Profissionais de turismo e especialistas sugerem que a tecnologia e a inovação serão essenciais para retomada das viagens pós-pandemia

Diante dos avanços da pandemia do coronavírus no mundo, muitos costumes e hábitos tiveram que ser alterados. Essa mudança surtiu efeito em quase todos os setores, mas o turismo, sem dúvida, foi um dos mais afetados. Apesar de alguns países já estarem abrindo atrações e retornando, mesmo que com restrições, à uma nova realidade, todo o cenário ainda é muito incerto. 

No entanto, muitas empresas de turismo, assim como destinos, estão indo além dos protocolos exigidos e inovando.  Conforme apresentado em um estudo inédito “O Futuro e o Presente das Viagens Pós-Pandemia“, realizado pelo Guia Viajar Melhor, que contou com a participação de diversos especialistas e profissionais do turismo, a tecnologia e a inovação vão transformar as viagens pós-pandemia

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Como a tecnologia e a inovação serão a chave para a retomada das viagens

Tecnologia e inovação vão transformar as viagens pós-pandemia

Foto: Unsplash

No estudo realizado, empresas de diversos segmentos do turismo apresentaram suas propostas para encarar a nova realidade. Além do reforço com as questões sanitárias e de higiene, que agora são prioridade para turistas, essas empresas também apresentaram uma série de ideias inovadoras de biossegurança no turismo. As propostas buscam melhorar os processos de trabalho diante deste cenário ainda incerto. 

No setor de hospedagem, a realização de reservas, check-in e check-out por meio de aplicativos e até mesmo robôs fazendo entregas no serviço de quarto e higienizando áreas, são algumas tendências para um futuro que já pode ter chegado. O estudo traz inúmeros protocolos adotados por diversos tipos de empresas, alem de saciar a curiosidade dos turistas que querem saber como serão as viagens a partir de agora.

O acesso sem toque aos espaços pode se tornar uma nova norma para limitar o contato com superfícies públicas, como conceder acesso à área da piscina por meio de um portão que destrava e abre por meio de um cartão. Cardápios virtuais e o chamado “room service” também serão readequados utilizando a tecnologia como premissa.  

Meio ambiente e cultura serão mais valorizados 

Tecnologia e inovação vão transformar as viagens pós-pandemia

Foto: Unsplash

Ao mesmo tempo em que robôs e aplicativos cada vez mais força o parte do novo cenário do turismo, os viajantes também estão valorizando mais os aspectos culturais dos destinos visitados e o meio ambiente. 

A pesquisa mostra que viajantes, neste cenário de pandemia, passaram a valorizar mais temas como saúde, humanização, sustentabilidade, experiências diversas e hiperconexão. As viagens, portanto, passarão a evitar aquele turismo massivo e se tornarão cada vez mais conscientes e solidárias. 

Assim, um turismo que preserva a biodiversidade, a conservação do patrimônio e que apoia pequenas comunidades, visto como um turismo “seguro”, será ainda mais valorizado pelo público. Outro conceito destacado, será para as viagens mais lentas, com mais estadias no mesmo lugar, conhecida como “slow tourism“, que dialogam mais com a cultura local. 

Menos luxo, mais experiências 

Tecnologia e inovação vão transformar as viagens pós-pandemia

Foto: Unsplash

O estudo também constatou que, embora os turistas estejam preocupados com protocolos voltados à segurança, saúde e meio ambiente, também querem se divertir. Para isso, quem apostar em formas para que os viajantes possam vivenciar experiências memoráveis, com roteiros exclusivos para poucas pessoas e atendimento mais intimista, certamente sairá na frente. 

No caso de tours, aqueles realizados em pequenos grupos, mais personalizados e privativos, serão os mais procurados. Principalmente para viagens em família com poucos integrantes. Nos hotéis, além da tecnologia e do conforto, também será necessário apostar mais em experiências, evitando super lotações.

Adaptação de espaços físicos e formas de trabalho na hotelaria, também irão mudar. Seja com café da manhã à la carte, servido no quarto, como um cartão de acesso para utilizar áreas comuns, como piscinas, uma programação de atividades de entretenimento com hora marcada, cardápios digitais e outras alterações são algumas novidades nesse sentido. Veja o estudo completo na página O Futuro e o Presente das Viagens Pós-Pandemia.

Leia também:

» Viagens pós-pandemia: 20 fotos do novo normal no turismo
» O brasileiro não conhece o Brasil, mas deveria
» Coronavírus na Turquia: viagens, fronteiras e reabertura do país
» Mapa interativo fornece informações sobre viagens aéreas durante pandemia

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Estudo inédito aponta como serão as viagens a partir de agora

Artigo anterior

Nova Zelândia ordena volta do confinamento após detectar novos casos de Covid-19

Artigo seguinte

Você pode gostar