Atualizada em:
Salvador diferentona: natureza, gastronomia e cultura em 7 passeios diferentes para conhecer na capital baiana
Pelourinho, Farol da Barra, Elevador Lacerda, Mercado Modelo e a famosa praia imortalizada nas letras de Vinícius de Moraes, a Praia de Itapuã, são alguns dos principais pontos turísticos procurados pelos turistas que visitam Salvador. Se você já passou pela capital baiana e já conheceu estes pontos, ou está afim de conhecer lugares diferentes em Salvador, separamos algumas dicas imperdíveis para adicionar no o seu roteiro pela cidade.
Mercados, espaços culturais, praias escondidas e restaurantes ainda não descobertos por turistas (mas muito visitados por moradores) são alguns dos pontos interessantes que chamam a atenção de quem visita a capital baiana e procura programas diferentes.
Lugares diferentes em Salvador
Ilha de Bom Jesus dos Passos
Se a sua ideia é curtir praia, que tal esquecer os pontos clássicos como o Porto da Barra, Ondina ou Itapuã, e curtir um litoral mais calmo e ainda pouco comentado entre turistas?
Distante a apenas 62 km de Salvador, a Ilha de Bom Jesus dos Passos é uma ótima opção para quem deseja fugir da agitação da capital baiana e busca um local tranquilo e com belezas naturais dignas do que imaginamos do litoral nordestino: águas calmas que chamam atenção por suas tonalidades de azul turquesa, boa gastronomia e um vilarejo pacato, onde carros não são permitidos.
Entre os destaques imperdíveis está a Praia da Pontinha, atração cercada por manguezais e por uma densa área de Mata Atlântica que contrasta de forma harmônica com essa parte do litoral.
O acesso é feito através da Madre de Deus pela BR-324. Da ponte saem lanchas que fazem a travessia de curta duração: em média 10 min e custa R$ 3,50 + 0,90 de taxa de embarque por pessoa.
Pier do Mahi Mahi
Outra atração que inclui um delicioso banho de mar regado de petiscos e cervejinha gelada para matar o calor intenso de Salvador, é o Pier do Mahi Mahi.
A atração já chama atenção por si só apenas pela localização nas encostas dos paredões que descem do Corredor da Vitória, um dos bairros mais nobres da cidade, em direção ao mar.
O Restaurante possui um bondinho que dá acesso a um pier construído sobre o mar, com áreas de diversões aquáticas, entre elas um tobogã que desliza em direção em alto mar e uma base onde é possível saltar sem receio nas águas claras e profundas da Baía de Todos os Santos.
O píer fica no Hotel Sol Victoria Marina, na Av. Sete de Setembro, 2068 – Vitória, Salvador – BA, e também oferece serviço de Day Use, que está R$ 40,00 (segunda à sexta) | R $50,00 (sábados, domingos e feriados).
Casa Castanho (Unidade Rio Vermelho)
Especializada em brunchs e café da manhã, a Casa Castanho reúne boa gastronomia, arquitetura e uma pitada de design que enche os olhos!
Situada no badalado bairro do Rio Vermelho em um elegante casario milimetricamente decorado com muito bom gosto, diga-se de passagem, a Casa Castanho é um ótimo lugar para reunir os amigos e família, antes, durante ou depois de um passeio pela capital baiana. Fotogênico e descontraído com pegada tropical, o lugar pode ser visitado facilmente mais de 1 vez durante sua passagem pela cidade.
No menu, você encontrará de wafle de pão de queijo com caramelo salgado, coberto com amêndoas e calda de laranja – que dá água na boca só de lembrar, tostada de cabra com uvas assadas e nozes, a combo de café coado com pães de queijo, maionese de abacate, goiabada mineira e requeijão de corte com raspa de tacho. Tudo isso apresentado em pratos e cerâmicas super “instagrámaveis”.
O local funciona das 8h às 20h na Rua Alexandre de Gusmão, 57. Vale lembrar que a Casa Castanho também possui outra unidade no bairro Santo Antônio Além do Carmo.
Porto dos livros
Gosta de fazer um rolezinho cultural? Música, poesia, teatro e outras formas de expressões artísticas podem ser conferidas no Porto dos livros.
Com uma enorme janela com vista privilegiada para o Porto da Barra, um dos principais cartões postais de Salvador, o espaço disponibiliza mais de 15 mil livros, revistas, discos de vinil, CDs e DVDs. O local também recebe visitantes que estão buscando um local tranquilo na cidade seja para estudar, trabalhar ou até mesmo tomar um cafézinho enquanto se inspira com a programação cultural oferecida no espaço, como é o caso dos saraus aos domingos
Porto dos Tainheiros
O Porto dos Tainheiros é repleto de diferentes espaços para apreciar a vista formidável da Baia de Todos os Santos.
São dezenas de restaurantes espalhados por toda a orla que oferecem diversas delícias típicas da culinária baiana. Um dos pontos mais prediletos dos turistas que visitam essa área da cidade é a tradicional Sorveteria da Ribeira, criada em 1931, que dispõe mais de 60 sabores de sorvetes de frutas tropicais e exóticas.
Feira de São Joaquim
A Feira de São Joaquim é a maior feira livre de Salvador. Passeio ideal para quem gosta de andar e curtir os sabores típicos de um destino turístico, a Feira reúne centenas de expositores espalhados por seções que variam entre frutas, artesanatos, carnes, temperos, restaurantes e artefatos religiosos.
Ponta de Humaitá
Se você está pretendendo admirar um pôr do sol inesquecível pela cidade, não deixe de visitar a Ponta de Humaitá. Também na cidade baixa, a atração possui vista da entrada da Baía de Todos os Santos é privilegiada: de um lado, mira a Salvador, e do outro, a Ilha de Itaparica.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]