Trem turístico será inaugurado entre São Paulo e Minas Gerais

Atualizada em:

Trem turístico será restaurado e ligará a cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, a Passa Quatro, em Minas Gerais.

Viagens de trem possibilitam viver uma experiência surpreendente e conferir cenários espetaculares. Apesar da baixa oferta deste tipo de passeio no Brasil, agora turistas poderão contar com uma nova possibilidade de roteiro sobre os trilhos. É que será inaugurado, ainda este ano, o “Trem Turístico revolução de 1932”. O trajeto liga a cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, a Passa Quatro, em Minas Gerais.

A ferrovia histórica, que ficou abandonada por três décadas, está passando por uma obra de reestruturação. Assim, em breve, será uma nova opção de passeio para toda a família. Quer saber mais? Confira!

Como será o passeio no novo trem turístico? 

trem SP x MG
Foto: Elton Fernandes/Museu Ferroviário de Cruzeiro

O passeio de trem turístico que ligará São Paulo a Minas Gerais contará, no total, 34,5 km. Primeiramente, parte do trajeto será inaugurada ainda este ano e contará com 6 quilômetros de extensão. A rota vai conectar a Estação de Cruzeiro, localizada no centro da cidade, à Estação Rufino de Almeida, na zona rural. De acordo com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), cerca de 4,5 quilômetros já foram restaurados. 

No processo de restauração, os trilhos e dormentes da ferrovia terão de ser desenterrados e recuperados. Para se ter uma ideia do trabalho, foi necessário desenterrar cerca de 300 metros de trilhos de forma manual. Além disso, duas locomotivas serão reformadas: uma movida a vapor e outra a diesel. Assim, ferrovia encontra-se abandonada há cerca de três décadas. A previsão de conclusão das obras, que entregarão o trajeto completo, é para 2024. 

Por fim, é importante lembrar que a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, já oferece outro passeio em um trem turístico. O Trem da Serra da Mantiqueira percorre dez quilômetros entre a Estação de Passa Quatro e a Estação Coronel Fulgêncio. Portanto, este passeio não tem relação com o novo trem e eles não terão trajetos interligados.

Por esses trilhos, muita história 

Inaugurada por Dom Pedro II em 1884, a ferrovia passou por importantes episódios da Revolução de 1932. Inclusive, o trajeto passará pelo Túnel da Mantiqueira, local que foi palco de batalhas entre rebeldes paulistas e forças federais. Mais de 100 soldados morreram nesse embate e, até os dias atuais, é possível ver marcas de tiros nas paredes do túnel. 

A ferrovia era conhecida como Rio-Minas pois, antigamente, levava a uma estação localizada no Rio de Janeiro. Portanto, para quem ama história e passeios contemplativos, o novo trem turístico será um prato cheio. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima