Dicas imperdíveis para fazer um roteiro de carro alugado de Goiânia a Pirenópolis desbravando todas as belezas do cerrado brasileiro 

Quem nunca sonhou em percorrer os belos cenários do cerrado brasileiro de carro? Uma opção para quem deseja admirar as belezas desse bioma é o trajeto que liga Goiânia, segunda maior cidade do centro-oeste brasileiro, com Pirenópolis, destino charmoso que reserva muita natureza e história.  

Pelo caminho, cenários bucólicos e belas paisagens vão passando pela janelinha do veículo, tornando essa viagem inesquecível tanto para que viaja com família ou amigos. Quer mais detalhes sobre essa rota? Elaboramos um guia prático para quem deseja explorar o trajeto com carro alugado. 

Belezas do cerrado com aluguel de carros em Goiânia 

Viagem de Goiânia a Pirenópolis: explore as belezas do cerrado com carro alugado

Foto: SergioRDG/ Wikimedia Commons

Para chegar a Pirenópolis, sobretudo para quem vem de longe, é necessário realizar o aluguel de carros em Goiânia. O veículo é extremamente necessário pois, uma vez no destino, será necessário realizar vários deslocamentos para conhecer cachoeiras.

O ideal é descer no aeroporto Aeroporto Internacional de Goiânia, também conhecido como Santa Genoveva, e já realizar a locação do seu veículo. Partindo da capital, é necessário seguir via BR-060 (BR-153), com passagem por Anápolis e então pela GO-431, em um trajeto de aproximadamente 128 quilômetros. 

Vale lembrar que a Localiza conta com várias unidades pelo Brasil, inclusive nessa região, e oferece aluguel de carros de forma prática, rápida e até mesmo online, evitando burocracias. Você pode optar pela categoria que mais tem a ver com seu estilo de viagem e ainda adicionar itens extras, como GPS, que é indispensável quando se visita um destino pela primeira vez.

O que é necessário para realizar o aluguel de carros em Goiânia? 

Viagem de Goiânia a Pirenópolis: explore as belezas do cerrado com carro alugado

Foto: Sérgio GRD/ Wikimedia Commons

Realizar o aluguel de carros em Goiânia é muito simples e você pode fazer a reserva até mesmo antes de chegar ao destino, pela internet. Basta seguir o passo a passo abaixo: 

  • Entre no site da locadora de carros
  • Selecione as cidades de Goiânia para retirada do automóvel;
  • Escolha a data e o horário da retirada e devolução, modelo do veículo que deseja, inclua serviços e acessórios opcionais. 
  • Preencha com seus dados pessoais e finalize a reserva. 

Quanto aos documentos e requisitos necessários para alugar um carro em Goiânia, basta: 

  • Ser maior de 18 anos de idade (não é necessário sem tempo mínimo de habilitação); 
  • Ter crédito aprovado na Localiza (essa aprovação pode ser imediata por meio do cartão de crédito);
  • No caso de estrangeiros, é necessário portar o passaporte no momento da retirada do carro;

Viu como alugar um carro é mais simples do que parece? Agora vamos às atrações que você deve explorar nessa viagem até a charmosa Pirenópolis. 

O que fazer em Pirenópolis em uma viagem de carro alugado 

Viagem de Goiânia a Pirenópolis: explore as belezas do cerrado com carro alugado

Foto: Rodrigogomesonetwo/ Wikimedia Commons

Podemos considerar Pirenópolis um destino completo: a charmosa cidadezinha preserva uma atmosfera interiorana, no entanto, possui uma ótima estrutura para receber os turistas. 

Os apaixonados por história vão se impressionar com seu centro histórico preservado, rico em edificações tombadas, ruas de paralelepípedos e casarões coloniais. 

