Atualizada em:
Se você está se programando para curtir o próximo verão na Itália, precisa conferir esta seleção com as melhores praias para conhecer por lá
O verão na Itália costuma ser bem quente, com temperaturas em torno dos 35ºC e quase nenhuma chuva. E, como não poderia ser diferente, as praias são os lugares mais procurados nesta época – que vai de junho a setembro -, tanto pelos italianos quanto pelos turistas. A boa notícia é que não faltam lugares incríveis para se refrescar no mar por lá. E, neste post, queremos apresentar as melhores praias para conhecer na Itália.
Mas, antes de começarmos a descrevê-las, precisamos alertar: vai ser difícil escolher entre tantos cenários deslumbrantes. Apesar de ser um país relativamente pequeno, a Itália possui muitas praias. Há opções para os mais diferentes perfis de viajantes, desde os que viajam sozinhos e gostam de explorar novos lugares até aqueles que passeiam em família e procuram por boa estrutura para curtir o mar. Por isso, vale muito escolher a Itália para curtir o verão europeu.
Melhores praias na Itália
Diferente do Brasil, onde as praias são banhadas pelo Oceano Atlântico e têm águas mais agitadas, o litoral da Itália é banhado por quatro mares: Mar Tirreno, Mar Adriático, Mar Jônico e Mar Mediterrâneo. Por isso, a maior parte das praias italianas têm águas extremamente calmas, ótimas para banhos relaxantes e a prática de snorkeling. Além disso, é possível encontrar desde faixas de areia com ótima infraestrutura turística até praias mais selvagens e desertas.
Cala Pulcino, Lampedusa
Formada por uma parte de areia e outra de pedras, Cala Pulcina é uma das praias mais bonitas da Lampedusa. Lá o mar é azul turquesa e muito calmo, com um visual paradisíaco. Não há serviços na praia, portanto você deve levar comida e água. O acesso a praia é feito através de uma trilha de 1,6 km, com um desnível de 100 metros. A caminhada dura cerca de 40 minutos e o esforço é compensado pela beleza do lugar, que é ótimo para relaxar e curtir o mar com tranquilidade na Itália.
Scala dei Turchi, Sicilia
Já na região da Sicilia, outra praia que vale a pena conhecer na Itália é a Scala dei Turchi. Ela fica perto do Vale dos Templos em Agrigento e tem como característica mais marcante um penhasco branco, sobre o qual se tem uma vista incrível da praia e do mar. Além disso, possui areias finas e mar claro, ótimo para a prática de mergulho com snorkel. Diferente de Cala Pulcino, Scala dei Turchi tem uma faixa de areia longa, onde há muitos bares e quiosques.
Cala di Volpe, Sardenha
Cala di Volpe também fica na Sardenha, tem areias finas e mar calmo, azul turquesa. Ela é mais conhecida pelo hotel de luxo que tem o mesmo nome: Hotel Cala di Volpe, que faz parte da “The Luxury Collection” operada pela cadeia de hotéis Starwood. Porém, é uma antiga vila de pescadores que, hoje, recebe turistas de todo o mundo por causa de sua beleza e ótima infraestrutura turística.
Spiaggia di Tropea, Calabria
Spiaggia di Tropea, na região da Calábria, é uma das melhores praias para curtir o verão na Itália, não só por sua beleza quanto por sua essência, que conquista turistas de toda parte. Ela é cercada por falésias grandiosas e tem um visual paradisíaco único, que rende ótimas fotos. Além disso, fica em uma região com ótima infraestrutura turística. Por isso, quem decide visitá-la, consegue curtir o mar com tranquilidade e, ainda, encontra os melhores serviços. No centro da cidade, por exemplo, há lojas de lembrancinhas e restaurantes que servem o melhor da gastronomia italiana.
Spiaggia delle Due Sorelle, Ancona
Uma das mais belas da costa de Ancona, a Spiaggia delle Due Sorelle – praia das duas irmãs – fica na cidade de Sirolo. Ela tem um visual mais selvagem, com faixa de areia grossa e mar cristalino. O acesso é somente pelo mar, em passeios de barco. Por esse motivo, ela se mantém extremamente preservada. Além do mais, não há estrutura turística na praia, por isso você deve levar alimentos e água.
Cala Tonnarella dell’Uzzo, Sicília
Voltando à Sicília, Cala Tonnarella dell’Uzzo é a praia mais frequentada da Reserva Zingaro. Além disso, é uma das melhores praias na Itália para quem procura beleza. Isto porque, além do mar extremamente azul, ela possui uma faixa de areia cercada por jardins e bosques que a tornam encantadora. O acesso a esta praia é feito através de uma trilha e nossa dica é que você a visite pela manhã, quando há menos movimento de turistas.
Faraglioni di Sant’andrea, Puglia
Outra belíssima praia da Itália, Faraglioni di Sant’andrea é comumente chamada de “praia dos faraglioni”. Ela fica em Puglia, ao norte de Otranto, e tem mar de águas cristalinas e faixa de areia clara e macia. Para completar, é cercada por penhascos, onde você encontrará, inclusive, cavernas. No lado norte da baía, há pequenas áreas de paragem no penhasco, de onde é possível mergulhar. Outro atrativo desta praia é uma torre do século XVI, que vigia a praia, conhecida como Torre Sant’Andrea.
