Melhores atrações em Capitólio: confira nossas dicas do que visitar e onde se hospedar e programe sua viagem para Capitólio

Se você procura uma viagem simples e ao mesmo tempo diferente dos destinos padrões, a solução pode ser se voltar a algumas localidades que estão fora do radar da grande maioria turística. Um exemplo disso é a pitoresca e bucólica cidade de Capitólio, no estado de Minas Gerais.

Quer saber por quê? Vamos te revelar o segredo…

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Capitólio é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado de Minas Gerais, com cerca de 8.663 pessoas (censo de 2020) vivendo em uma área total de 522 km2.

O slogan da cidade é “Rainha dos Lagos”, em referência à sua proximidade com o lago da Represa de Furnas. Com a inundação do lago, parte da cidade velha de Capitólio ficou submersa. Quando a água desce mais de 10 metros avista-se a antiga igreja das ruínas se estiver na cidade de Guapé.

Três principais destinos do Sudoeste mostram que a cidade está relativamente próxima: São Paulo (439,3 km, cerca de seis horas), Rio de Janeiro (658,4 km, cerca de 9 horas e meia) e Belo Horizonte (288,5 km, quase quatro horas e meia).

Uma viagem a Capitólio envolve visitas a lugares inusitados como o Lago de Furnas, criado pela barragem de Furnas, conhecido como o “Mar de Minas“; passear pela chamada Praia Artificial de Capitólio, nos limites da cidade, onde acontecem as festas de carnaval; banhar-se na Cachoeira Lagoa Azul, com águas claras e piscinas naturais; ou explorar o Morro do Chapéu, cujo topo possui um planalto com vegetação tropical e nascentes de água que formam cascatas à medida que descem as encostas.

Venha conosco conferir alguns dos destaques que ainda tornam a região uma atração essencial para aqueles que apreciam ótimos momentos de contato com a natureza.

Turismo em Capitólio: 9 atrações imperdíveis

Paisagens arrebatadoras são características em muitas cidades brasileiras, mas aqui o destaque acontece por se tratar de uma localização bucólica que caracteriza o turismo em Capitólio como um dos que mais promove o contato com a sustentabilidade.

Lago de Furnas

Viagem para Capitólio

Melhores Atrações de Capitólio, Minas Gerais. Foto: Divulgação

O reservatório formado pela usina de mesmo nome é denominado Lago de Furnas, ou como é conhecido coloquialmente, “Mar de Minas” e banha 34 cidades do estado. Em seu nível operacional máximo abrange uma área de aproximadamente 1.440 quilômetros quadrados e se estende por dois braços principais, o primeiro a leste da barragem, 240 km ao longo do Rio Grande, e o outro ao sul, 170 km ao longo do Sapuque.

Para a construção do reservatório, grandes extensões de terra fértil tiveram que ser submersas, o que exigiu a evacuação dos locais. Como resultado, o negócio tornou-se impopular desde que a fábrica foi construída, na verdade prestando um desserviço a quem vive da agricultura. No entanto, sua criação também facilitou o surgimento de novas paisagens que poderiam ser usadas para recreação. Desta forma, o desenvolvimento do turismo ao redor do local tornou-se importante e pôde compensar a perda inicial. Mais de 260 empreendimentos turísticos foram estabelecidos ao redor do reservatório, incluindo hotéis, pousadas e clubes de vela.

Os 34 municípios atingidos pela barragem formaram a Associação Municipal do Lago de Furnas (ALAGO), que visa promover a atividade turística e o desenvolvimento de toda a região, explorando as potencialidades do lago, ao mesmo tempo que procura proteger o meio ambiente, alertando para a poluição dos fertilizantes e agrotóxicos, além do lançamento de esgoto não tratado, desmatamento do entorno e descarte de lixo.

Paraíso Perdido

viagem para capitólio

Melhores Atrações de Capitólio, Minas Gerais. Foto: Marcopilas / WIkimedia Commons

Localizado entre o Lago de Furnas e a Serra da Canastra, no município de São Joao Batista do Glória, região Sudoeste do estado de Minas Gerais. É um magnífico complexo de piscinas naturais de várias cores e cachoeiras de águas cristalinas que vem das serras onde são totalmente preservadas. É composto por várias piscinas, de vários tamanhos, algumas rasas, outras com vários metros de profundidade, além de lindas cachoeiras.

A área é particular e foi comprada com o único objetivo de ser preservada. Numa pequena parte há um camping para que os amantes da natureza aproveitem as belezas naturais. Há também cinco Barracas de Alvenarias, similares a um chalé suíço, com duas camas de solteiro (podendo ser adicionado um colchonete para uma terceira pessoa), luz elétrica e tomada para pequenos equipamentos como celulares. Para poder usar essas barracas é necessário levar roupa de cama, travesseiros e cobertas.