No entanto, quem prefere aventura encontrará seu lugar ao sol, visto que a oferta de ecoturismo na cidade é farta. São diversas cachoeiras que podem ser visitadas, além de rios, mirantes e lugares perfeitos para a prática de esportes na natureza. Confira, abaixo, alguns pontos turísticos imperdíveis na cidade: 

Centro histórico 

O centro histórico da cidade é repleto de edificações antigas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, considerada a igreja mais antiga do estado de Goiás, datada de 1732. O edifício passou por diversas transformações e restauros desde então, sendo considerada um verdadeiro cartão-postal. Dali é possível obter uma vista incrível e panorâmica da cidade. 

Museus 

Ainda no centro histórico, não deixe de visitar alguns dos pequenos museus que a cidade oferece e que ajudam os turistas a descobrirem mais sobre a cidade. Destaque para o Museu Rodas do Tempo, que oferece um rico acervo de veículos que funcionam sobre duas rodas. Há, também, o Museu do Divino, localizado na antiga cadeia do município, que resgata a história da Festa do Divino, uma comemoração típica regional. 

Parque Estadual da Serra dos Pirineus 

O enorme Parque dos Pirineus fica a aproximadamente 20 quilômetros de Pirenópolis. Entre diversas atrações, está a subida até o Pico dos Pireneus, de onde é possível obter uma das vistas mais emocionantes da região, a mais de 1300 metros de altura. O caminho, que passa por belas espécies de fauna e flora típicos do cerrado, é acessível por carro e percorre um trecho sinuoso de estrada de terra. Depois, é necessário seguir caminhando por meia hora até atingir o topo, onde há uma pequena capela. Tente visitar o lugar ao pôr do sol, cujas luzes douradas tornam a paisagem ainda mais bonita.  

Cachoeiras 

Pirenópolis é famosa por suas cachoeiras, oferecendo diversas opções para se refrescar. Para se ter uma ideia, são mais de 80 quedas d’água para visitar, algumas delas inseridas no Parque Estadual da Serra dos Pirineus, como a Cachoeira do Abade, com mais de 22 metros de altura e um poço perfeito para banho. 

A Cachoeira do Rosário também merece uma atenção especial: rodeada por muito verde, possui uma queda de águas cristalinas que desliza pelas pedras. Por fim, a Cachoeira das Araras é uma das mais visitadas da região, oferecendo fácil acesso e uma incrível piscina natural, além de espaço para crianças. 

Fazendas

Parte da história da cidade pode ser resgatada em uma visita a algumas das antigas fazendas que hoje vivem do turismo e abrem suas portas para visitantes. É o caso da Fazenda Babilônia, que possui mais de 200 anos de história e um casarão do século XVII ainda preservado. Durante a visita, é possível tomar um típico “café sertanejo” original da época, como uma verdadeira volta no tempo. No menu, são mais de 40 quitutes, entre doces e salgados, que podem ser provados pelos turistas. 

Restaurantes 

A culinária é outro ponto de destaque na cidade. Após um dia repleto de aventuras caminhadas e, claro, cachoeiras, você poderá recarregar as energias em deliciosos pratos típicos. Os destaques ficam por conta do empadão goiano, a galinhada e os pratos preparados com pequi, ingrediente muito usado para complementar os menus. Na hora da sobremesa, há diversas opções de doces, como as pamonhas, preparadas à base de milho. 

Agora que você já conferiu todas as dicas para curtir as belezas do cerrado com carro alugado em uma rota de Goiânia a Pirenópolis, basta fazer as malas e se preparar para curtir todas essas atrações. 

+ Info
Localiza
https://www.localiza.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» 10 mirantes sensacionais para conhecer em estradas pelo Brasil
» Aluguel de carro: saiba qual modelo alugar para cada estilo de viagem
» Inhotim reabre após quase oito meses fechado devido à pandemia
» Pontos turísticos em Fortaleza para conhecer com carro alugado

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Bate-voltas incríveis para fazer partindo da capital baiana

Artigo anterior

Como chegar em Búzios saindo do Rio de Janeiro

Artigo seguinte

Você pode gostar