Metrô do Rio de Janeiro: como usar, destinos, preço e horários

Atualizada em:

Quer saber como se locomover no Rio de Janeiro de metrô? Confira dicas sobre como usar o sistema de transporte público, preço das passagens e horários de funcionamento

O metrô é o meio de transporte mais rápido e prático para se locomover entre vários pontos turísticos do Rio de Janeiro. É uma ótima alternativa, inclusive para ir à praia, já que possui estações que desembarcam de frente para o mar. Mas é comum quem viaja para lá ter dúvidas sobre como usar o metrô do Rio. Pensando nisso, preparamos esse guia com as informações básicas, como preço, horários e lugares que você pode visitar a partir dele.

Principal forma de locomoção de cariocas e turistas, ele serve importantes pontos da cidade do Rio de Janeiro, sobretudo na região central. Além disso, tem ligação com os outros tipos de transporte público da Cidade Maravilhosa, permitindo que se acesse diferentes áreas. Além disso, é uma opção mais barata e rápida que circular, por exemplo, de táxi e Uber por lá.

Metrô do Rio Janeiro: linhas e integrações

Mapa do metrô do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

O metrô do Rio de Janeiro, atualmente, tem três linhas que ligam o centro às zonas norte e sul da capital fluminense. De maneira bem simplificada, se você quiser ir para a zona norte a partir da área central, pegue a linha 2, caso vá para a zona sul, embarque na linha 1.

A Linha 1 (Laranja) vai da estação General Osório, em Ipanema, até a estação Uruguai, na Tijuca. Já a Linha 2 (Verde) liga a estação Botafogo, na zona Sul, à estação Pavuna, na zona norte. Ambas passam pelo centro e compartilham 10 estações ao longo do trajeto. Por último, a Linha 4 (Amarela) também parte da estação General Osório, em Ipanema, mas segue em outra direção, indo até a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Além da ligação entre as linhas e estações do metrô, o sistema também tem integração com os outros meios de transporte disponíveis na cidade: ônibus, metrô, BRT, VLT, trem e barcas. Por isso, é bem fácil ir a diferentes áreas do Rio (inclusive algumas mais distantes) utilizando o transporte público. Veja o mapa interativo do sistema neste link.

O Metrô do Rio tem também um diferencial: o Metrô na Superfície. Ele é uma extensão do subterrâneo e opera entre duas estações, Botafogo e Antero de Quental. O trajeto é feito em ônibus especiais que atendem exclusivamente os usuários do metrô, levando-os para bairros da zona sul, como Humaitá, Jardim Botânico, Gávea e Leblon.

Destinos para conhecer a partir do metrô do Rio

Como usar o metrô do Rio
Foto: Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons

Além de servir de transporte para quem mora e trabalha na Cidade Maravilhosa, o metrô do Rio também ajuda quem está a passeio por lá. É possível conhecer vários pontos turísticos e destinos famosos, como a Praia de Copacabana e os prédios históricos do centro, por exemplo. Confira, a seguir, o que visitar próximo de cada estação do metrô e como chegar a atrações mais distantes com as integrações:

Linha 1 (Laranja)

  • Estação General Osório: Ipanema, Praia de Ipanema, Feira Hippie da Praça General Osório (aos domingos), Mirante da Paz, Forte de Copacabana e Praia do Arpoador;
  • Estação Cantagalo: Copacabana, Praia de Copacabana e Forte de Copacabana;
  • Estação Siqueira Campos: Copacabana e Praia de Copacabana.
  • Estação Cardeal Arcoverde: Copacabana, Praia de Copacabana, Hotel Copacabana Palace, Parque da Chacrinha e Praia do Leme;
  • Estação Botafogo: Pão de Açúcar (Integração Botafogo/ Urca), Fundação Casa de Rui Barbosa, Parque Lage (metrô na superfície Botafogo/ Gávea) e Jardim Botânico (metrô na superfície Botafogo/ Gávea);
  • Estação Flamengo: Museu Carmem Miranda, Castelinho do Flamengo e Aterro do Flamengo;
  • Estação Largo do Machado: Cristo Redentor (Integração Largo do Machado / Laranjeiras / Cosme Velho);
  • Estação Catete: Museu da República e Aterro do Flamengo;
  • Estação Cinelândia: Teatro Municipal, Biblioteca Nacional, Arcos da Lapa, Monumento aos Pracinhas e Museu de Belas Artes;
  • Estação Carioca: Paço Imperial, Arco dos Teles e Praça XV;
  • Estação das Barcas: Espaço Cultural da Marinha;
  • Estação Uruguaiana: zona comercial do Saara, Igreja da Candelária, Centro Cultural Banco do Brasil e Casa França-Brasil;
  • Estação Presidente Vargas: Palácio do Itamaraty, Centro Cultural Correios, Mosteiro de São Bento e Praça Mauá;
  • Estação Central: Arquivo Nacional, Palácio Duque de Caxias e Praça da República- Campo de Santana;
  • Estação Praça Onze: Sambódromo e Museu do Carnaval;
  • Estação Estácio: Centro de Tradições Nordestinas (integração ônibus 209A);
  • Estação Saes Pena: Floresta da Tijuca (integração 225).

Linha 2 (Verde)

  • Estação Cidade Nova: Prefeitura do Rio de Janeiro;
  • Estação São Cristóvão: Quinta da Boa Vista, Jardim Zoológico e Museu Nacional;
  • Estação Maracanã: Estádio do Maracanã.

Dicas úteis: como usar, preços e horários

Rio de Janeiro: como usar o metrô
Foto: Adam Jones/Wikimedia Commons

Assim como em outros lugares ao redor do mundo, não há segredos para usar o metrô do Rio. Para acessá-lo, basta comprar a passagem nas cabines ou máquinas automáticas presentes nas estações. Limpo e bem organizado, todo o sistema é seguro e oferece aos usuários boa sinalização e painéis com informações sobre as rotas, tanto nos vagões quanto nas estações.

O metrô do Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 5h às 00h, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h. Escolha viajar fora do horário de pico, das 7h às 9h e das 17h às 19h, quando os trens costumam ficar bem lotados. Além disso, fique atento às suas bagagens. Leve mochilas, bolsas e sacolas à frente do corpo para evitar possíveis furtos, sobretudo quando o vagão estiver cheio.

O preço normal da passagem de metrô no Rio, atualmente, é de R$ 6,50. O bilhete unitário pode ser comprado nas bilheterias das estações, que aceitam somente dinheiro, ou através dos cartões de recarga, Giro, RioCard+ e MetrôRio. O Giro é aceito no metrô e no Metrô de Superfície, o MetrôRio somente no metrô e o RioCard é aceito em todos os meios de transporte público, com descontos nas integrações. Confira os valores:

Preço e integrações do metrô
Foto: Divulgação

O metrô do Rio também tem um aplicativo, onde é possível receber informações sobre a operação, acompanhar a chegada do trem na estação, consultar rotas, ver o mapa das linhas, conhecer detalhes das estações e descobrir como ir aos principais pontos turísticos. Ele está disponível para Android e IOS.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima