Infelizmente, as viagens culturais não estão vivendo o melhor momento. Há restrições para se viajar livremente devido à Covid-19 com alguns países limitando o acesso e empresas de viagens muitas vezes cancelando as reservas em curto prazo.

Mas isso não significa que não possamos fazer certas coisas para nos preparar quando as coisas voltarem ao normal. Uma grande parte dos planos de muitos viajantes é aproveitar o melhor da cultura que uma cidade tem a oferecer e é possível conferir algumas das melhores atrações pela internet antes de uma visita no futuro.

Você pode conferir a mais recente exposição de arte no D’Orsay em Paris ou visitar virtualmente o famoso Guggenheim em Nova York. Algumas das instituições líderes mundiais agora oferecem passeios virtuais excelentes para desfrutarmos de casa. Aqui estão alguns dos melhores.

1 – Rijksmuseum, Amsterdã

Foto: Nikolai Karaneschev / Wikimedia Commons

A cidade onde Rembrandt morreu hospeda uma homenagem adequada ao mestre barroco com uma excelente exposição online, onde você pode inspecionar “A Ronda Noturna” em detalhes. Obras de outros pioneiros holandeses, como Vermeer, também estão presentes durante a turnê.

Você também encontrará excelentes exemplos de artefatos históricos, bem como arte clássica holandesa nas 80 galerias do museu. Um projeto de renovação de uma década, concluído em 2013, dá ao edifício do século XIX uma inclinação moderna, com um enorme átrio de vidro e faixas de luz natural. Há também um tour pelo prédio, que é muito semelhante ao Google Street View, mas as exposições são a peça central.

2 – Museu Metropolitano de Arte, Nova York

Foto: Arad / Wikimedia Commons

Lar de mais de dois milhões de obras de arte, é certo que você não conseguirá ver o “Met” inteiro em um dia. E é por isso que sua coleção online é tão útil, você pode ir e voltar quantas vezes quiser com seus passeios virtuais e ver algumas peças incríveis de artistas como Jackson Pollock e Vincent van Gogh. 

Além disso, você tem um extra do “Met” no site do Google Cultural Institute, coisas que você nem consegue ver no próprio museu. O site também oferece passeios virtuais guiados, por uma pequena taxa, o que é ótimo se você quiser a opinião de um especialista sobre os destaques do museu.

3 – Museus do Vaticano

Foto: dr_Roehrig / Pixabay

A vasta riqueza da igreja do Vaticano produziu algumas peças de arte e arquitetura impressionantes ao longo dos séculos. A Capela Sistina, incluindo o teto de Michelangelo, é uma combinação notável de ambos e você pode navegar por uma coleção de imagens em 360 graus como parte do tour virtual pelo recinto do museu. 

Fora da capela, faça um passeio pela Cidade do Vaticano, incluindo a Praça e a Basílica de São Pedro e veja os pontos turísticos que milhões de pessoas visitam por ano em tempos normais. Você pode passar horas olhando os murais e tapeçarias sozinho, então tome cuidado para não perder a noção do tempo!

4 – Museu de Arte, São Paulo

Foto: Wilfredor / Wikimedia Commons

Um dos melhores museus do Brasil tem uma maneira inovadora de exibir suas obras de arte. Os funcionários usam cavaletes de cristal para pendurar pinturas, dando a impressão de que estão flutuando no ar. Segundo eles, a técnica cria um relacionamento mais próximo entre a obra de arte e o observador. Você pode conferir no site, além de várias outras exposições incluindo nomes como a artista pop Teresinha Soares.

Você também pode verificar a bela estrutura de vidro do prédio de fora, usando o Google Street View, antes de navegar pelas coleções dos séculos 14 a 20. Imperdível para os fãs da arte e da cultura brasileira.

5 – Museu Britânico

Foto: khjgd2 / Pixabay

Com as pessoas usando muito mais entretenimento online durante a crise da COVID-19, muitas organizações estão competindo por ofertas atraentes de publicidade e customização para os clientes. As lojas estão oferecendo descontos online, os sites de cassino estão tentando os jogadores com vantagens como bônus sem depósito e várias atrações turísticas estão competindo para oferecer os melhores brindes para atrair clientes aos seus sites. O Museu Britânico é uma dessas atrações, apresentando um tour virtual aprimorado com mais de dois milhões de anos de história e cultura humana.

Em parceria com o Google Cultural Institute, o museu permite que você veja peças de arte inestimáveis de perto ou simplesmente aprecie o tamanho de um dos museus mais importantes do mundo no seu ritmo. O melhor que a Grã-Bretanha tem a oferecer.

6 – Guggenheim, Nova York

Foto: Ajay Suresh / Wikimedia Commons

A coleção do Museu Guggenheim é uma das mais famosas do mundo, em um lindo edifício projetado no formato cilíndrico. O museu de Nova York é mais conhecido pelo “Templo do Espírito” do arquiteto Frank Lloyd Wright e você pode conferir as exposições na internet.

Comece pela página inicial do Guggenheim, lá você poderá escolher entre os quatro museus, clique no link de Nova York que lhe dará acesso a obras de artistas como Picasso, Matisse e Koons. Cada obra de arte é descrita em detalhes, embora não tenha uma opção de zoom na qual o Google Culture se especializou. 

Há também um ótimo tour virtual por este prédio único que permite uma vista de 360 graus do espaço interno. Você também terá uma visão especial sobre como os artistas temporários do Gugg estão lidando com a crise do COVID-19.

7 – Museu Picasso, Barcelona

Foto: Maria Rosa Ferre / Wikimedia Commons

O Museu Picasso fez um ótimo trabalho ao combinar arte e arquitetura nos tours virtuais disponíveis em seu site. Comece com um passeio de 360 graus por algumas das melhores arquiteturas medievais de Barcelona, bem como pelas casas em que o artista espanhol viveu e trabalhou. 

Em seguida, um passeio pelas coleções do museu o levará em uma jornada cronológica por alguns belos exemplos da obra de Picasso, descrevendo em detalhes seus processos de pensamento e influências. Existem também alguns vídeos curtos úteis que explicam a história por trás de várias das peças, tornando a visita virtual muito fácil de entender.

Leia também:

» Faça um tour virtual pelo Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo
» Tour virtual: guias brasileiros acompanham turistas em diferentes museus do mundo
» Ferramenta disponibiliza tour virtual por museus de Portugal
» Caminhada virtual: conheça 7 trilhas incríveis em tours online

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Cruzeiros e viagens de barco: a gestante pode fazer?

Artigo anterior

Amsterdã usará flores para manter suas pontes livres de bicicletas trancadas

Artigo seguinte

Você pode gostar