Seguro viagem obrigatório: veja como funciona o seguro viagem

Atualizada em:

Tire suas dúvidas sobre como funciona o seguro viagem obrigatório e descubra onde fazer sua cotação e contratação da forma mais rápida e menos burocrática.

O seguro viagem obrigatório costuma gerar muitas dúvidas em quem está prestes a fazer uma viagem internacional. Como ele funciona, afinal?

Encontrar a resposta para essa pergunta, bem como entender que nem todos os países exigem a contratação desse serviço (embora tal contratação seja recomendada até mesmo para viagens dentro do Brasil), é fundamental para ter uma viagem mais tranquila.

Então, continue a leitura desse artigo até o final, para encontrar as informações de que precisa.

Seguro viagem obrigatório: exemplos de países que exigem a contratação

seguro viagem obrigatório
Foto: Averie woodard / Unsplash

O seguro viagem é obrigatório em muitos destinos, a exemplo daqueles que compõem o Espaço Schengen e alguns que fazem parte da América do Sul.

Abaixo, veja um exemplo dos países nos quais você só poderá entrar se fizer a contratação do seguro previamente:

  • Equador;
  • Bélgica;
  • França
  • Venezuela;
  • Portugal;
  • Alemanha;
  • Espanha.

Veja mais detalhes aqui para conhecer os países em que o seguro viagem é obrigatório e fazem essa exigência aos turistas. E, não esqueça: o funcionamento do seguro pode variar de acordo com o destino, principalmente em relação aos valores mínimos das coberturas e às coberturas propriamente ditas. Entenda melhor no tópico a seguir.

Como funciona o seguro viagem

seguro viagem
Foto: Eva Darron / Unsplash

Existem alguns detalhes específicos que mostram como funciona o seguro viagem obrigatório. E nada melhor do que separá-los em tópicos, para que sejam entendidos mais facilmente:

O seguro viagem funciona como uma espécie de apoio

Qualquer pessoa que faça uma viagem para o exterior deseja estar amparada caso passe por problemas específicos ligados à sua saúde ou à viagem como um todo. E é aí que entra o seguro viagem!

Ele funciona como uma espécie de apoio burocrático, jurídico e financeiro, criado para que qualquer turista possa viajar tranquilo. E esta é sua principal funcionalidade.

Uma vez feita a contratação, o seguro poderá ser acionado quando necessário, assim como ocorre com o seguro de carro, por exemplo.

Ele é cobrado de acordo com o número de dias da viagem

O seguro viagem obrigatório não representa uma grande despesa. Muito pelo contrário: ele deve ser visto como um pequeno investimento, necessário para que seus dias fora do país sejam bem aproveitados.

Mas, claro: quanto mais tempo você passar viajando, mais terá que pagar, uma vez que o número de dias da viagem influencia diretamente no valor.

A boa notícia é que é possível encontrar seguros de viagem que custam a partir de R$10,00 por dia.

As coberturas escolhidas também influenciam no valor

A quantidade de coberturas escolhidas também ajudará a formar o preço final do seu seguro.

Caso opte por viajar somente com as coberturas mais básicas, pagará menos do que se escolher também algumas coberturas extras. Mas isso não deve ser motivo para viajar com menos segurança do que deveria.

Mesmo escolhendo o maior número de coberturas, o preço pago não afetará significativamente seu orçamento, e ainda te dará a garantia de que realmente terá o máximo suporte, em caso de problemas de diversas naturezas.

Alguns exemplos de coberturas, básicas e complementares, são:

  • Cobertura para despesas médicas e hospitalares;
  • Cobertura para regresso ao país de origem;
  • Cobertura para perda ou atraso de bagagem;
  • Cobertura para assistência jurídica em caso de acidente de trânsito.

O seguro viagem funciona, também, de acordo com as regras do país visitado

No Espaço Schengen, por exemplo, o seguro só é válido se tiver uma cobertura mínima de 30 mil Euros.

Já no seguro viagem obrigatório para a Venezuela a cobertura mínima precisa ser de 40 mil Dólares, enquanto que, no Equador, não há valor mínimo exigido. Parece confuso?

Pois, acredite: o seguro viagem funciona de um jeito muito mais simples do que parece, principalmente quando o turista conta com o apoio da empresa certa, como a Real Seguro Viagem.

Como a Real Seguro Viagem pode te ajudar com seu seguro

Além de se manter à disposição para te ajudar sempre que necessário, a Real também desenvolveu um aplicativo exclusivo, por meio do qual é possível falar gratuitamente com a seguradora escolhida, não importa em qual país você esteja.

Ou seja: caso surja qualquer dúvida sobre como funciona o seguro viagem obrigatório, ela poderá ser solucionada de forma rápida e prática.

A empresa oferece, também, uma solução única para que você possa cotar e contratar o melhor seguro para o seu contexto, sem precisar visitar o site de diversas seguradoras e perder tempo fazendo diversas pesquisas.

Como funciona a cotação do seguro viagem obrigatório com a Real

O processo não poderia ser mais simples: basta acessar o site Real Seguro Viagem, fornecer algumas informações, como o destino escolhido e o tempo de permanência, para ver surgir em sua tela um comparativo com todas as seguradoras do mercado brasileiro.

Preços, coberturas e condições diversas poderão ser analisados imediatamente, restando apenas que você escolha a opção que melhor te atende.

E as praticidades oferecidas pela Real Seguro Viagem vão além da agilidade na contratação do seguro viagem! Elas envolvem, ainda, as facilidades em relação ao pagamento do serviço e a processos que tendem a ser burocráticos, quando feitos diretamente com uma seguradora.

Caso precise de reembolso ou remarcação em relação ao seu seguro, por exemplo, você não precisará responder diversas perguntas. E o pagamento, por sua vez, pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão, ou pode ser feito via boleto ou Pix, para não comprometer seu limite.

Viajar, com segurança e suporte, nunca foi tão fácil!

Caso ainda tenha dúvidas sobre como funciona o seguro viagem obrigatório, acesse Real Seguro Viagem para obter mais informações, ou fale com um especialista em seguros pelo WhatsApp.

Tanto pelo site quanto pelo aplicativo de mensagens você também poderá dar início à contratação do serviço: aproveite para fazer uma cotação sem compromisso.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima