São Paulo – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Está programando uma viagem a São Paulo? Confira nossas dicas sobre os pontos turísticos da cidade, lugares para visitar e passeios imperdíveis em São Paulo

São Paulo é a quarta maior metrópole do mundo e, como tal, é um lugar com infinitos atrativos, em que uma viagem não basta para conhecê-los. Os pontos turísticos da capital paulista estão espalhados por seu extenso território e agradam aos mais diferentes perfis de viajantes.

Eles vão de atrações histórico-culturais a parques naturais grandiosos, que oferecem um refúgio em meio ao agito da cidade grande. Pulsante, São Paulo tem um universo multicultural criado através da fusão dos imigrantes que a povoam, e isto se traduz também em suas opções turísticas.

Monumentos imponentes, centros culturais, museus, cinemas, teatros, parques, centros de compras, casas noturnas, avenidas e restaurantes dos mais variados tipos fazem de São Paulo um dos destinos mais interessantes do Brasil.

Tanto que a capital paulista é um lugar para viajar mais de uma vez, já que uma única visita não será suficiente para conhecer todos os seus atrativos. De todo modo, São Paulo é ideal para uma viagem de final de semana, para curtir um feriado prolongado ou para uma estadia mais longa. 

E para te ajudar a montar um roteiro bem bacana na maior metrópole brasileira, preparamos este guia com os principais pontos turísticos de São Paulo, lugares para ir e passeios imperdíveis na cidade. Aqui, você encontrará também dicas valiosas para que sua experiência na capital paulista seja inesquecível. Confira!

Pontos turísticos de São Paulo

São Paulo foi fundada em 1554 pelos jesuítas e, ao longo de seus 470 anos, transformou-se do pequeno povoado de Piratininga em uma das maiores cidades do mundo. Moderna e cosmopolita, a capital paulista guarda os vestígios de sua história em meio aos grandes edifícios que conferem a ela o apelido de “selva de pedra”. E tudo isto pode ser conferido através de seus pontos turísticos, que ajudam a entender o modo de ser e viver em São Paulo. 

Avenida Paulista

Pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista
Pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

Principal cartão-postal e ponto turístico obrigatório de qualquer roteiro de viagem em São Paulo, a Avenida Paulista não é só o coração financeiro da cidade, mas abriga diversas atrações culturais e de entretenimento. Em meio aos diversos arranha-céus encontram-se cinemas, teatros, shoppings centers, centros culturais, museus, livrarias, parques, restaurantes e cafés. 

Ou seja, a Avenida Paulista é um lugar que reúne tudo o que há de melhor em São Paulo, sendo uma ótima opção de passeio para quem viaja à cidade. Se estiver na capital paulista no final de semana, experimente visitá-la no domingo, quando a avenida fecha para o trânsito e vira um grande calçadão para atividades ao ar livre.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca
Lugares para ir na capital paulista – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

A Pinacoteca é mais do que um museu para visitar em São Paulo, é um lugar para quem aprecia arte, beleza e arquitetura. Ela fica em um incrível prédio histórico no Parque da Luz e é uma galeria de arte que abriga uma grande coleção de obras de artistas brasileiros de renome, além de exposições temporárias. O local também tem um café charmoso ao ar livre com vista para o Parque da Luz e oferece entrada gratuita aos sábados. 

Museu Catavento

Pontos turísticos em São Paulo
Museu Catavento: ponto turístico em SP – Foto: Bruno Mattos/Governo de SP

O Museu Catavento é um dos melhores pontos turísticos de São Paulo para visitar com crianças, não que o lugar também não agrade aos adultos. Trata-se de um museu interativo, divertido e altamente informativo que leva os visitantes pelo mundo da ciência de uma forma descontraída.

É possível visitá-lo por conta própria ou através de passeios guiados por sessões e experimentos exclusivos. Neste último caso, é necessário pegar uma senha e aguardar para participar da próxima sessão. Vale destacar que, aos finais de semana, o Museu Catavento costuma ficar bem cheio, por isso é bom chegar cedo.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

MASP
Cartão-postal de São Paulo: MASP – Foto: Odinei Ramone/Unsplash

Ícone da Avenida Paulista e um dos cartões-postais de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) está entre os pontos turísticos mais visitados da cidade. É possível conferir sua incrível coleção de arte, uma das mais importantes do hemisfério Sul, ou aproveitar a feira de antiguidades que ocorre em seu vão livre aos domingos. 

Por falar nisso, o edifício do MASP é o único no mundo com o corpo principal construído sobre quatro pilares laterais com um vão livre de 74 metros. Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, o museu tem obras permanentes de artistas de todo mundo e também recebe exposições temporárias. Além disso, possui uma biblioteca, fototeca, filmoteca, videoteca, cursos de artes e serviço educativo de apoio às exposições. 

Mosteiro de São Bento

Pontos turísticos da capital paulista
Mosteiro São Bento, no centro de SP – Foto: Maik Pereira/Wikimedia Commons

Localizado no centro de São Paulo, o Mosteiro de São Bento é um dos pontos turísticos que retratam a história da cidade. Sua construção data do início do século XX e tem inspiração na tradição germânica, com relíquias em seu interior, como os sinos e os órgãos. O local abriga a Basílica de Nossa Senhora da Assunção e o mosteiro abriga monges que mantêm os ritos tradicionais até hoje. A visita ao mosteiro pode ser feita todos os dias da semana, exceto às quintas-feiras.

Catedral da Sé de São Paulo

Catedral da Sé
Praça da Sé: marco zero de São Paulo – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

Marco Zero da capital paulista, a Praça da Sé abriga uma das construções mais importantes de São Paulo: a Catedral da Sé. Ela é a maior igreja da cidade e uma construção em estilo gótico que chama a atenção na paisagem do centro de SP, sendo um de seus pontos turísticos mais procurados.

A Catedral da Sé tem 110 metros de comprimento, 46 metros de largura e torres com 92 metros de altura cada. A cúpula tem 30 metros de altura e a igreja tem capacidade para 8 mil pessoas. Um fato interessante é que sua cripta é praticamente uma igreja subterrânea em que há trabalhos artísticos do escultor Francisco Leopoldo.

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa
Dicas de lugares na capital paulista – Foto: Governo de SP

O Museu da Língua Portuguesa fica próximo à Pinacoteca e foi reaberto ao público recentemente, após uma longa reforma devido a um incêndio. Assim, estes dois pontos turísticos de São Paulo podem ser visitados em conjunto, o que rende um ótimo passeio na cidade.

Como o nome indica, o museu tem um acervo que trata especificamente sobre a língua portuguesa, trazendo curiosidades e ensinamentos sobre ela. Há exposições permanentes e temporárias em três andares, que incluem obras de arte móveis, telas de projeções e objetos interativos.

Farol Santander

Pontos turísticos de SP
Dicas de São Paulo: Farol Santander – Foto: Governo de SP

Um centro de cultura e lazer localizado no topo do edifício mais icônico de São Paulo, o Farol Santander está entre os principais pontos turísticos da cidade também por oferecer uma vista incrível dela. O mirante do 26º andar permite contemplar o mar de prédios do centro da capital paulista em vistas panorâmicas. Lá há também um café, onde é possível saborear delícias enquanto contempla a paisagem da grande metrópole.

Centro Cultural Banco do Brasil

Lugares para ir na capital paulista
Lugares para ir na capital paulista – Foto: CCBB/Divulgação

A visita ao Centro Cultural Banco do Brasil vale não só pelas exposições que o local abriga, mas também pela beleza do prédio onde ele está instalado. O CCBB fica em um edifício construído em 1901 no coração do centro de São Paulo, que foi a primeira sede do Banco do Brasil na cidade.

Atualmente, o prédio é um dos espaços culturais mais importantes da capital paulista, recebendo exposições itinerantes de grandes artistas mundiais. Além disso, realiza um circuito de teatro e música com preços populares, sendo uma ótima opção para quem quer economizar.

Beco do Batman

Grafites do Beco do Batman
Grafites do Beco do Batman – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

O Beco do Batman é uma galeria de arte a céu aberto e, como não poderia ser diferente, um ponto turístico imperdível em São Paulo. Ele fica no bairro da Vila Madalena entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque e tem dezenas de grafites em seus muros. O nome do lugar veio por causa do desenho do Batman em uma de suas paredes, que servia como ponto de referência. Hoje não há mais a figura do herói, mas a fama continua, assim como a beleza dos grafites de inúmeros artistas.

Lugares para ir em São Paulo

As atrações de São Paulo não se limitam a seus pontos turísticos mais famosos. Imensa, a capital paulista está repleta de lugares super interessantes para conhecer, alguns mais famosos, outros nem tanto. De todo modo, vale a pena visitar cada um deles.

Parque Ibirapuera

Dicas de lugares na capital paulista
Dicas de lugares na capital paulista – Foto: James Conkis/Wikimedia Commons

Maior área verde da cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera é um verdadeiro refúgio em meio à metrópole. Ele oferece o ambiente perfeito para quem procura um lugar para curtir o tempo ao ar livre, longe do agito característico de uma grande cidade. Em alguns cantinhos do parque é possível, até mesmo, esquecer que se está em plena capital paulista.

Além disso, o Parque Ibirapuera abriga importantes atrativos culturais de São Paulo, como o prédio da Bienal, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Pavilhão da Bienal, a Oca, o Pavilhão Japonês, o Planetário, Ginásio de Esportes, o Museu Afro Brasil, o Obelisco e o Monumento às Bandeiras.

Bairro da Liberdade

Feira do bairro da Liberdade no centro
Feira do bairro da Liberdade no centro de SP – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

A cultura efervescente do Bairro da Liberdade o torna um dos lugares mais interessantes de São Paulo. O bairro abriga a maior colônia japonesa fora do Japão e, como consequência, é uma das áreas mais orientais da cidade. Ao lado dos japoneses, coreanos e chineses ajudaram a tornar a Liberdade um reduto para quem quer experimentar pratos típicos da culinária oriental, comprar produtos temáticos e conhecer mais sobre suas culturas.

Arena Corinthians

Pontos turísticos de São Paulo
Arena Corinthians, em Itaquera – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

Um dos estádios-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, a Arena Corinthians – Neo Química Arena – é hoje um dos lugares que vale a pena visitar em São Paulo. Ele fica na zona leste e é conhecido popularmente como Itaquerão, devido sua localização no bairro de Itaquera. Moderna, a Arena Corinthians oferece um tour de visitação por suas principais áreas que permite conhecer bastidores de um dos principais estádios do Brasil.

Mercado Municipal de São Paulo

Pontos turísticos em São Paulo
Lugares para ir em São Paulo – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

Quem nunca ouviu falar do famoso sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo? O lanche é um dos atrativos do Mercado Municipal de São Paulo, mas não o único. O lugar é uma ótima opção de passeio para quem visita a cidade e quer conhecer mais da cultura local, sobretudo através de sabores. O mercado abriga várias barracas de diversos alimentos, além de muitos restaurantes.

Allianz Parque

Tour no Allianz Parque
Tour no Allianz Parque: dica de lugar para ir em São Paulo – Foto: Leonef/Wikimedia Commons

Mais do que um estádio, o Allianz Parque é hoje uma das melhores arenas multiusos do mundo. Ele fica no bairro Água Branca e recebe, além de jogos de futebol, diversos shows e eventos. Conhecido popularmente como Arena Palmeiras, o local oferece um tour guiado por suas instalações, o Allianz Parque Experience, que pode ser agendado em seu site.

Parque Villa Lobos

Dicas de lugares ao ar livre em SP
Dicas de lugares ao ar livre em SP – Foto: Governo de SP

O Parque Villa-Lobos é mais uma opção de lugar para curtir os dias ao ar livre em São Paulo. Localizado na região oeste, o parque ocupa uma área de mais de  732 mil metros quadrados e possui uma ampla área de lazer. Nele você encontrará quadras, campos de futebol, playground e pista de cooper, patins e skate. O parque possui, ainda, um bosque com espécies da Mata Atlântica e lanchonete.

O que fazer em São Paulo: passeios

Conheça, agora, algumas opções de roteiros que permitem explorar melhor a capital paulista, além de passeios que tornam a viagem para a cidade mais atrativa.

Tour personalizado pela cidade de São Paulo

Passeios em São Paulo
Passeios em São Paulo: dicas – Foto: Mauricio Maranhão/Wikimedia Commons

Diferente de outras grandes metrópoles, São Paulo não tem um roteiro que permita conhecer seus principais pontos turísticos de uma vez. Por isso, uma das melhores formas de explorar a capital paulista é através de tours personalizados que permitem escolher um tema para conhecer por vez. 

Você pode fazer um passeio que destaca a arquitetura histórica de São Paulo ou escolher um tour gastronômico, por exemplo. Agências de viagens e receptivos locais organizam este tipo de excursão pela capital paulista, incluindo traslado a partir do hotel, o que facilita a vida do viajante, sobretudo de quem visita a cidade pela primeira vez.

Aquário de São Paulo

Cenários recriam ambientes naturais
Cenários recriam ambientes naturais – Foto: M.G.A./Flickr

O Aquário de São Paulo é um dos melhores passeios para fazer em família em São Paulo. O local abriga mais de três mil animais, entre tubarões, moreias gigantes e outras espécies em seu oceanário, que tem mais de 1 milhão de litros de água salgada. Além disso, o aquário possui tanques de água doce com espécies do Pantanal e da Amazônia, um Museu Paleontológico e um Vale dos Dinossauros. Todos os ambientes têm cenografia temática e realista.

Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico
Passeio no Jardim Botânico de São Paulo – Foto: Jota de Paula/Flickr

O Jardim Botânico de São Paulo é uma opção de passeio barata e interessante para fazer na capital paulista. Ele ocupa uma área de 143 hectares na zona sul da cidade, repleta de belos jardins, gazebos floridos, orquidários, viveiros de plantas, lagos e pontes sobre veios d’água. Lá você poderá percorrer trilhas em meio à mata fechada e conhecer a nascente do Riacho do Ipiranga. Além disso, poderá percorrer uma pista coberta de bambus.

Museu do Futebol

Dicas de passeios na capital paulista
Dicas de passeios na capital paulista – Foto: Rogério Cassimiro/MTur Destinos

Seja você um amante do esporte ou não, o Museu do Futebol é um passeio obrigatório para fazer ao viajar para São Paulo. Ele fica no estádio do Pacaembu e preserva a história, memória e difusão de um acervo de referências do futebol. O museu expõe fotos, vídeos e peças que contam a trajetória do esporte no Brasil e no mundo, incluindo a história das Copas. O Museu do Futebol abre de terça a domingo, das 09h às 17h.

Excursão de bicicleta pelo centro de São Paulo

Dicas de tours pela cidade de São Paulo
Dicas de tours pela cidade de São Paulo – Foto: Milton Jung/Flickr

Dentre os vários passeios que você pode fazer em São Paulo, experimente a excursão de bicicleta pelo centro da cidade. Ela é feita com pequenos grupos e tem como objetivo permitir que os visitantes conheçam mais da capital paulista em menos tempo. O tour dura cerca de três horas e percorre em torno de 16 km, passando por museus, parques, bairros e prédios históricos.

Dicas de viagem em São Paulo

Dicas de viagem em São Paulo
Dicas de viagem em São Paulo – Foto: Alexandre Ray/Unsplash

Viajar para São Paulo é uma tarefa relativamente simples, uma vez que a cidade tem conexão com as principais cidades do Brasil e do mundo. A capital paulista tem dois aeroportos: o Aeroporto de Congonhas, na zona sul, e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O Aeroporto de Congonhas é a melhor opção de desembarque para quem vai se hospedar no centro da cidade, já que fica a apenas 8 km de distância. Já o Aeroporto Internacional de São Paulo concentra o fluxo de saída para outras cidades do país e concentra o fluxo vindo de outros países.

Outra opção é o Aeroporto Internacional de Viracopos, que fica em Campinas, a cerca de 100 km do centro de SP. O aeroporto tem conexão com a capital paulista através do sistema rodoviário, com ônibus que levam aos terminais da Barra Funda e do Tietê. 

Por falar nisso, o principal ponto de desembarque para quem viaja a São Paulo de ônibus é o Terminal Rodoviário do Tietê. Ele é, atualmente, o maior em operação no Brasil e recebe ônibus de mais de 300 empresas e 21 estados brasileiros, além de países da América do Sul.

A viagem de carro a São Paulo pode ser feita a partir de várias localidades através das rodovias que cortam o país. Para quem vem do Rio de Janeiro, o acesso é pela Ayrton Senna (SP-070) e pela Presidente Dutra (BR-116). 

De Minas Gerais, a opção é a Fernão Dias (BR-381) para quem sai do sul e a Anhanguera (SP-330), para quem vem de Belo Horizonte. A Anhanguera (SP-330) também é opção para quem viaja a partir do Distrito Federal, enquanto a Régis Bittencourt (BR-116) faz a conexão com as cidades do Sul.  

Melhor época para ir a São Paulo

Quando ir a São Paulo
Quando ir a São Paulo – Foto: Ekrem/Pixabay

São Paulo é um destino para visitar em qualquer época do ano, já que possui atrativos para curtir em diferentes climas e períodos. Mas é importante destacar que a capital paulista tem estações bem definidas no decorrer do ano que podem influenciar nos tipos de passeios que se vai realizar.

Por isso, antes de definir a data de embarque, é preciso levar em conta o clima para definir a melhor época de acordo com seus interesses em São Paulo. A capital paulista fica em uma zona de clima subtropical úmido e uma de suas características é ter o inverno frio e seco e o verão quente e úmido. Ou seja, chove menos no inverno e mais no verão.

O verão, que vai de dezembro a março, é marcado por temperaturas altas e grandes temporais que, ocasionalmente, resultam em enchentes em alguns pontos da cidade. Por isso, é uma época para estar atento à previsão do tempo ao planejar os passeios ao ar livre em São Paulo.

Já o inverno, apesar de ser seco, com poucas chuvas, tem temperaturas baixas, sobretudo no centro da cidade. Isto porque os prédios altos criam corredores que facilitam as correntes de vento, impedindo a entrada de sol e aumentando a sensação de frio. Portanto, se viajar para lá de junho a agosto, leve casaco e roupas para o frio.

Assim, considerando as particularidades do verão e do inverno em São Paulo, a primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio) podem ser as melhores épocas para visitar a cidade. Isto porque as estações têm temperaturas amenas e chuvas esparsas, o que permite explorar os principais pontos turísticos de São Paulo com mais tranquilidade quanto ao clima.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima