Regras para bagagem despachada em voos internacionais

Atualizada em:

As regras para bagagem despachada em voos internacionais mudaram. Veja a seguir o que deve ser observado para evitar gastos indesejados

A notícia de mudanças nas regras para bagagem despachada em voos internacionais não agradou muita gente, afinal agora cada companhia aérea possui suas próprias regras, o que acaba confundindo quem pretende fazer uma viagem ao exterior. Se antes dava para viajar com uma bagagem de determinado peso no porão da aeronave sem pagar nada, agora nem sempre isso será possível, como você poderá entender no decorrer desse post.

Veja quais foram as principais mudanças nas regras para bagagem despachada em voos internacionais e evite surpresas desagradáveis.

O que mudou nas regras para bagagem despachada em voos internacionais


Podemos seguramente afirmar que há apenas uma grande mudança nas regras para despachar bagagens em voos internacionais: a partir da determinação da ANAC, cada companhia aérea obteve a liberdade de trabalhar esse assunto de forma individual.

Ou seja, por mais que você pesquise sobre isso, sempre irá notar que não há uma regra geral a ser seguida, uma vez que cada empresa está trabalhando de uma forma. Por exemplo:

Peso das bagagens

Se antes era possível utilizar malar de até 32 kg para fazer uma viagem internacional, agora isso pode ser um pouco mais difícil, com muitas aéreas tendo reduzido esse peso para 23 kg em alguns casos.

Quantidade de bagagens

A quantidade de volumes a serem despachados também foi retrabalhada por muitas empresas, devendo ser checada antes de comprar a passagem.

Preço para despachar bagagem em voos internacionais

Esse ponto foi o que menos agradou quem precisa viajar e descobriu as novas regras de bagagem para viagem internacional. Agora nem sempre o valor para despachar uma mala já está incluso na tarifa, sendo preciso pagar uma taxa extra pela internet ou diretamente no guichê, o que pode custar o dobro.

No que diz respeito às bagagens de mão, o volume máximo de 10 kg continua sendo trabalhado, podendo até mesmo ter um peso maior dependendo da companhia aérea e da classe que você escolher para viajar.

As regras para bagagem despachada em voos internacionais trabalhadas por algumas empresas


Confira como algumas companhias aéreas estão trabalhando após as novas regras para despachar bagagem em voos internacionais:

Air France

Com as novas regras, agora quem viagem na classe econômica da companhia tem direito a dois volumes de 23 kg. Antes, eram permitidas duas malas de até 32 kg.

Iberia

Viajar com a Iberia adquirindo sua tarifa mais econômica passou a ser ainda mais vantajoso: antes da mudança a franquia incluía somente uma mala de 23 kg, e agora permite dois volumes desse mesmo peso.

Gol

Quem deseja fazer uma viagem internacional com a Gol deve se atentar ao valor cobrado para despachar cada mala de 23 kg. Valor esse que pode ser 50% maior se pago diretamente no balcão.

Copa Airlines

Nas viagens realizadas pela companhia aérea dentro da América do Sul é permitido despachar duas malas de 23 kg cada, desde que o passageiro tenha escolhido a classe econômica.

Agora, antes de viajar, mais importante que saber comprar boas passagens é analisar com cuidado as políticas de cada companhia aérea e também o nível de conforto que você deseja ter. Viajar de econômica, por exemplo, sai mais em conta, porém em muitos casos essa classe permitirá despachar no máximo duas malas de 23 kg, o que pode não suprir sua necessidade.

Não viaje sem antes conferir as regras para bagagem despachada em voos internacionais que constam no site da companhia escolhida e tirar todas as dúvidas que possam surgir.

» Regras para bagagem de mão em voos nacionais
» Bagagem de mão: o que pode e o que não pode
» Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens em aviões
» Compre passagens aéreas mais baratas com o Google Flights

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima