Roteiro em Santander: atrações imperdíveis na Colômbia

Atualizada em:

Cidades charmosas, montanhas, cachoeiras, esportes radicais e um dos maiores cânions do mundo são algumas das atrações mais imponentes da região de Santander, na Colômbia

Não muito conhecido entre turistas brasileiros que visitam a Colômbia, o departamento de Santander conta com 87 municípios espalhados em uma região mágica e repleta por cenários idílicos. O território pode ser desbravado a partir de Bucaramanga, a capital da província, ou até mesmo de Bogotá em uma viagem de carro passando por inúmeras cidades históricas.

Neste roteiro em Santander, os viajantes conhecerão alguns dos cenários mais surpreendentes da América do Sul, como o Cânion de Chicamocha, considerado um dos maiores do mundo, poderão realizar atividades radicais como paragliding, rafting, bungee jump e trekkings, irão conhecer algumas das cachoeiras mais bonitas do país, e de quebra, poderão pernoitar em cidades charmosas e super aconchegantes como San Gil e Barichara, considerado o vilarejo mais bonito do país.

Roteiro em Santander na Colômbia:

Nosso roteiro se inicia na cidade de Bucaramanga, mas como dito anteriormente, também pode ser começada na capital do país, a cidade de Bogotá.

Bucaramanga

bucaramanga santander
Foto: Divulgação

Verdade seja dita, a capital da Província de Santander não reúne as melhores atrações da região, sendo utilizada somente como base para quem deseja conhecer esse pedacinho encantador do país. Separe 1 ou 2 dias para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e vivenciar um pouco da cultura local.

Bucaramanga situa-se a 1.189 metros de altura e é conhecida nacionalmente como a cidade dos parques por reunir inúmeras áreas verdes, mas também se destaca por sua gastronomia, que venhamos e convenhamos, é um pouco diferente para o nosso paladar, mas que deve ser explorada. Entre elas estão pratos com carne de cabra, a pepitoria santandereana – um mesclado de tripas de cabra com arroz e um guisado de legumes, e claro, as famosas hormigas culonas (isso mesmo), formigas fritas ou assadas que a primeira vista podem parecer estranhas, mas que sinceramente possuem gosto de amendoins crocantes com sal. 

A oferta cultural é complementada com lugares como o Museu de Arte Moderno de Bucaramanga, a Casa de Bolívar, a Casa Luis Perú de la Croix, o Teatro Coliseo Peralta, o Teatro Santander e a Estación de Café Madrid.

Cânion de Chicamocha

canion chicamocha
Foto: Divulgação

Imponente, majestoso e fascinante são algumas das palavras descritas por turistas que tentam descrever a beleza do Cânion Chicamocha em poucas palavras. Localizado dentro do Parque Nacional de Chicamocha, a apenas 56 km de Bucaramanga, a atração reserva uma das paisagens mais impressionantes do país.

San Gil

san gil santander
Foto: Divulgação

Considerada a “Capital turística de Santander”, o município é famoso por oferecer diversas atividades radicais como paragliding, rafting, bungee jump e trekkings, além do fácil acesso a diversas cachoeiras, rios e mirantes.

Essa é a cidade que possui mais opções de hotéis, restaurantes e agências de turismo para os turistas. Além das atrações naturais, a cidade também oferece atrações interessantes como a Catedral de la Santa Cruz, o mirante do Parque Extremo El Peñon Guane, o Mercado Popular de San Gil e  conferir a arquitetura colonial nas ruas próximas do Parque La Libertad, considerado o centro e coração da cidade.

Barichara

santander colômbia
Foto: Getty Image

Considerado o povoado mais bonito da Colômbia, a cidade de Barichara certamente deve entrar no seu roteiro em Santander.

Declarado Monumento Nacional em 1978 por seu conjunto arquitetônico, Barichara nos transporta diretamente para o passado colonial do país, graças às suas ruas de pedras, seu clima pacato e suas casinhas brancas, que também nos remetem estar em um cenário de conto de fadas. 

Além de caminhar pelas ruas charmosas da cidade, aproveite a natureza local para admirar a paisagem formidável formada pelo Cânion Suárez que nos permite fazer trilha, observar mirantes e se refrescar em algumas cachoeiras espalhadas pelo enorme paredão de rocha

Charalá

colombia santander
Foto: Divulgação

Se a sua ideia é percorrer algumas das cidades mais bonitas de Santander, coloque Charalá em sua listinha de passeios. Apesar de pequeno, o município é cercado de construções charmosas e é uma ótima pedida para um passeio rápido saindo de San Gil.

A cidade está a apenas 34 km de San Gil e deve ser adicionada no roteiro de quem pretende conhecer o Parque Ecológico Juan Curí (localizado no km 22), reserva natural que abriga a famosa Cascata Juan Curí, com 120 metros de altura.

Guane

colombia santander
Foto: Divulgação

Guane é uma pequena cidade na Colômbia, com um museu paleontológico que guarda sua história rupestre e fóssil de mais de 120 milhões de anos, que mantém orgulhosamente suas casas antigas, a igreja que remonta ao ano de 1600 e as poucas ruas de paralelepípedos.

A maioria dos turistas que chegam a cidade optam por fazer a trilha de 5,5 km entre Barichara-Guane, pelo caminho que antes da época colonial, era utilizado pelos nativos colombianos.

Jordán

colombia santander
Foto: Divulgação

Conhecido como “Pueblo Fantasma”, Jordán está localizado entre os paredões do Cânion Chicomacha, na margem sul do rio que leva o mesmo nome.

Para chegar até o local é possível aceder por estrada desde o município de Villanueva ou em uma deliciosa caminhada desde Los Santos. Jordán tem a área urbana menos populosa da Colômbia, com apenas 54 pessoas vivendo nela.

Parapente no Cânion Chicamocha

parapente san gil
Foto: Divulgação

Uma das atividades mais populares entre os turistas que visitam o destino é o voo de parapente no Cânion de Chicamocha. Essa é sem sombra de dúvida, a forma mais emocionante de conferir os gigantes paredões multicoloridos que formam o cânion.

O voo é feito a 25 km de San Gil, no município de Curiti e dura em média 15 minutos.

Rafting em San Gil

rafting
Foto: Divulgação

San Gil é banhada por rios de grande vazão, como o Fonce, cujas águas são certificadas ou chamadas de classe III ou superior, o que a torna adequada para a prática de rafting .

O município também possui outros rios com menor vazão como o Cuchicute, Paloblanco, Las Joyas, Chapala, Guayabal e Molina, onde você pode realizar atividades com diferentes níveis de dificuldade, tanto para profissionais quanto para iniciantes.

A principal área de rafting em San Gil, onde ocorrem as descidas do rio Fonce, começam em “La Arenera”, localizada a cerca de 10 km do desembarque no parque “El Gallineral”.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima