Confira as principais regras para bagagem de mão em voos nacionais para evitar imprevistos em sua viagem

As regras para bagagem de mão, e também para bagagem despachada, mudaram e deixaram muitas pessoas com dúvidas. No que diz respeito aos voos nacionais ainda há quem busque saber o que é permitido levar dentro da aeronave, bem como as medidas que devem ser tomadas para evitar imprevistos e gastos indesejados.

Se esse também é o seu caso, confira a seguir o que você deve saber sobre as regras para bagagem de mão em voos nacionais e faça sua viagem sem preocupações.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

As regras para bagagem de mão em voos nacionais: o que você deve saber


Um dos primeiros pontos que você deve considerar, e respeitar, em relação às regras para bagagem de mão é o peso máximo permitido de 10 kg. As medidas da bagagem em questão também devem ser respeitadas, não ultrapassando os 115 centímetros (considerando profundidade, largura e altura).

Caso exceda o peso ou o tamanho máximo permitido, a companhia aérea possui total liberdade para despachar sua bagagem, uma vez que ela não irá caber dentro do compartimento apropriado na cabine e poderá comprometer o peso total da aeronave.

Se tratando de regras para bagagem de mão em voos nacionais não é preciso se preocupar muito com seu conteúdo: além de equipamentos eletrônicos, como celulares, também é permitido levar muitos itens de uso pessoal, como perfume, comidas bem armazenadas e alguns líquidos.

É importante ressaltar que além do conteúdo levado dentro dessa mala ou mochila de até 10 kg, que já é suficiente para levar bastante coisa em sua viagem, você também pode levar um item de mão menor, geralmente mochila ou bolsa, sendo que esse deve ser transportado abaixo do assento à sua frente.

Por fim, tenha sempre em mente que todo objeto de valor deve estar em sua bagagem de mão, e se tratando desse tipo de bagagem a companhia aérea não se responsabiliza por danos ou furtos. Caso seu perfume favorito quebre, por exemplo, não haverá nada a ser feito.

Ao comprar sua passagem, ou mesmo antes, verifique as regras para bagagem de mão em voos nacionais trabalhadas pela própria companhia, além das impostas pela ANAC.

O que é permitido em bagagem de mão em voos nacionais


Conheça alguns dos muitos itens que podem ser transportados em sua bagagem de mão durante voos nacionais:

  •         Eletrônicos, como tablets, celulares e notebooks;
  •         Perfumes, bebidas alcoólicas e líquidos que não ultrapassem os 1,2 litros permitidos;
  •         Alimentos e produtos perecíveis embalados devidamente;
  •         Materiais esportivos como máscara de mergulho e bolas que estejam murchas;
  •         Instrumentos musicais que respeitem as dimensões e o peso impostos por lei;
  •         Pequenos eletrodomésticos, como cafeteiras.

Objetos pequenos e de grande valor, como joias, também podem, e devem, estar sempre com você dentro do avião. Já no que diz respeito aos animais de estimação, é preciso verificar as normas de cada companhia aérea, mas normalmente basta cumprir algumas exigências para poder levar seu cão ou gato na cabine com você.

No site da ANAC é possível conferir mais regras para bagagem de mão em voos nacionais e descobrir tudo também sobre as bagagens despachadas, portanto não deixe de visitá-lo antes de viajar.

» Regras para bagagem despachada em voos internacionais
» Bagagem de mão: o que pode e o que não pode
» Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens em aviões
» Compre passagens aéreas mais baratas com o Google Flights

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


O que fazer caso perca seu passaporte no exterior

Artigo anterior

Regras para bagagem despachada em voos internacionais

Artigo seguinte

Você pode gostar