Tour Brasília Negra apresenta a capital federal através do protagonismo negro

Atualizada em:

Parte da plataforma de afroturismo Guia Negro, o Tour Brasília Negra leva os turistas para conhecer a capital federal a partir do protagonismo negro

Quando falamos em viajar para Brasília é inevitável que se programe um tour para saber mais da capital federal, de seus monumentos e história. Mas, para além dos passeios tradicionais realizados por lá, você sabia que é possível conhecer a cidade a partir do protagonismo negro?

O Tour Brasília Negra leva turistas e moradores locais em uma caminhada que mostra uma perspectiva diferente da capital federal. Nele, o guia de afroturismo apresenta personagens e lugares importantes para a história e cultura da diáspora africana no Distrito Federal. Os passeios são realizados em parceria com a plataforma de afroturismo Guia Negro, que realiza o mesmo trabalho em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo.

Como participar do Tour Brasília Negra

Capital federal pelo protagonismo negro
Foto: Divulgação

O Tour Brasília Negra ocorre em dias específicos e é realizado pela agência de turismo Me Leva Cerrado. Quem conduz os passeios é Bianca D’Aya, que é Bacharela em Turismo (UnB), produtora cultural e Guia de Turismo Negra em Brasília, credenciada pelo Ministério do Turismo.

Durante o tour, os turistas conhecem personagens, lugares e histórias com protagonismo negro. O objetivo é trazer um novo olhar sobre a construção da capital federal, mostrando como as pessoas negras contribuíram nesse processo. 

Para isso, o roteiro inclui visitas a lugares como o Museu Vivo da Memória Candanga, a Praça dos Orixás e um baobá, árvore sagrada no continente africano. A ideia é mostrar onde estão as pessoas negras na história de construção da capital federal e quais lugares em Brasília são importantes para a história e cultura da diáspora africana, entre outras perguntas.

“O tour enaltece, por meio de uma experiência única e inovadora, as histórias das pessoas que acabaram sendo invisibilizadas pelo racismo, valorizando a resistência e resiliência do povo negro no DF”, comenta Bianca.

O último Tour Brasília Negra ocorreu no dia 4 de fevereiro e outros passeios devem ocorrer nos próximos meses. Para acompanhar e se programar para participar, acompanhe as redes sociais da Me Leva Cerrado

Protagonismo negro no turismo

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Afroturismo (@guianegro)

O Tour Brasília Negra é mais uma iniciativa que busca mostrar o protagonismo negro na história das cidades brasileiras. Ele é feito em conjunto com a plataforma de afroturismo Guia Negro, que iniciou com a Caminhada São Paulo Negra. E, hoje, está presente em outras seis cidades: Rio, Salvador, Boipeba, João Pessoa, São Luís e Olinda.

De acordo com Guilherme Soares Dias, que fundou o Guia Negro, a realização do tour de afroturismo também no Centro-Oeste ajuda a mostrar que todas as cidades brasileiras têm histórias negras a se contar. “Há uma tendência de resgate e de conhecer outras narrativas. A experiência é uma oportunidade de conexão com um lado pouco conhecido de Brasília e com outras pessoas também interessadas em cultura negra”, explica Guilherme.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima