Táxi aéreo muito mais ecológico, veja a nova aposta da Embraer

Atualizada em:

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, lançou o eVTOL. O projeto inovador visa a sustentabilidade, por meio da emissão zero de carbono, e a democratização da aviação elétrica, oferecendo preços acessíveis à população.

A startup Eve Air Mobility anunciou na 54º Paris Air Show o lançamento do eVTOL (sigla em inglês para veículos elétricos de pouso e decolagem vertical).O novo modelo de aeronave funcionará como um táxi aéreo ecológico. Silencioso e impulsionado por eletricidade, foi desenhado com o propósito de tornar a aviação mais acessível, oferecendo custos razoáveis e, ao mesmo tempo, minimizando o impacto ambiental. 

O projeto, desenvolvido em parceria com a Blade Air Mobility e com o apoio da Embraer, visa abrir caminho para uma nova era na aviação. As empresas estão comprometidas em desenvolver soluções práticas para impulsionar a mobilidade aérea avançada, com o intuito de integrar os eVTOLs. 

Agora, o foco está em identificar rotas potenciais, tanto na França como em outros países europeus, a fim de estabelecer esse modelo promissor. O objetivo principal é impulsionar a indústria e construir a infraestrutura necessária para viabilizar e expandir ainda mais a aviação elétrica, tornando-a cada vez mais popular.

“Ao combinar experiência e recursos, nos comprometemos com a expansão da mobilidade aérea avançada com soluções inovadoras que tornem as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente”, afirmou André Stein, co-CEO da Eve.⁣

Quando o eVTOL começará a funcionar?

Evtol taxi aereo
Táxi aéreo ecológico, veja a nova aposta da Embraer. Foto: Divulgação

A startup planeja iniciar a construção do primeiro protótipo do eVTOL no segundo semestre de 2023, com a previsão de realizar testes ao longo de 2024. A expectativa é que tudo esteja pronto para entrar em operação até 2026.

“Nossa visão compartilhada de um futuro mais seguro, silencioso e sustentável em viagens aéreas é a força motriz por trás dessa colaboração. A introdução das aeronaves da Eve em nossa rede europeia marcará um passo fundamental rumo à realização desse objetivo”, disse Rob Wiesenthal, CEO da Blade.

Como será o eVTOL?

De acordo com informações divulgadas no site da Embraer, o principal objetivo do eVTOL é facilitar a locomoção nas grandes cidades e contribuir para a redução da poluição ambiental.

Essa aeronave terá capacidade para transportar até cinco passageiros, além do piloto, podendo ter também versões autônomas para até seis pessoas. Além de ser livre de emissões de carbono, o modelo Eve apresentará uma redução de ruído de até 80% em comparação com um helicóptero.

O design do eVTOL é simples e focado no conforto do usuário, com fácil acesso inclusive para pessoas com deficiência. Ele será capaz de atingir velocidades de até 100 km/h e funcionará por meio de um sistema de propulsão composto por oito rotores elétricos para propulsão vertical e dois para propulsão horizontal.

Como andam as negociações?

Evtol taxi aereo
Táxi aéreo ecológico, veja a nova aposta da Embraer. Foto: Divulgação

Em 2022, as empresas assinaram um contrato na Índia, que visa a implantação de até 200 eVTOLs no país. Paralelamente, a Blade Air Mobility adquiriu as operações de voos fretados e programados das empresas Monacair, Héli Sécurité e Azur Hélicoptère –  grandes operadores de mobilidade aérea urbana no Sul da Europa. 

No entanto, o desenvolvimento na Europa depende das aprovações regulatórias e de um acordo definitivo. Também foi anunciada a intenção de operar nos Estados Unidos, fornecendo até 60 eVTOLs anualmente. 

A Eve Air Mobility divulgou os primeiros fornecedores, incluindo a BAE System, a DUC Hélice Propellers e a Nidec Aerospace LLC, responsáveis por diferentes componentes do eVTOL. A empresa continua em busca de fornecedores para outros elementos essenciais.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima