Atualizada em:
Planejando uma viagem para Veneza? Confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos desta apaixonante cidade da Itália, os lugares para ir por lá e os passeios imperdíveis de Veneza
Veneza é um destino surpreendente, não só para os casais apaixonados ou em lua de mel. Estamos falando de uma das cidades icônicas da Itália, famosa por seus inúmeros canais e lugares únicos para conhecer.
Considerada patrimônio da humanidade pela Unesco, Veneza tem atrações valiosas para diferentes perfis de viajantes. Por isso, é uma ótima escolha de destino na Europa, independente da sua idade ou se vai viajar sozinho ou acompanhado.
A cidade italiana tem belezas históricas e naturais, além de hospedagens encantadoras que tornam a viagem para lá ainda mais especial. Para completar o pacote, Veneza tem ótimos restaurantes e muitos atrativos que a tornam um destino realmente incrível.
Portanto, se você está planejando viajar para lá, este post tem tudo o que precisa saber para ter uma experiência inesquecível. Preparamos um guia com dicas sobre os principais pontos turísticos, lugares para ir e passeios imperdíveis em Veneza, confira!
Pontos turísticos de Veneza
Um lugar único no mundo, Veneza tem muita coisa para ver e fazer, a começar por explorar seus principais pontos turísticos. Uma dica importante é se preparar para caminhar, já que a cidade é repleta de caminhos e pontes para percorrer.
Outra forma de visitar os lugares mais famosos é através dos passeios de barco pelos canais de Veneza, mas este é um tema que abordaremos a seguir. Agora, veja quais são os pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro de viagem nesta incrível cidade da Itália.
Palácio Ducale
Uma verdadeira obra-prima arquitetônica de Veneza, o Palácio Ducale é uma construção em estilo gótico veneziano belíssima. Um dos principais pontos turísticos da cidade, o palácio teve várias funções ao longo dos anos, sendo residência dos Doges e centro do poder na Sereníssima República, além de prisão. Localizado na Praça de São Marcos, o local também funcionou como sede do governo e dos tribunais de Veneza. Atualmente, é um museu.
Basílica de São Marcos
Outro ponto turístico imperdível de Veneza, a Basílica de São Marcos também fica na Praça de São Marcos e é o maior marco arquitetônico da cidade. Ela é um dos principais cartões-postais da cidade italiana e impressiona pela grandeza de suas cúpulas em estilo bizantino. Importante centro religioso da cidade, a igreja guarda relíquias e o corpo do padroeiro de Veneza, São Marcos. Além disso, recebe milhares de visitantes por conta de sua bela arquitetura, com destaque para suas colunas góticas e mosaicos.
Praça de São Marcos
É impossível viajar para Veneza e não visitar a Praça de São Marcos, ou Piazza San Marco, afinal lá estão os principais pontos turísticos da cidade. Mas não é só isso. A imponente praça é belíssima. Construída no século IX em frente à Basílica de São Marcos, ela foi palco de vários momentos históricos da cidade. Para se ter uma ideia, a praça foi apelidada por Napoleão Bonaparte de “O Salão Mais Bonito da Europa”. Hoje, é o coração de Veneza.
Ponte de Rialto
Veneza tem centenas de pontes, mas uma delas se destaca entre seus principais pontos turísticos: a Ponte de Rialto. A bela arquitetura, com seus arcos clássicos, fez com que o monumento fosse paisagem para vários filmes, além de ser um dos lugares da cidade mais procurados para registros fotográficos. A ponte foi erguida entre 1588 e 1591 e é a mais antiga das quatro pontes que atravessam o Grande Canal de Veneza.
Coleção Peggy Guggenheim
Outro ponto turístico super interessante para visitar em Veneza é o museu que reúne a Coleção Peggy Guggenheim. Ele foi criado a partir das aquisições de Peggy Guggenheim, uma excêntrica colecionadora de arte americana da primeira metade do século XX, que se mudou para a Europa e abriu sua primeira galeria em 1938. O acervo inclui obras dos movimentos modernistas, com trabalhos de Picasso, Dali, Miró e Marx Ernst.
Lugares para ir em Veneza
Veneza é um lugar único no mundo, famosa por ser uma cidade de inúmeros canais, com cenários realmente belíssimos. Ela fica às margens da Lagoa de Veneza, que é parte do Mar Adriático, e tem cerca de 118 ilhas e mais de 400 pontes que ligam em torno de 150 canais. Neles, há muitos locais surpreendentes para conhecer, tanto na cidade italiana como em seus arredores.
Cannaregio
Para começar nossas dicas de lugares para ir em Veneza, temos um dos cantinhos charmosos da cidade e menos badalados: o Cannaregio. Lá não há pontos turísticos nem monumentos famosos, além disso este não é um caminho de turistas. Trata-se de um gueto judeu que conquista por sua simplicidade e que oferece sossego para curtir a paisagem de Veneza. O lugar, inclusive, foi residência de Marco Polo, Tiziano e Tintoretto.
Dorsoduro
Dorsoduro é mais um dos lugares para incluir no seu roteiro de viagem em Veneza. Ele é o distrito mais artístico da cidade, sendo um bairro jovem onde há muitas atrações culturais e uma vida noturna agitada. Lá você encontrará muitos músicos de rua e galerias de arte. Além disso, poderá visitar a Coleção Peggy Guggenheim, o museu instalado no Palácio Venier dei Leoni, à beira do Canal de Veneza.
Murano
Uma das ilhas de Veneza, Murano é um ótimo lugar para passear ao visitar a cidade. Você pode visitá-la de forma autônoma ou fazer o passeio à ilha com agências turísticas. Lá verá lindas paisagens, construções históricas e visitar seus atrativos, entre eles o Museu do Vidro de Murano. A ilha também tem muitas lojas para a compra de produtos artesanais produzidos ali.
Burano
Burano é mais uma ilha da Lagoa de Veneza para visitar ao viajar para a cidade italiana. Inclusive, é possível fazer passeios para Murano e Burano de forma combinada. Uma ilha pequena e fácil de ser percorrida a pé, Burano tem casinhas com cores fortes que se destacam entre seus canais, formando uma paisagem belíssima. Lá também há muitas lojas de presentes, assim como cafés e restaurantes charmosos.
Torcello
E, por fim, Torcello é mais um dos lugares para ir em Veneza. Uma ilha sem habitantes, ela fica bem perto de Burano e tem, entre suas atrações, a Ponte do Diabo e a Basílica de Santa Maria Assunta. Esta última foi construída em estilo bizantino em 639 e é uma construção histórica importante de Veneza. Torcello é um local muito tranquilo para passear ao viajar para esta região da Itália.
Passeios imperdíveis em Veneza
Os incríveis cenários de Veneza ficam ainda mais belos quando vistos a partir dos passeios que percorrem seus vários canais, seja de gôndola ou barcos. Você também pode percorrer suas ruas e pontes e visitar vários dos pontos turísticos da cidade facilmente, além de experimentar deliciosos pratos em seus restaurantes charmosos.
Passeio de gôndola em Veneza
Os passeios de gôndola são os mais famosos de Veneza, por isso é difícil falar sobre o que fazer na cidade italiana sem começar por eles. Geralmente, eles são a melhor opção romântica para quem vai à cidade, já que contam com condutores que também são cantores. Mas também servem para quem quer conhecer melhor a cidade de uma maneira diferente, inclusive é possível fazer o passeio de gôndola compartilhado.
Passeio de barco em Veneza
Outra forma de conhecer Veneza a partir de seus canais é através dos passeios de barco. Há as linhas de transporte público local que percorrem os canais venezianos e também os tours particulares que levam turistas por diferentes roteiros, mostrando a cidade por vários ângulos. Portanto, ao viajar para lá, inclua em seu roteiro os passeios de barco como forma de se locomover em Veneza.
Passeios guiados em Veneza
Veneza é um destino histórico e, portanto, uma das melhores formas de conhecê-lo é com o acompanhamento de um guia. Isto fará toda diferença na sua experiência de viagem, uma vez que permitirá conhecer melhor cada ponto turístico da cidade. Até porque a cidade tem atrativos que você só poderá compreender a magnitude conhecendo sua história. Portanto, escolha fazer um tour com guia em Veneza.
Dicas de viagem em Veneza
Mais do que saber quais lugares e pontos turísticos conhecer em Veneza, é preciso se atentar às dicas de viagem para ter uma experiência completa no destino. Isto porque existem questões fundamentais que podem interferir diretamente em como você aproveitará seu tempo na cidade italiana.
Primeiro, tenha em conta que Veneza é um destino turístico, por isso é comum encontrar filas nas atrações. Sendo assim, adquira os ingressos com antecedência sempre que possível, sobretudo se planeja viajar na alta temporada do destino, que ocorre no verão.
Segundo, cidadãos brasileiros não precisam de visto para viajar a turismo para Veneza, desde que a viagem não ultrapasse 90 dias. Porém, ao chegar à Itália, é preciso apresentar comprovante de hospedagem, passagem de retorno ao Brasil e comprovante de recursos financeiros para se manter durante a viagem.
Além disso, providencie um seguro-saúde, já que o documento é obrigatório para viajar à Europa. Mantenha também suas vacinas em dia. Você pode verificar as informações completas sobre os requisitos de entrada no país europeu no site da Embaixada da Itália no Brasil.
Outra dica é que, na Itália, a moeda oficial é o euro, mas os pagamentos com cartões de crédito são amplamente aceitos em toda a cidade. Por outro lado, pode ser útil ter dinheiro em espécie, sobretudo para pequenos gastos e visitas a pequenas ilhas de Veneza.
E mais: em Veneza e outros destinos na Itália há códigos de vestimentas para entrar em alguns locais, principalmente igrejas. Portanto, é importante se atentar a isto na hora de fazer sua mala, por exemplo, considerando que peças acima do joelho, sem mangas ou que mostrem o colo não são permitidas nestes locais.
Melhor época para viajar para Veneza
Veneza fica às margens do mar e sofre com as oscilações da maré. Durante a maré alta, o mar pode tomar parte das ruas da cidade e, na baixa, os canais podem ficar com o nível abaixo do normal. Porém, nada que comprometa a beleza da cidade, que é linda o ano todo.
No entanto, outra dica importante a se considerar ao viajar para Veneza é que o clima na cidade, como em toda Europa, tem estações bem definidas e temperaturas que variam bastante ao longo do ano.
Por exemplo, a alta temporada acontece no verão (de julho a agosto), quando a cidade tem temperaturas médias na casa dos 23ºC, mas com dias em que os termômetros chegam aos 35ºC. No inverno, porém, a temperatura média fica em torno dos 5ºC, mas alguns dias podem ter sensação térmica abaixo de 0ºC.
De modo geral, a temperatura média anual de Veneza é de 14ºC e chove ao longo do ano todo, com prevalência maior nos meses de setembro, outubro e novembro. Uma das melhores épocas para visitar Veneza, portanto, é a primavera, sobretudo nos meses de abril e maio, quando não chove e as temperaturas são amenas.
Contudo, saiba que desde 2024 Veneza decidiu cobrar uma taxa para turistas em dias específicos entre abril e julho, quando o fluxo de viajantes aumenta na cidade. O valor é de €5 por dia e vale para visitas feitas entre as 8h e as 16h30. Por isso, antes de viajar consulte as datas para saber se será necessário pagar a taxa online no site da prefeitura de Veneza.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]