Trem turístico será restaurado e ligará a cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, a Passa Quatro, em Minas Gerais.

Viagens de trem possibilitam viver uma experiência surpreendente e conferir cenários espetaculares. Apesar da baixa oferta deste tipo de passeio no Brasil, agora turistas poderão contar com uma nova possibilidade de roteiro sobre os trilhos. É que será inaugurado, ainda este ano, o “Trem Turístico revolução de 1932”. O trajeto liga a cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, a Passa Quatro, em Minas Gerais.

A ferrovia histórica, que ficou abandonada por três décadas, está passando por uma obra de reestruturação. Assim, em breve, será uma nova opção de passeio para toda a família. Quer saber mais? Confira!

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Como será o passeio no novo trem turístico? 

trem SP x MG

Foto: Elton Fernandes/Museu Ferroviário de Cruzeiro

O passeio de trem turístico que ligará São Paulo a Minas Gerais contará, no total, 34,5 km. Primeiramente, parte do trajeto será inaugurada ainda este ano e contará com 6 quilômetros de extensão. A rota vai conectar a Estação de Cruzeiro, localizada no centro da cidade, à Estação Rufino de Almeida, na zona rural. De acordo com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), cerca de 4,5 quilômetros já foram restaurados. 

No processo de restauração, os trilhos e dormentes da ferrovia terão de ser desenterrados e recuperados. Para se ter uma ideia do trabalho, foi necessário desenterrar cerca de 300 metros de trilhos de forma manual. Além disso, duas locomotivas serão reformadas: uma movida a vapor e outra a diesel. Assim, ferrovia encontra-se abandonada há cerca de três décadas. A previsão de conclusão das obras, que entregarão o trajeto completo, é para 2024. 

Por fim, é importante lembrar que a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, já oferece outro passeio em um trem turístico. O Trem da Serra da Mantiqueira percorre dez quilômetros entre a Estação de Passa Quatro e a Estação Coronel Fulgêncio. Portanto, este passeio não tem relação com o novo trem e eles não terão trajetos interligados.

Por esses trilhos, muita história 

Inaugurada por Dom Pedro II em 1884, a ferrovia passou por importantes episódios da Revolução de 1932. Inclusive, o trajeto passará pelo Túnel da Mantiqueira, local que foi palco de batalhas entre rebeldes paulistas e forças federais. Mais de 100 soldados morreram nesse embate e, até os dias atuais, é possível ver marcas de tiros nas paredes do túnel. 

A ferrovia era conhecida como Rio-Minas pois, antigamente, levava a uma estação localizada no Rio de Janeiro. Portanto, para quem ama história e passeios contemplativos, o novo trem turístico será um prato cheio. 

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Qatar Airways é eleita a melhor cia aérea do mundo

Artigo anterior

Melhores resorts para conhecer no Rio Grande do Sul

Artigo seguinte

Você pode gostar