Atualizada em:
Entre morros, praias e monumentos icônicos, descubra quais são as paisagens mais bonitas do Rio de Janeiro e aproveite as dicas do fotógrafo Humberto Baddini para fazer lindas imagens nas suas próximas viagens
O Rio de Janeiro é um lugar encantador e que dispensa apresentações. A Cidade Maravilhosa, como é conhecida em todo o mundo, é repleta de paisagens deslumbrantes, riqueza cultural e calor humano, que cativam a todos que a conhecem. Das majestosas montanhas ao litoral de belíssimas praias, é um verdadeiro paraíso, que desperta os sentidos e proporciona um espetáculo aos olhos.
Mas, diante de tantos encantos, é possível escolher apenas um lugar como o mais belo da cidade? Certamente não. Para ajudar na difícil tarefa de eleger os pontos mais bonitos do Rio, o Guia Viajar Melhor convidou o renomado fotógrafo fluminense Humberto Baddini. Nascido em Teresópolis, Humberto mora na capital desde 2020 e tem a cidade como uma de suas principais fontes de inspiração, sendo um expert quando o assunto é beleza carioca.
Ele conta que esse amor surgiu ainda quando criança e foi se fortalecendo ao longo dos anos. “Desde pequeno, vinha visitar meus familiares e sempre tive uma grande paixão pelo Rio de Janeiro. Hoje, gosto muito de ir à praia, passear de bicicleta pela orla da Zona Sul, aproveitar a boa culinária que a cidade oferece e, claro, fotografar sempre que posso”, explica.
A paixão pelo Rio de Janeiro nasceu antes do amor pela fotografia. Humberto, que é graduado em Direito, começou a se interessar pelo mundo das imagens em 2014, depois de comprar uma GoPro. “Passei a postar as fotos nas redes sociais e as pessoas foram gostando, isso me deu um incentivo a mais”, conta. Pouco tempo depois, ele participou de um concurso da marca e, ao ganhar em primeiro lugar, decidiu investir na área e seguir a profissão.
“Quando comecei a vender meus quadros, eu jamais imaginei ter minhas fotos fora do Brasil. Hoje, já são mais de 10 países. Na grande maioria, são brasileiros que moram fora e querem ter uma recordação do Rio de Janeiro ou de outros lugares do país em suas casas”, explica, sentindo-se honrado com o seu trabalho.
As belezas naturais do Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro proporciona cenários incríveis que se formam graças às suas belezas naturais e isso, para Humberto, é fundamental, já que a natureza está sempre presente em suas imagens. “Amo fotografar o nascer e pôr do sol, pois são os horários em que as cores no céu estão mais vibrantes e diferentes. Também adoro estar na praia e fazer composições com as ondas e os pássaros”, explica.
Ele aproveita para destacar dois lugares favoritos de onde adora fazer seus cliques: o Arpoador e o Mirante Dona Marta. “O Arpoador fica em primeiro lugar por ser uma praia de água cristalina e que tem um pôr do sol maravilhoso. Além de contemplar a vista, podemos aproveitar o local, que conta com quiosques, artistas de rua e uma energia única. Já no Mirante Dona Marta, o nascer do sol é um verdadeiro espetáculo! E a vista para a enseada de Botafogo e outros pontos do Rio é incrível”, enaltece.
Lugares que você não pode deixar de conhecer no Rio de Janeiro
Como um bom entusiasta da cidade, Humberto sempre se dedica a explorar novos lugares e recomendar os seus favoritos para amigos e turistas. No entanto, ele acredita que, além das opções diferenciadas, existem algumas atrações obrigatórias para aqueles que visitam o Rio de Janeiro pela primeira vez. Entre elas, destaca-se o Cristo Redentor, considerado uma das sete maravilhas do mundo. “Esse local proporciona belíssimas fotos da cidade”, enfatiza.
O fotógrafo também recomenda o passeio no Bondinho do Pão de Açúcar. Em sua opinião, é a experiência mais bonita e divertida. “Andar de bondinho é incrível e proporciona uma vista panorâmica deslumbrante. Recomendo ir no período da tarde para apreciar o pôr do sol lá de cima. É algo sensacional!”
Outro lugar indicado pelo é a Confeitaria Colombo, um verdadeiro patrimônio cultural da cidade e considerada uma das melhores cafeterias locais. Além disso, ele sugere assistir ao pôr do sol na Pedra do Arpoador. “O acesso é bastante fácil e você pode simplesmente sentar e admirar esse espetáculo da natureza”, acrescenta.
Para quem gosta de lugares diferentes das atrações tradicionais, Humberto Baddini indica conhecer os bares do Morro do Vidigal, em especial o Bar da Laje, que oferece uma ampla e linda vista da cidade. Outro passeio é fazer a trilha do Morro Dois Irmãos. “É ótima para assistir o nascer do sol”, diz.
Vistas mais bonitas do Rio de Janeiro, por Humberto Baddini
Dicas para tirar fotografias incríveis
Se você ficou interessado em conhecer os lugares indicados por Humberto e também quer fazer registros bonitos para impressionar os amigos e guardar os belos momentos, o fotógrafo dá algumas dicas importantes:
– “Eu indico muito fotografar durante o nascer do sol. Nesse período, você consegue encontrar as praias mais famosas e os pontos turísticos vazios, e isso proporciona fotos lindas que a maioria das pessoas não conseguem”
– “Sempre limpe a lente do celular antes de tirar qualquer foto, pois evita que as imagens saiam embaçadas”.
– “Procure sempre ter uma boa iluminação natural. Isso faz toda a diferença para ter uma boa foto”.
Para conhecer mais sobre o trabalho do fotógrafo Humberto Baddini e adquirir suas imagens, basta entrar em contato pelo Instagram ou pelo WhatsApp, através do número +55 (21) 99930-1850. O atendimento é feito de forma personalizada, com auxílio na escolha da fotografia, assim como moldura e tamanho sob medida para o ambiente do cliente. “Toda foto tem uma história e muito amor envolvido. Tento sempre levar uma experiência para cada cliente para que o quadro seja único e especial”, conclui.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]