» Melhores praias para curtir no estado do Rio de Janeiro
» 9 viagens baratas para fazer saindo do Rio de Janeiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Restaurante na Tailândia usa pandas de pelúcia para manter distanciamento social

Artigo anterior

Parque nos EUA pinta círculos na grama para tentar distanciamento social

Artigo seguinte

Você pode gostar