Isola di Spargi, Sardenha
Isola di Spargi é uma ilha do arquipélago de La Maddalena, no norte da Sardenha. Ideal para aproveitar o verão na Itália. Ela integra o Parque Nacional de La Maddalena e é a terceira maior da região. Lá o mar é azul turquesa bem clarinho, com águas cristalinas e calmas. Não há faixas de areia extensas, já que as praias de Isola do Spargi têm muitas rochas. Apesar disso, você encontrará ótimos lugares para curtir o mar. Para acessá-la, é preciso contratar um passeio de barco.
Baia delle Zagare, Puglia
Baia delle Zagare não é só uma das melhores praias da Itália, mas uma das mais bonitas do mundo, segundo a revista americana National Geographic. Ela fica no Parco Nazionale del Gargano e também é conhecida como Baia dei Mergoli. A praia é cercada por falésias brancas imponentes, com duas duas rocas de calcário chamadas Arco di Diomede e Le forbici. O acesso à baía é feito através de uma trilha.
Spiaggia di Sansone, Ilha de Elba
Praia de beleza deslumbrante, Spiaggia di Sansone fica na Ilha de Elba, uma das regiões mais bonitas da costa italiana. Ela é cercada por altas falésias brancas que emolduram a faixa de areia clara e o mar estonteantemente azul. Ela fica perto de Portoferraio, cortada em duas por um deslizamento de terra que a mantém separada de uma praia menor, a Sorgente. O acesso à praia não é muito fácil, porém isto faz com que ela se mantenha preservada e calma. Além disso, o mar é ótimo para a prática de snorkeling.
Atrani, Campania
Uma das praias mais bonitas da região de Salerno, Atrani fica na região de Campania. É uma praia mais urbana, com boa infraestrutura turística e fácil acesso ao centro da cidade. Ela é cercada por falésias, tem areia cinza e águas cristalinas em tons de azul turquesa. Além de aproveitar o mar em Atrani, é possível realizar várias atividades na faixa de areia. No entanto, por ser próxima à cidade, é mais movimentada e costuma ficar lotada na alta temporada.
Baia dei Turchi, Puglia
Em Puglia, a Baia dei Turchi é uma ótima opção de praia na Itália para quem busca contato com a natureza e mar com águas cristalinas. Ela fica em Otranto e é cercada por uma floresta de pinhais e vegetação mediterrânea. A faixa de areia é bem reservada, por isso é ideal para quem procura por tranquilidade para curtir o mar. Por falar nisso, as águas nessa região revelam diferentes tons de azul, um verdadeiro espetáculo.
Chiaia di Luna, Ponza
Chiaia di Luna também é uma das melhores praias para visitar no verão na Itália, considerada por muitos como uma das mais bonitas do Mediterrâneo. A faixa de areia branquinha é cercada por oleandros e banhada por águas extremamente cristalinas e azuis. Ao seu redor há várias cavernas, onde é possível se abrigar do sol nos dias mais quentes. Além disso, quem a visita pode fazer caminhadas na mata preservada que a cerca.
La Pelosa, Sardenha
La Pelosa é uma das praias mais cinematográficas da Itália. E não é por menos. Ela tem um visual realmente paradisíaco, que fará você se sentir em pleno Caribe. Isto porque tem areia fina e clara, mar com águas azul turquesa e vegetação exuberante ao redor.
Além disso, é cercada por grandes estruturas de pedra no meio do mar, chamadas de faraglioni. A partir dela, é possível conhecer a ilha de Piana, que fica à sua frente, e algumas enseadas, como “La Pelosetta”, que fica perto da praia.
Spiaggia dei Conigli, Lampedusa
Acessível a partir de uma trilha de 10 minutos, Spiaggia dei Conigli é o cartão-postal da Lampedusa e uma das melhores praias da Itália. E não é por menos. O mar azul turquesa contrasta com os paredões rochosos brancos e forma um cenário surreal. Ela tem uma faixa de areia extensa e águas extremamente calmas. Como é raso, o mar desta praia também é ideal para quem viaja com crianças à Itália.
Marasusa, Calabria
Marasusa é uma das melhores praias urbanas da Itália. Ela fica em Tropea, na região da Calábria, e tem uma montanha rochosa ao seu redor, onde fica uma igreja. Com mar azul turquesa e faixa de areias branquinhas, a praia parece um pedaço do Caribe na costa italiana. O acesso a ela é muito fácil, através de uma estrada que percorre a costa desta região.
Cala Goloritzé, Sardenha
Cala Goritzè fica no Golfo de Orosei e é um dos trechos mais fotografados da Sardenha. O motivo é o visual incrível desta praia, marcado pelo encontro do mar com as montanhas. O local é, desde 1995, um monumento nacional protegido.
A praia é coberta por seixos brancos, tem águas azul turquesa e vegetação preservada. E, além de ser um ótimo lugar para curtir o mar, também é perfeita para quem gosta de esportes de aventura. O esporão de calcário, que é uma espécie de “guardião” do local, é uma das atrações mais populares do país para quem faz escalada. Já a mata mediterrânea é um ótimo lugar para trekkings.
Cala Granara, Ilha Spargi – Sardenha
Por fim, Cala Granara também é uma das melhores praias para aproveitar o verão na Itália. Localizada na Ilha Spargi do arquipélago de Maddalena, na Sardenha, ela tem mar extremamente calmo, com águas cristalinas em tons de verde azulado.
A praia tem dois lados, divididos por uma montanha e ligados por uma trilha. É um local muito tranquilo, ideal para quem procura por sossego para curtir o mar. E, por estar em uma ilha sem habitantes, não possui infraestrutura turística. Por isso, leve sua comida e água ao visitá-la.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]