Rio de Janeiro – Principais pontos turísticos, praias, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Um dos destinos turísticos mais famosos do mundo, o Rio de Janeiro é repleto de pontos turísticos incríveis e lugares para conhecer em passeios sensacionais. Conheça-os em nosso guia completo com dicas sobre como aproveitar a viagem à Cidade Maravilhosa!

Não há dúvidas de que o Rio de Janeiro é o destino brasileiro mais famoso no exterior. A Cidade Maravilhosa e seus encantos atraem turistas de todo o mundo, seja por suas belas praias, as festas animadas ou os pontos turísticos grandiosos. Mas a verdade é que o Rio tem muitos atrativos, sendo um dos melhores lugares para visitar no Brasil.

Pensando nisso, preparamos este guia com dicas de viagem valiosas para quem nunca foi à Cidade Maravilhosa e para quem quer voltar para lá. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre os principais pontos turísticos da cidade, lugares que precisam estar no seu roteiro e passeios imperdíveis no Rio de Janeiro.

Praias encantadoras, monumentos imponentes, museus e cantinhos cheios de personalidade tornam a cidade uma das mais interessantes do mundo. Se não bastasse tudo isso, o Rio possui muitas áreas arborizadas, ótimas para caminhadas ao ar livre e uma vida noturna animada, o que torna o pacote de viagem para lá completo.

Pontos turísticos do Rio de Janeiro

A fama internacional do Rio de Janeiro não vem apenas de suas lindas praias, mas também da beleza de seus pontos turísticos. O Cristo Redentor, por exemplo, está entre os monumentos mais famosos do mundo e, ao lado das outras atrações da cidade, rende um dos melhores roteiros turísticos do país. Confira, a seguir, quais lugares são paradas obrigatórias ao viajar para a Cidade Maravilhosa.

Cristo Redentor

Pontos turísticos do Rio de Janeiro
Pontos turísticos do Rio de Janeiro – Foto: Armando Paiva/Pixabay

Símbolo do Brasil no mundo, a incrível estátua do Cristo Redentor é o principal cartão-postal do Rio de Janeiro e, claro, seu ponto turístico mais famoso. O monumento tem 38 metros de altura e fica no topo do Morro do Corcovado, a 710 metros acima do nível do mar, em meio à Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. Ou seja, é um lugar realmente incrível e que não pode ficar de fora de nenhum roteiro turístico ao Rio. 

Pão de Açúcar

Dicas de pontos turísticos no Rio: Pão de Açúcar
Dicas de pontos turísticos no Rio: Pão de Açúcar – Foto: Bruna Prado/MTur Destinos

Outro cartão-postal da Cidade Maravilhosa, o Pão de Açúcar é um ponto turístico que agrada a pessoas de todas as idades. O acesso ao topo do morro é feito através de bondinhos que ligam o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar. Do alto, se tem uma vista incrível da Baía de Guanabara e da cidade. O teleférico, que fica no bairro da Urca, foi o primeiro do Brasil e opera há mais de 100 anos, tendo recebido mais de 40 milhões de pessoas.

Jardim Botânico

Jardim Botânico
Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Foto: Bruna Prado/MTur Destinos

Mais do que um lugar para aproveitar os dias no Rio de Janeiro em meio à natureza, o Jardim Botânico é um ponto turístico cheio de história. Hoje um centro de pesquisa e investigação de diversas espécies, o local foi inaugurado em 1808 por D. João VI para aclimatar plantas originárias de outras partes do mundo ao clima local. Ao longo do tempo, o belo jardim também se tornou uma área de lazer para a cidade, além de ser um museu vivo.

Parque Lage

Pontos turísticos do Rio de Janeiro
Pontos turísticos do Rio de Janeiro – Foto: Bruna Prado/MTur Destinos

O Parque Lage é mais um dos pontos turísticos imperdíveis do Rio de Janeiro. Localizado aos pés do Morro do Corcovado, o lugar mescla natureza, cultura e arte em seus 52 hectares. Parte de um antigo engenho de açúcar da região, o local conserva um incrível palacete e belos jardins. A entrada ao parque é gratuita, mas a visita ao palacete, onde ocorrem os programas culturais, deve ser agendada previamente neste link

Escadaria Selarón

Escadaria Selarón
Lugares para visitar no Rio de Janeiro – Foto: Boris G/Flickr

A Escadaria Selarón é, atualmente, um dos pontos turísticos mais icônicos do Rio de Janeiro. Idealizada e feita pelo artista chileno Jorge Selarón em homenagem ao povo brasileiro, a obra arquitetônica é belíssima e um dos passeios gratuitos na cidade. Ela fica entre os bairros de Santa Teresa e Lapa e tem mais de 200 degraus decorados com murais de azulejos coloridos de diversas partes do mundo. Os mosaicos já foram, inclusive, cenário de clipes musicais e várias gravações de TV.

Real Gabinete Português da Leitura

Real Gabinete Português da Leitura
Real Gabinete Português da Leitura – Foto: Boris G/Flickr

Ao entrar no Real Gabinete Português de Leitura se tem a impressão de estar em uma cenário de filme. O espaço é realmente impressionante tanto por sua grandeza quanto pela beleza de sua arquitetura. Trata-se de uma biblioteca com o maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal que, não por acaso, está na lista da Times das bibliotecas mais bonitas do mundo. O edifício data de 1887 e tem mais de 350 mil obras disponíveis, entre elas um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas” (1572), de Luís de Camões.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Pontos turísticos do Rio de Janeiro
Pontos turísticos do Rio de Janeiro – Foto: Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons

A Lagoa de Freitas é um dos melhores lugares do Rio de Janeiro para a prática de esportes, inclusive quando se está em viagem pela cidade. No entorno da lagoa há mais de 7 km de ciclovia que, além de serem perfeitas para pedaladas e caminhadas, oferecem vistas incríveis do local. Localizada no bairro Lagoa, o lugar também é excelente para a realização de piqueniques e passeios ao ar livre. Além disso, fica próximo a diversas outras atrações do Rio de Janeiro, como as praias de Ipanema e Leblon.

Melhores praias do Rio de Janeiro

Uma das principais atrações do Rio de Janeiro, as praias cariocas estão entre as melhores do mundo, geralmente figurando em rankings internacionais. Ipanema, por exemplo, foi eleita a segunda melhor do mundo pelo guia Lonely Planet em 2024. Ademais, a Praia de Copacabana comumente é apontada entre as mais bonitas do globo por publicações conceituadas do setor, como a Travel Leisure.

Praia de Ipanema

Melhores praias do Rio de Janeiro
Melhores praias do Rio de Janeiro – Foto: Sandro Vox/Wikimedia Commons

Começando pela segunda melhor praia do mundo em 2024, a Praia de Ipanema é uma das mais badaladas do Rio de Janeiro. Ela é frequentada por artistas, jovens, turistas e moradores, sendo um dos points da cidade para curtir o mar. Geralmente, suas águas são tranquilas, com ondas pequenas.

Além disso, tem uma faixa de areias brancas com ótima estrutura ao redor, com quiosques e um calçadão. Em uma de suas pontas está a Pedra do Arpoador, um dos melhores lugares do Rio de Janeiro para admirar o pôr do sol. 

Praia de Copacabana

Praia de Copacabana
Aproveite o mar da Praia de Copacabana – Foto: Ana Feliciano/Pixabay

Uma das praias mais emblemáticas do Brasil, Copacabana tem fama internacional, sendo considerada uma das mais bonitas do mundo. A praia recebe muitos turistas todos os dias e reflete o melhor do Rio de Janeiro, com sua beleza natural única, lugares para a prática de esportes, a bela arquitetura ao redor e muito agito. Com uma faixa de areia extensa, acompanhada de um calçadão, a Praia de Copacabana tem águas verdes e geladas, perfeitas para os dias de calor do Rio. 

Praia do Arpoador

Praias do Rio de Janeiro: Arpoador
Praias do Rio de Janeiro: Arpoador – Foto: Rodrigo Soldon/Flickr

Outra praia icônica da Cidade Maravilhosa, a Praia do Arpoador é uma das mais famosas para a prática do surfe. Ela tem 800 metros de extensão e fica entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com a Avenida Vieira Souto. Outro atrativo da praia são suas pedras, um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol no Rio de Janeiro. O nome da praia vem do fato de que, anteriormente, era possível arpoar baleias ali.

Praia da Barra da Tijuca

Praia da Barra da Tijuca
Praia da Barra da Tijuca – Foto: Bruna Prado/MTur Destinos

Um ótimo lugar para a prática de esportes, a Praia da Barra da Tijuca é uma das mais cheias do Rio aos finais de semana. Portanto, se você quer curtir o mar na Cidade Maravilhosa com mais tranquilidade, escolha visitá-la nos dias de semana. Lá há vários quiosques que oferecem mais conforto para aproveitar o dia. Além disso, fica próxima de outra ótima praia do Rio, a Praia da Reserva, que é praticamente deserta. 

Praia do Leblon

Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia do Leblon
Melhores praias do Rio de Janeiro – Foto: Rodrigo Soldon Souza/Flickr

Uma extensão da Praia de Ipanema, a Praia do Leblon fica em uma das áreas mais nobres do Rio de Janeiro. Ela é uma ótima opção para quem prefere mais sossego para aproveitar o mar, já que é mais vazia que a vizinha. Inclusive, essa é uma das praias mais frequentadas por famílias e possui áreas para a prática de esportes e muitos quiosques. Além disso, a Praia do Leblon oferece uma vista linda para o Morro dos Irmãos e é um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol na cidade.

Lugares para ir no Rio de Janeiro

A lista de lugares para conhecer no Rio de Janeiro, além de seus pontos turísticos mais famosos, é ainda mais extensa. Nela estão museus, centros culturais, parques e atrações para todos os perfis de viajantes. Veja alguns exemplos, a seguir.

Maracanã

Lugares para ir no Rio de Janeiro
Dicas de lugares para ir no Rio de Janeiro – Foto: Jose Guertzenstein/Pixabay

Um dos estádios de futebol mais famosos do mundo, o Maracanã é também um dos lugares mais visitados do Rio de Janeiro. Oficialmente Estádio Jornalista Mário Filho, o local foi palco de inúmeras partidas de futebol com times brasileiros e estrangeiros, algumas históricas. Por exemplo, o Maracanã sediou duas Copas do Mundo, tendo sido o lugar de abertura e encerramento da Copa do Mundo de 2016. Atualmente, é possível conhecer suas instalações a partir de um tour guiado.

Museu do Amanhã

Dicas de lugares para ir no Rio
Dicas de lugares para ir no Rio – Foto: Bruna Prado/MTur Destinos

Uma das atrações mais novas e impressionantes do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é um lugar que discute as mudanças do passado e o rumo da humanidade. Ele possui um acervo interativo, que utiliza elementos audiovisuais para abordar temas como as mudanças climáticas, o crescimento populacional, o avanço da tecnologia e o uso dos recursos naturais. O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, às margens da Baía de Guanabara.

Centro Cultural Banco do Brasil

Outro lugar incrível para visitar no Rio de Janeiro, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) fica em um belíssimo edifício do centro da cidade. Nele ocorre uma intensa programação de atividades culturais, que vão de artes cênicas a filmes e exposições. Lá ocorrem shows musicais e outros eventos. Além disso, o Centro Cultural do Banco do Brasil tem uma ótima biblioteca, uma cafeteria e um restaurante. 

Parque Nacional da Tijuca

Floresta da Tijuca
Dicas de lugares no Rio de Janeiro – Foto: Anacarla Az/Wikimedia Commons

As atrações do Parque Nacional da Tijuca vão de montanhas grandiosas a grutas e cachoeiras que podem ser conhecidas através de inúmeras trilhas. Além de ser um dos lugares mais incríveis do Rio de Janeiro, ele é o parque natural mais visitado do Brasil, recebendo cerca de dois milhões de visitantes por ano. Nele estão alguns pontos turísticos icônicos da Cidade Maravilhosa, como a Floresta da Tijuca, o Morro do Corcovado e a Vista Chinesa, por exemplo. 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Dicas de lugares no Rio de Janeiro – Foto: Carlos Erbs Jr/MTur Destinos

Localizado no centro da cidade, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro fica em um prédio imponente que impressiona por sua arquitetura. Um dos pontos turísticos do centro histórico, o lugar também chama a atenção pela beleza de sua decoração, com peças vindas de vários países. Seus vitrais, por exemplo, vieram da Alemanha, enquanto os mármores vieram da África e os lustres, da Inglaterra. A inauguração do espaço ocorreu em 1909 e ele está entre os mais importantes teatros do Brasil. 

O que fazer no Rio de Janeiro: passeios

Os roteiros de viagem no Rio de Janeiro ficam ainda mais interessantes com a realização de passeios que permitem não só visitar diferentes lugares da cidade como entender melhor, por exemplo, a história de alguns pontos turísticos. Há desde tours dentro da Cidade Maravilhosa quanto roteiros que levam os turistas a destinos próximos.

Tour completo pelo Rio de Janeiro

Dicas de tours pela Cidade Maravilhosa
Dicas de tours pela Cidade Maravilhosa – Foto: Luciola Vilella/MTur Destinos

Se você quer conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro sem ter que se preocupar com planejamento e deslocamentos, uma dica é contratar o tour completo pela cidade. Este passeio leva os turistas às principais atrações da Cidade Maravilhosa, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Escadaria Selarón. Além disso, o tour é feito em van com ar condicionado e, geralmente, inclui almoço.