No limite do camping há placas de sinalização que orientam os que desejam visitar os ribeirões sobre os cuidados necessários para garantir a segurança e a preservação da natureza. NO chão há pequenas pegadas vermelhas que sugerem por onde passar com mais segurança. Leve sempre sapatilhas, sandálias pappete e tênis de solados antiaderentes para que que possam molhar e mesmo assim possibilitar andar nas pedras secas sem o risco de escorregões.

Cachoeira Fecho da Serra

viagem para capitólio

Foto: Divulgação

Uma das mais belas da região, possui o maior volume de água do município. Uma queda de 30 metros e um poço grande que propicia lugar para banho marcam a paisagem, rodeada pelo vale do Fecho da Serra, que possui paredões de mais de 100 metros, além de muitas nascentes de água límpida.

A estrada que dá acesso é de terra, com trechos muito íngremes, portanto prepare-se e fique atento para não ocorrer nenhum acidente. Se você está de carro é possível parar a cerca de 300 metros e andar em trilha tranquila até o local do banho em si. Se for pelo lado direito do rio é possível chegar ao local e se posicionar atrás da queda, desde que se tenha bastante cuidado, pois as pedras são muito escorregadias.

E o que é melhor: não há taxa de entrada!

Cachoeira da Lagoa Azul

melhores atrações

Foto: Divulgação

O turismo em Capitólio não é completo sem uma parada para apreciação das duas quedas d’água dessa cachoeira, um convite a um relaxante banho. Dependendo do sol no dia da visita, a queda ganha tons de verde e o poço é ideal para um mergulho bem tranquilo.

O acesso é a partir do Lago de Furnas. Está com tempo? Experimente subir a cachoeira até a queda mais alta, passando por um percurso que demora apenas cinco minutos. Lá uma pequena lagoa oferece um banho relaxante. Para quem está no Lago o acesso à parte baixa é livre, mas para chegar à parte superior é necessário desembolsar quarenta reais, pagos à parte e não incluídos nos passeios.

Mirante dos Canyons

melhores atrações

Melhores Atrações de Capitólio, Minas Gerais. Foto: Wikimedia Commons

Uma das atrações mais visitadas e emblemáticas da cidade, é de lá que se é possível localizar e identificar aquele cantinho do Largo de Furnas ideal para você passar o dia sem ser incomodado pelas multidões de visitantes. Fica na estrada MG-050, Km 315, entre a Cachoeira Lagoa Azul e a Cascata Eco Parque.

A visita é cobrada e inclui: mirante central, portaria 1; mirante dos apaixonados, portaria 3; e a Cachoeira do Mirante dos Canyons, portaria 2. Ainda no estacionamento você verá o mirante central, onde pagará cerca de R$ 20,00. A seguir vem o mirante dos apaixonados, onde poderá ver um encontro das águas que forma um coração. Por fim desça uma pequena trilha até o poço da cachoeira,

Ah, e não esqueça de perguntar a localização para a famosa “pedra da foto”, um ponto padrão com uma vista incrível usado para posar em fotos de grupo, familiares ou simplesmente para registrar o cenário. É mesmo de tirar o fôlego!

Cachoeira Dicadinha

melhores atrações

Melhores Atrações de Capitólio, Minas Gerais. Foto: Wikiloc

Fica em frente ao Mirante dos Canyons. A entrada custa vinte reais e é percorrida pro uma pequena trilha que leva o turista a esta cachoeira com níveis em um desfiladeiro, ótima para nadar e tirar fotos.

Cachoeira da Capivara

atrações capitólio

Melhores Atrações de Capitólio, Minas Gerais. Foto: Divulgação

O Complexo da Cachoeira da Capivara e da Pedra Ancorada são alguns dos pontos turísticos mais procurados por possuir trilhas espetaculares com mais de 40 piscinas naturais pelo caminho. a Cachoeira da Capivara pode ser acessada por meio de uma trilha de 900 metros inserida num cenário deslumbrante e que fica às margens de um ribeirão.

É a cachoeira com a estrutura mais completa da cidade, com loja de conveniência, banheiros, estacionamento e um restaurante com comida típica mineira. Seu trajeto passa pelas margens do rio e permite diversas paradas para banho.

A caminhada até o local exige um pouco de habilidade na hora de saltar pedras e atravessar o rio de um lado para o outro. Apesar de haver pontes de madeira que auxiliam a passagem, é bom ter cuidado para não perder o equilíbrio e tomar um banho surpresa.

Pedreira Lago Azul

atrações em capitólio

Melhores Atrações de Capitólio, Minas Gerais. Foto: Luan Alves Chaves / Wikimedia Commons

Apesar do nome o lugar não é uma cachoeira ou uma obra natural. São os restos de uma antiga área de extração mineral. Lá a água que brotou do subsolo engoliu as pedras.

O visual da Pedreira Lagoa Azul é perfeito para o banho, quase sempre com água límpida e um azul intenso. Não há, porém, nenhuma informação confiável sobre a qualidade da água da pedreira e a adequação do local para banho. Há relatos de que a água ficou verde e perdeu sua aparência clara habitual durante as temporadas de pico e multidões de turistas. Vale a pena encontrar uma maneira de discutir com algum especialista (ou memso com sua agência de viagens) quais as condições do local.

Trilha do Morro do Chapéu

atrações turísticas capitólio

Melhores Atrações de Capitólio, Minas Gerais. Foto: Andressa Goulart – wikiloc

Essa trilha leva a um dos pontos mais altos da cidade, onde se chega a 1.293 metros de altitude. Lá é possível se ter uma vista da cidade e também de outras vizinhanças como Guapé, Piumhí, São José da Barra e Alpinópolis.

A grande atração durante o percurso é a diversidade da fauna e da flora. Inclusive há possibilidades de encontrar animais silvestres no caminho. Mas para alcançar o topo deve-se fazer uma trilha, que pode ser percorrida de carro, moto, bicicleta e até caminhando.

O trajeto também mostra lajeados, chapadões e muralhas de pedras construídas no início do século passado pelo artista Nestor Caetano. Uma vez no topo, visite a Capela com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados.

Pousada em Capitólio: veja onde se hospedar

Cansado do passeio? Hora de dar uma parada e repousar o bom e velho esqueleto. Escolher um bom lugar para passar a noite é tão importante quanto os passeios durante o dia, por isso fomos em busca das melhores opções para pousada em Capitólio. Eis o que encontramos.

Rancho Coração Aberto

Localizado numa enseada particular, às margens do Mar de Minas, opera desde 2018 como Private Resort, onde é possível desfrutar da privacidade de uma casa e dos privilégios dos serviços de um resort privado. Há ainda alguns serviços como banho no lago, stand up paddle, píer para banho de sol e contemplação da natureza, sauna de frente para o lago, tenda de massagens de frente para o lago, piscina com borda infinita para o lago, redário e uma linda praia particular com uma vista incrível.

  • Endereço: Estr. do Dique, s/n, Capitólio, MG.
  • Reserve aqui

Hotel Escarpas do Lago

O balneário é composto por mais de 800 casas, todas com ruas pavimentadas e iluminadas, água tratada, vigilância 24h, mais de 2600 metros quadrados de praças e área de lazer, 200 mil metros quadrados de área verde e preservada, sendo considerado um dos melhores da América Latina, ocupando uma área total de mais de 1.400 quilômetros quadrados. O hotel em si tem localização privilegiada, com acomodações espaçosas e confortáveis feitas sob medida para turmas, grupos familiares e eventos corporativos.

  • Endereço: Rua das Caravelas, 25 – Escarpas do Lago, Capitólio, MG.
  • Reserve aqui

Hotel Chalé Capitólio

Situado em uma das mais exuberantes paisagens mineiras, repleta de montanhas, matas, e de frente para o Rio Piumhi, combina atendimento personalizado, conforto, tranquilidade e diversão. Fica a cinco km de Capitólio, ao lado do Chalé do Queijo. O estabelecimento possui ainda piscina borda infinita, bangalôs para descanso, piscina funda e infantil com escorregador, área para pesca, restaurante e serviço de bar e parquinho infantil.

  • Endereço: Rodovia MG 050, KM 282, Fazenda Tropeiros, Zona Rural, Capitólio, MG.
  • Reserve aqui

Pousada Solar Dona Dora

Solar às margens do Lago de Furnas de frente para a Ilha do Funil. Fica a apenas 12 km do centro de Capitólio, indo por uma estrada de cascalho, passando pelo Dique de contenção que divide as bacias hidrográficas do Rio São Francisco (Rio Piumhi) e do Rio Grande. É vizinho de um dos mais tradicionais condomínios de ranchos residenciais, próximo ao famoso restaurante Kanto da Ilha e Cervejaria Scarpas. Com o nome anterior de Rancho Vóvó Dora, passou em 2016 por uma reestruturação, transformado-se na pousada de hoje.

  • Endereço: Estrada do Dique/Ilha km 13, s/n, Zona Rural, Capitólio, MG.
  • Reserve aqui

Pousada Viver Capitólio

Composta por 13 confortáveis apartamentos equipados com facilidades como ar condicionado, cama queen size, tv a cabo (smartv), frigobar e WI-FI. Instalada em um área ampla, oferece infraestrutura completa, com piscina, sauna, sala de TV, lounge compartilhado, jogos de tabuleiro e estacionamento privativo. Local ideal para o descanso após desfrutar dos passeios pelas diversas belezas naturais da região.

  • Endereço: R. Clotilde Hortêncio Ramos, 565 – Águas das Vertentes, Capitólio,MG.
  • Reserve aqui





Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

7 formas de viajar sem pagar pela hospedagem

Artigo anterior

Argentina pode ser uma opção de viagem de luxo, gastando pouco

Artigo seguinte

Você pode gostar