Inclua os mirantes em seus roteiros de viagem e se maravilhe com paisagens surpreendentes. Confira os 10 mirantes que você precisa conhecer no Brasil

As melhores paisagens do Brasil podem ser contempladas, em sua totalidade, do alto dos muitos mirantes espalhados por nosso país.

Mais do que apenas vistas, eles mostram a dimensão das belezas naturais que temos aqui, pertinho de nós. E não são poucas. O Brasil é privilegiado por uma natureza deslumbrante, rica em diversidade e lugares incríveis para conhecer.

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Por isso, nossa dica é: sempre que viajar para algum paraíso brasileiro, não deixe de conhecer seus mirantes. A vista do alto, além de belíssima, nos ajuda a recarregar as energias. Vai por mim, vale muito a pena!

E não se esqueça dos mirantes das grandes metrópoles, que ajudam a entender como elas foram formadas e se mantêm. 

Pensando em como essa experiência é importante para todo viajante, montamos esse guia com os 10 principais mirantes que você precisa conhecer no Brasil.

Não são os únicos, mas já dão a dimensão do que você pode encontrar nas maravilhosas terras brasileiras. 

10 mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Há muitos mirantes espalhados pelos principais destinos turísticos brasileiros e, em comum, todos revelam paisagens de tirar o fôlego. Por isso, inclua os mirantes em seus roteiros de viagem, eles vão te proporcionar experiências incríveis.

A seguir, veja os 10 mirantes que você precisa conhecer no Brasil:

Mirante do Sancho e da Baía dos Porcos | Fernando de Noronha (PE) 

mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

O mirante do Sancho oferece uma vista incrível da Baía dos Porcos, uma das mais lindas praias de Fernando de Noronha. 

Acessível pela vizinha Praia do Sancho, o mirante revela toda a beleza da paisagem. O mar cristalino em tom esverdeado e as areias douradas emolduradas por mata preservada formam um cenário de tirar o fôlego.

Mirante da Mata | Belo Horizonte (MG) 

Foto: Wikimedia Commons

Localizado no ponto mais alto do Parque das Mangabeiras, o Mirante da Mata oferece uma vista incrível não só do parque, como da cidade de Belo Horizonte e da Serra do Curral.

Ele pode ser visitado de terça a domingo, das 8h às 18h. 

Mirante da Janela | Chapada dos Veadeiros (GO) 

Foto: DanielSchek / Wikimedia Commons

Uma trilha de 8 km – ida e volta -, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, leva até o Mirante da Janela.

Formado por grandes pedras que, no alto de uma montanha, formam uma espécie de janela natural, o mirante tem vista a Chapada dos Veadeiros e sua incrível Cachoeira do Abismo, com 120 metros de altura.

O local rende belas fotos diante da janela natural e sua paisagem deslumbrante.

Pedra Grande | Parque da Cantareira (SP) 

Renan William Candido / Wikimedia Commons

A 1010 metros de altitude, o mirante Pedra Grande proporciona uma vista panorâmica da cidade de São Paulo. Isso mesmo!

Localizado no Parque Estadual da Cantareira – uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma grande metrópole -, o mirante Pedra Grande pode ser visitado a partir de 5 trilhas do parque. 

O local conta com ótima estrutura e, para entrar no parque, é necessário pagar uma taxa.

Mirante do Morro da Cruz | Florianópolis (SC) 

mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

A 285 metros de altitude, o Mirante do Morro da Cruz tem uma das vistas mais privilegiadas de Florianópolis, em Santa Catarina.

Do alto do mirante, é possível avistar as baías sul e norte, o centro da capital catarinense e boa parte do sul da ilha, assim como a região continental. O acesso é todo asfalto, mas a subida até lá é bem íngreme. 

Mirante do Gunga | Roteiro (AL)

mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Foto: Legacy600 / Wikimedia Commons

O Mirante do Gunga oferece uma vista incrível de milhares de coqueiros que antecedem a linda Praia do Gunga e a Lagoa do Roteiro.

Localizado às margens da Rodovia AL-101, o mirante fica antes da Fazenda do Gunga, que dá acesso à praia de mesmo nome. Para acessá-lo é necessário pagar uma pequena taxa.

Vista Chinesa | Rio de Janeiro (RJ) 

Foto: Wikimedia Commons

Localizado na Floresta da Tijuca, no Alto da Boa Vista, o mirante Vista Chinesa oferece uma vista privilegiada da cidade maravilhosa.

A Vista Chinesa revela uma paisagem incrível, com os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro – como o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Morro Dois Irmãos -, além dos bairros do Leblon e Ipanema.

Morro do Pai Inácio | Chapada Diamantina (BA)

mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Foto: Leonardobatista / Wikimedia Commons

A vista que se tem do alto do mirante do Morro do Pai Inácio é considerada um dos cartões-postais da Chapada Diamantina, devido à sua incrível beleza.

Ele fica no município de Palmeiras, ao lado da BR-242. Do alto de 1.150 metros de altitude, é possível ver morros famosos da região, como o do Camelo e os Três Irmãos. O pôr do sol no Morro do Pai Inácio é um espetáculo surpreendente e seu principal atrativo, reunindo muitos turistas ao entardecer.

Mirante do Cânion Fortaleza / Parque Nacional da Serra Geral (RS)

mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

O Cânion da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, é formado por imensos paredões rochosos cobertos por vegetação. É um lugar belíssimo para visitar, entre as muitas trilhas que o cortam.

Em especial, a Trilha do Mirante leva ao ponto mais alto do Cânion da Fortaleza e oferece uma vista de tirar o fôlego. De lá pode-se ter a verdadeira noção da grandiosidade do local e, em dias de boa visibilidade, ainda é possível ver o litoral de Santa Catarina, a cerca de 100 km!

Mirantes do Parque da Ferradura | Canela (RS)

mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Canela, no Rio Grande do Sul, é uma região privilegiada com uma natureza exuberante. Entre os muitos locais para conhecer por lá, o Parque da Ferradura é uma ótima opção para quem quer ver de perto o melhor das belezas naturais da região.

Há três mirantes no Parque da Ferradura que revelam paisagens incríveis. O Mirante do Vale do Arroio Caçador tem fácil acesso por uma pequena trilha de 3 minutos e permite contemplar o vale. 

Um pouco mais à frente, há o Mirante da Cascata do Arroio Caçador, acessível por uma trilha de 50 metros, mostra a linda queda d’água. 

E, por fim, o Mirante Vale da Ferradura é o principal do parque e mostra permite ter uma visão geral do local e da Cascata do Arroio Caçador. 

Se você tiver oportunidade, vale a pena conhecer cada um desses mirantes espalhados por nosso país. A vista dos lugares mais incríveis do Brasil vai, com certeza, te revigorar.

Leia também:

» 14 cidades na América do Sul que parecem ter saído de um conto de fadas
» Rota dos Contos de Fadas: viaje pelo mundo dos Irmãos Grimm
» Esta incrível pousada em Pomerode parece um cenário de contos de fada
» 15 filmes para viajar até a França sem sair do seu sofá

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

13 lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba

Artigo anterior

Viagens de carro no Paraná: dicas e cuidados antes de sair de férias

Artigo seguinte

Você pode gostar