Procura por um passeio cultural em São Paulo que seja diferente de todos os outros? Experimente conhecer o Templo Odsal Ling, um exemplo da arquitetura tibetana em São Paulo

Bem perto de São Paulo, em Cotia, há um lugar incrível que pode ser visitado gratuitamente: o Templo Odsal Ling. É ideal para quem quer fugir do agito da capital paulista e aproveitar momentos de tranquilidade.

Isto porque, além de estar em uma área rural, cercado por muito verde, este templo budista em São Paulo é um refúgio do budismo tibetano, que prega o bem viver e a compaixão. Ou seja, é um lugar de paz .

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Desse modo, a visita ao Odsal Ling é também uma alternativa de passeio cultural em São Paulo. Lá você pode aprender mais sobre os costumes e crenças dos monges tibetanos, assim como conhecer suas produções na lojinha de souvenirs. 

Aproveite para experimentar uma refeição junto com os monges. O almoço, cobrado à parte, é sempre oferecido aos domingos, com opções de comida brasileira, vegetariana e vegana. 

As visitas, por sua vez, podem ser feitas aos finais de semana e feriados, das 10h às 16h. Basta chegar e um guia lhe recepciona para um tour pelo Templo Odsal Ling. 

Ficou curioso para saber tudo o que pode encontrar neste templo budista em São Paulo? Confira nossas dicas sobre o local e prepare-se para viver uma experiência sem igual.

Os encantos do templo budista em São Paulo

Templo Odsal Ling

Foto: Divulgação

Além de ser um lugar belíssimo, o Templo Odsal Ling guarda muitas surpresas e encantos para quem o visita.

A arquitetura tibetana é impressionante, cheia de detalhes e cores vibrantes. O clima de paz e tranquilidade é arrebatador.

Mas o que chama mais a atenção é a simpatia dos habitantes do local. Tenha certeza de ser recebido com alegria e cordialidade. 

Nossa dica é: perca um tempo observando o modo de viver dos monges budistas. Com certeza, a visita ao templo budista em São Paulo irá te proporcionar uma experiência única. 

Caso queira se aprofundar nas práticas do budismo tibetano durante sua visita, aos domingos ocorrem práticas de meditação. Além disso, no site oficial do Odsal Ling há muito material sobre os ensinamentos budistas, assim como orientação para quem quer iniciar na religião.

É possível, também, fazer uma oferenda – com pagamento de uma pequena taxa. A principal delas é a Oferenda da Lamparina. De acordo com o ensinamento budista tibetano, “assim como a luz dissipa a escuridão, a lamparina representa a remoção da ignorância para que você e todos os seres possam conquistar a sabedoria da mente iluminada”.

Exemplo de arquitetura tibetana

Templo Odsal Ling

Foto: Divulgação

A beleza do Templo Odsal Ling é uma de suas atrações principais. O vermelho vibrante de suas paredes impressiona qualquer um que chega no local. A área verde que cerca Odsal Ling completa o visual e permite desfrutar horas de sossego e contemplação da natureza.

Mas não é só isso, a riqueza de detalhes da decoração conquista os olhares e revela muitos significados. Tudo ali foi feito artesanalmente por monges vindos do Butão, Nepal e Tibet. Foram quatro anos de construção até que o Templo Odsal Ling foi inaugurado em 2008.

Definitivamente, o Odsal Ling é um belo exemplo de arquitetura tibetana em São Paulo. Inspirada na escola budista Nyingma, a construção integra uma rede internacional de centros budistas, com origem no Chagdud Gonpa no Tibet, fundado no século XV.  

As cores vibrantes representam os cinco elementos do mundo material – água, fogo, terra, madeira e metal – e cada pintura carrega um significado baseado nos ensinamentos budistas.

Em seu interior, há muitas estátuas das divindades do budismo tibetano, além de um grande Buda dourado. No jardim, outra estátua de Buda deitado mostra que, apesar de superiores, somos seres passageiros. 

Dica de passeio cultural em São Paulo

Foto: Divulgação

Por tudo isso, a visita ao templo budista em São Paulo vai muito além de um passeio com teor religioso. O local tem muitos atrativos que podem conquistar a todos. 

Conhecer o Templo Odsal Ling é uma ótima dica de passeio cultural em São Paulo. 

O fundador do templo budista em São Paulo, lama Chagdu Tulku Rinpoche, trouxe o budismo tibetano vajrayana ao Brasil, com a construção do primeiro templo deste tipo em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, o Templo Chagdu Gonpa Khadro Ling

Em Odsal Ling, um guia acompanha os visitantes e mostra-lhes todos os detalhes e significados da arquitetura e decoração do templo. Durante a visita guiada, aprende-se muito sobre a cultura tibetana e o modo de viver dos monges budistas.

Depois, os visitantes podem conferir todas as instalações com tranquilidade e aproveitar o dia nos jardins da propriedade, que tem 15 mil metros quadrados. 

Como chegar no Templo Odsal Ling e onde ficar

Templo Odsal Ling Sao Paulo

Foto: Divulgação

O Templo Odsal Ling fica na Rua dos Agrimensores, 1461, em Cotia, a cerca de 30 quilômetros da capital paulista. Para chegar até lá de carro particular, siga pela Rodovia Raposo Tavares até a cidade e acesse a via do templo.

Se você for de ônibus, o caminho é um pouco mais complicado, pois não há linhas que desembarquem próximo ao templo. É necessário seguir rumo a Cotia ou Embu das Artes e descer no km 24 da Rodovia Raposo Tavares para, então, chamar um táxi ou Uber que o leve até Odsal Ling. 

A hospedagem no Templo Odsal Ling é permitida para quem participa dos retiros e práticas budistas. Caso seu intuito seja apenas a visita, há opções de acomodações nas imediações.

IMPORTANTE

Devido ao avanço da pandemia da Covid-19, o templo budista em São Paulo está temporariamente fechado para visitação. A medida foi tomada para garantir a segurança tanto dos moradores do local quanto dos visitantes.

Por isso, caso queira conhecê-lo, consulte primeiramente o site do Odsal Ling e confira se já está aberto aos visitantes.

Leia também:

» Conheça o surpreendente Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu
» Conheça o templo budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling em Três Coroas
» Lugares no Brasil que vão fazer você se sentir na Ásia
» 20 lugares em São Paulo que vão impressionar você

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Estados Unidos terá trilha ligando o país todo de ponta a ponta

Artigo anterior

Piscina com mirante é atração imperdível em Brotas

Artigo seguinte

Você pode gostar