Entenda qual é a melhor época para visitar Cartagena das Índias com nossas dicas sobre o clima desta linda cidade colombiana e como aproveitar os dias por lá

Vai viajar para Cartagena das Índias? Sempre que planejamos visitar um destino do litoral, seja do Brasil ou de outro país, nossa principal preocupação é saber quando terá sol, não é mesmo? Afinal de contas, o tempo firme e os dias ensolarados são essenciais para curtir o mar e os passeios ao ar livre. Por isso, preparamos este post com dicas sobre o clima desta cidade do litoral da Colômbia e quando é melhor época para visitar Cartagena das Índias.

Inicialmente, podemos adiantar que o calor é constante, mesmo durante o inverno. Ou seja, sempre dá praia. Porém, o que vai determinar mesmo quando visitar Cartagena é a precipitação de chuvas, que costuma ser maior em alguns meses do ano. E o período chuvoso pode comprometer conhecer as atrações pelo destino que, em grande parte, são ao ar livre. Além disso, a cidade é um lugar delicioso para caminhar.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Melhor época para visitar Cartagena das Índias

Quando visitar cartagena

Foto: Ricardo Gomez Angel/Unsplash

Neste destino do litoral norte da Colômbia, a diferença no clima durante o ano não está na variação de temperatura entre as estações, como costuma ocorrer em outros lugares. Lá o que difere o inverno do verão, por exemplo, é a quantidade de chuvas. O inverno é a estação mais úmida, enquanto o verão é a mais seca e, portanto, a melhor época para visitar Cartagena das Índias.

Historicamente, a média de precipitação de chuvas na cidade é de pouco mais de 1.000 mm por ano, com cerca de 96 dias chuvosos. O período mais úmido, que vai de maio a novembro, tem 90 dias de chuvas, normalmente. Já o período mais seco, de dezembro a abril, tem apenas 6 dias chuvosos. Desse modo, se você quer encontrar tempo firme, programe sua viagem a Cartagena das Índias para o verão, sobretudo em janeiro.

No entanto, vale ressaltar que, quando falamos na melhor época para visitar o destino, estamos propondo o período com menor probabilidade de que algo atrapalhe sua experiência. Mas não significa dizer que Cartagena das Índias não possa ser conhecida em outros períodos do ano.

Nossa recomendação é que você evite apenas o mês de outubro, que é o mais chuvoso do ano. Nos demais meses – e mesmo no inverno – é possível encontrar dias ensolarados e ótimos para passear e aproveitar as praias desta cidade do litoral colombiano. Apesar de ser um período mais úmido e com dias de chuva, a temperatura em Cartagena das Índias é alta inclusive no inverno, ficando em torno dos 25º C. No verão, ultrapassa os 30ºC.

Alta temporada em Cartagena das Índias

O verão é também a alta temporada em Cartagena das Índias, quando o destino recebe um número maior de viajantes. E não é difícil entender o porquê, já que é repleta de lugares incríveis para conhecer em passeios ao ar livre.

Suas praias e ilhas têm a beleza natural do Caribe. Além disso, a cidade é super charmosa, com casinhas coloniais coloridas e ruas de pedras ótimas para caminhar sem pressa. Tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco, Cartagena também tem construções históricas impressionantes, como as muralhas que guardam a Cidade Velha, que vale a pena visitar.

Porém, além de um número maior de visitantes, a alta temporada traz um aumento no valor das hospedagens e serviços no destino. Os meses de férias também costumam ser mais caros, mesmo no inverno – como em julho e agosto. Por isso, é essencial que você programe sua viagem para lá com antecedência.

Caso queira fugir dos preços elevados da alta temporada e dos meses de férias, pode ser uma boa ideia apostar em meses alternativos para viajar para Cartagena das Índias. Em abril, por exemplo, não costuma chover muito, o dias ensolarados são garantidos e a procura pelo destino é bem menor.

Dicas de viagem para Cartagena das Índias

melhor época para visitar cartagena

Foto: Makalu/Pixabay

Além de considerar o clima ao programar sua viagem para Cartagena das Índias, é preciso que você se atente a outros fatores, como documentos necessários para entrar na Colômbia, moeda utilizada no destino e dicas para ter a melhor experiência por lá.

Não é necessário visto ou passaporte para visitar Cartagena. Brasileiros podem desembarcar no destino portando apenas um documento de identificação com foto (RG, por exemplo). Mas, caso seu voo faça conexão em outro país – como o Panamá – é necessário consultar com a companhia a necessidade de ter um passaporte.

Todos os viajantes brasileiros devem, ainda, portar o Certificado Internacional de Vacinação com a dose da vacina contra febre amarela. Além disso, desde o dia 29 de abril de 2022, é preciso apresentar o certificado de vacinação completa contra Covid-19 ou o resultado de teste negativo (PCR ou antígeno). E, também, registrar todos os dados através do aplicativo Check-Mig nas 24 horas anteriores ao voo para Colômbia.

Em Cartagena, a moeda utilizada é o peso colombiano e muitos estabelecimentos não aceitam dólares – e, quando o fazem, utilizam uma cotação desfavorável aos turistas. Por isso, leve pesos colombianos. É possível também fazer pagamentos com cartões de crédito.

Ao viajar para lá, lembre-se de levar roupas leves, pois o calor é intenso o ano todo. Evite, também, fazer passeios ao ar livre próximo ao meio-dia, quando a temperatura fica ainda mais alta. Prefira caminhar de manhã cedo ou no final da tarde e não esqueça o protetor solar. O clima quente da cidade também favorece o aparecimento de mosquitos, por isso é essencial levar também um repelente na mala.

 






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Medellín? 15 atrações imperdíveis

Artigo anterior

Quando visitar Bogotá: clima e melhor época para viajar

Artigo seguinte

Você pode gostar