Passeio de um dia a Angra dos Reis e Ilha Grande

Passeios a partir do Rio de Janeiro
Passeios a partir do Rio de Janeiro – Foto: Rogerio Cassimiro/MTur Destinos

A partir do Rio de Janeiro, você pode realizar o passeio de um dia a Angra dos Reis e Ilha Grande. Os dois destinos incríveis da região da Costa Verde ficam a cerca de 150 km da capital fluminense e possuem mais de 365 ilhas e 40 praias. A baía de Angra dos Reis possui, inclusive, alguns dos cenários mais lindos do Brasil, com faixas de areias claras e mar com águas cristalinas, que vão do azul turquesa ao verde esmeralda.

Ecoturismo no Rio de Janeiro: passeios no Parque da Tijuca

Trilhas no Parque Nacional da Tijuca
Trilhas no Parque Nacional da Tijuca – Foto: Fulviusbsas/Wikimedia Commons

Outra opção de passeio imperdível no Rio de Janeiro, as trilhas do Parque Nacional da Tijuca permitem conhecer suas incríveis cachoeiras e cavernas. Maior floresta tropical urbana do planeta, o parque tem cenários incríveis que contrastam com a metrópole. E os passeios possibilitam descobrir esses lugares, além de sua maravilhosa biodiversidade. Mas prepare-se, pois este é um tour para quem gosta de caminhadas e aventuras na natureza.

Excursão a Petrópolis saindo do Rio de Janeiro

Dicas de passeios a partir do Rio de Janeiro
Dicas de passeios a partir do Rio de Janeiro – Foto: Wania Corredo/MTur Destinos

Por fim, ao viajar para o Rio de Janeiro, considere fazer o passeio de um dia à cidade imperial de Petrópolis. Localizada na Serra fluminense, a cerca de 70 km do Rio, a antiga Capital do Império do Brasil é um lugar pitoresco e cheio de história. E, por isso, é um dos destinos para conhecer em excursões que partem da Cidade Maravilhosa. Os roteiros levam os turistas pelas construções históricas de Petrópolis e incluem, geralmente, almoços coloniais.

Dicas de viagem no Rio de Janeiro

Dicas de viagem no Rio de Janeiro
Dicas de viagem no Rio de Janeiro – Foto: Luciola Vilella/MTur Destinos

Atente-se, agora, a dicas importantes para que sua viagem ao Rio de Janeiro seja tranquila. Primeiramente, tenha em conta que trata-se de uma grande metrópole e, como tal, registra congestionamentos em determinados horários. Por isso, sempre que tiver um horário agendado para alguma atração ou passeio, saia com antecedência.

Assim como toda grande metrópole, o Rio de Janeiro também sofre com alguns problemas de segurança, apesar de haver policiamento próximo às atrações turísticas. Nossa dica, porém, é que redobre a atenção ao circular pela cidade, evitando sair com pertences valiosos ou usar o celular na rua. 

O Rio de Janeiro tem uma grande oferta de táxis, assim como de carros por aplicativos, o que facilita chegar aos pontos turísticos com mais conforto. Se escolher andar de táxi, saiba que os táxis amarelos têm preços mais acessíveis que os azuis. Estes últimos costumam trabalhar com preços fixos e maiores nas corridas. Importante: evite táxi pirata.

Caso prefira utilizar o transporte público do Rio de Janeiro, uma dica é comprar o cartão recarregável Rio Card, que possibilita usar metrô, ônibus, BRT, VLT e barcas. Com o cartão, além de economizar tempo ao pegar a condução, você também gastará menos utilizando as conexões.

Você também pode comprar antecipadamente os ingressos de algumas atrações do Rio de Janeiro, como do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Considerando que estes são pontos turísticos muito procurados, a compra do ingresso com antecedência evita a perda de tempo com filas.

Melhor época para ir ao Rio de Janeiro

Melhor época  para viajar para a Cidade Maravilhosa
Melhor época para viajar para a Cidade Maravilhosa – Foto: Raphael Nogueira/Unsplash

A temperatura média anual do Rio de Janeiro é de 24ºC, mas a sensação que se tem é de que é sempre calor na capital fluminense. Durante o verão, por exemplo, os termômetros chegam a atingir 40ºC ou mais. Geralmente, as temperaturas caem somente entre junho e agosto, quando ficam entre 18ºC e 25ºC.

O verão no Rio de Janeiro vai de dezembro a março e é marcado não só por altas temperaturas como também por chuvas. Caso escolha essa época do ano para viajar para a Cidade Maravilhosa, leve roupas leves e certifique-se da previsão do tempo para definir os passeios ao ar livre. 

A alta temporada no Rio de Janeiro ocorre no verão, sobretudo no Réveillon e no Carnaval, quando a cidade recebe milhões de turistas. Para quem quer ir ao Rio nestas duas épocas, a principal dica é se planejar e fazer as reservas com antecedência. Caso decida viajar de última hora, pode não encontrar acomodações disponíveis ou pagar mais caro pelas hospedagens e passagens aéreas.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima