Trecho de 900 km deve ser feito em 7 horas pelo trem de alta velocidade Paris-Berlim. Nova ligação deve entrar em operação em 2023

A viagem de trem entre Alemanha e França promete ficar mais rápida com uma nova ligação entre as capitais dos dois países europeus. Previsto para começar a funcionar em dezembro de 2023, o trem de alta velocidade Paris-Berlim fará o percurso de 900 km em 7 horas uma vez ao dia. O projeto foi anunciado pela parceira entre a alemã DB (Deutsch Bahn) e a francesa SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français).

Atualmente, as duas maiores empresas ferroviárias da Europa já operam trens de alta velocidade entre as duas capitais e já transportaram cerca de 25 milhões de pessoas no trecho. Mas não há nenhuma ligação direta. Sendo assim, para viajar entre Paris e Berlim hoje, os passageiros precisam fazer baldeação em Mannheim, Stuttgart ou Frankfurt. Com isso, para completar o percurso leva-se mais do que 8 oito horas. 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Trem de alta velocidade Paris-Berlim

Viajar de trem pela Europa

Foto: Divulgação

O anúncio do projeto do trem de alta velocidade Paris-Berlim foi feito durante a comemoração do 15º aniversário da parceria entre as duas principais empresas ferroviárias europeias. Segundo os idealizadores, o trecho será feito com os trens conhecidos como ICE e TGV, com todo conforto já oferecido pelas companhias.

A expectativa é de que a nova ligação entre as duas capitais europeias acentue a concorrência com as empresas aéreas que já vem ocorrendo. De acordo com a DB, mais da metade dos viajantes escolheram na conexão Frankfurt/Main-Paris viajar de trem em 2021. Entre Stuttgart e Paris eram nove entre dez viajantes, segundo a empresa alemã.

Juntas, as duas companhias operam  doze ligações diretas diárias em cada sentido entre a França e a Alemanha:  seis vezes de Frankfurt/Main para Paris. Há, ainda, outras cinco conexões de Stuttgart, sendo que uma delas vai de e para Munique. A conexão mais rápida é Stuttgart-Paris, com tempo de viagem de 3h10 para os 600 km. Além disso, há um trem direto entre as cidades de Frankfurt (Alemanha) e Marseille (França) todos os dias.

Viajar de trem pela Europa

Trem de velocidade Paris-Berlim

Foto: Erich Westendarp/Pixabay

O trem é um dos melhores meios para se locomover no Velho Continente, sobretudo em pequenas distâncias. Há ligações entre as principais cidades, feitas com trens convencionais e de alta velocidade, super confortáveis e seguros. E o melhor, eles deixam os passageiros nos centros dos destinos, próximos de pontos turísticos e hospedagens. Além disso, permitem conexões com linhas que levam a outras cidades de cada país e aumentam as possibilidades de explorar novos lugares.

Por isso, vale muito a pena viajar de trem pela Europa. E, já que estamos falando sobre a possível nova ligação entre Paris e Berlim, que tal conhecer alguns passeios de trem para fazer a partir das duas cidades? Confira!

Passeios de trem em Berlim

Berlim, na Alemanha

Foto: Wal_172619/Pixabay

É simples percorrer a Alemanha de trem a partir de Berlim. Há rotas diretas entre a capital e as principais cidades alemãs, o que torna esse meio de transporte mais atraente, inclusive, do que viajar de avião, se a ideia é conhecer outros destinos do país. Além disso, é também mais econômico, sobretudo se você utilizar o Eurail Pass –  um passe para viagens flexíveis de trem através da Europa.

É possível ir de trem de Berlim a Frankfurt, por exemplo. O percurso de 425 km é feito em cerca de 4 horas, em trens de alta velocidade, e há partidas diárias por volta dos 90€. Localizada à beira do rio Meno na região central da Alemanha, a cidade tem muitos atrativos, entre prédios históricos, monumentos, museus, teatros e parques. 

Mais um destino para conhecer a partir de Berlim em uma viagem de trem, Munique fica a cerca de 4 horas da capital alemã. A passagem custa a partir de 45€ na segunda classe e o trem é de alta velocidade. Munique é muito desenvolvida, mas também conserva tradições e costumes, por isso é um lugar incrível para visitar. As construções históricas são belíssimas e se destacam entre obras modernas e suntuosas.

Outras cidades próximas a Berlim para conhecer de trem são Potsdam, Dresden, Liepnitzsee, Spreewald, Sachsenhausen, Quedlinburg e Leipzig.

Passeios de trem em Paris

Paris, na França

Foto: Erich Westendarp/Pixabay

Ao viajar para Paris, além de curtir todos os encantos da capital francesa, é possível aproveitar para explorar outros cantinhos charmosos do país em viagens de trem. Um deles é Rouen, uma cidade que conseguiu conservar a arquitetura da Idade Média, apesar de ter sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial. O trajeto de Paris a Rouen é de 1h30.

Outro lugar para visitar de trem a partir de Paris, Étretat fica a cerca de 3 horas da capital da França e é o lugar perfeito para quem gosta de belos cenários naturais. Antiga vila de pescadores, a cidade vive, atualmente, do turismo. Suas praias são cercadas por belas falésias e são um refúgio para os franceses que querem fugir de lugares badalados.

Parte da Rota do Champagne, Reims é outro lugar para visitar a partir de Paris em uma viagem de trem. Principal cidade da região de Champagne-Ardenne, este é um lugar cheio de história. Lá você encontrará muitos museus e construções centenárias, como a basílica e a catedral de Reims, por exemplo. Além disso, tem ótima gastronomia, com vários restaurantes e bares, e fica a apenas 1 hora da capital francesa.

Outros lugares para conhecer na França de trem a partir de Paris são: Chantilly, Provins, Fontainebleau, Versalhes e Giverny.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


8 cafeterias temáticas e aconchegantes para visitar em São Paulo

Artigo anterior

ITA Airways retoma voos diretos de São Paulo para Roma

Artigo seguinte

Você pode gostar