Mergulhe e desconecte-se em Capitólio, ou mar de Minas Gerais, como é popularmente conhecido. A beleza de suas águas, incluindo lagos e represa é tão impressionante, que lhe renderam essa fama de mar. Em tons azuis e cristalinos, é um cenário que enche os olhos e convida para uma imersão na natureza e na história dessa pequena cidade. Localizada há 282 km de Belo Horizonte, oferece atrações imperdíveis, como mirantes, passeios de barco, muitas cachoeiras e claro, as delícias que só a comida mineira tem. 

Atrações em Capitólio

Capitólio

Foto: Ana Di Tullio/ Wikimedia Commons

O principal cartão postal de Capitólio, que não pode faltar em nenhuma viagem, é o Lago da Represa de Furnas, cuja imensidão assusta e encanta ao mesmo tempo, com seus mais de 1400 km² de área, que realmente se assemelham a um mar. Toda essa imensidão pode ser vista do alto, no Mirante dos Cânions, que rende fotos espetaculares, em meio a formações rochosas. Contudo, prepare-se, pois a fila para acessar é sempre grande, afinal todos os visitantes querem guardar na memória esse cenário. 

Contudo, a melhor forma de conhecer Furnas é navegando e mergulhando. É possível fazer passeios de barco ou lanchas que ainda passam por outros pontos bem interessantes, como é o caso do Lago de Furnas, que tem várias cachoeiras e até um bar flutuante para relaxar ainda mais. O Vale dos Tucanos também é imperdível: uma formação rochosa que fica localizada em meio aos cânions. Além disso, as quedas d´água também são uma oportunidade de se refrescar no meio do caminho.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Capitólio tem uma série de cachoeiras que encantam os turistas, as mais famosas e de fácil acesso encontram-se na Trilha do Sol, onde é possível visitar Cachoeira Poço Dourado e a Cachoeira do Grito. É um tipo de parque que oferece uma ótima infraestrutura, com banheiros, restaurantes e até locais para descanso para quem deseja passar o dia. O melhor é que o acesso via trilha às quedas d’água é bem sinalizado e sem grandes dificuldades. Durante o caminho, ainda é possível encontrar mirantes que deixam o passeio ainda mais encantador.

Para quem busca uma experiência que exige um pouco mais de aventura e contato com a natureza, não pode deixar de conhecer as Cachoeiras Paraíso Perdido, um complexo que reúne dezoito atrações, entre as mais famosas, destacam-se: o Poço do Mirante, a Cachoeira da Árvore e o Poço da Prainha, e no final do percurso, os visitantes ainda são premiados com uma piscina natural formada pela última queda d’água. É um passeio perfeito para um dia ensolarado para se refrescar. 

Para finalizar esse roteiro, inclua também a Pedreira Lagoa Azul, esse nome sugestivo, dá pistas do que esperar desse lugar. É uma área formada pelos restos de uma antiga área de extração mineral. Devido às escavações e retiradas das pedras, a água do subsolo atingiu a superfície e formou uma linda e paradisíaca lagoa. Agora, quando o assunto é vida noturna e gastronomia, o bairro Escarpas do Lago não decepciona no quesito animação. Se você gosta de festa, não deixe de conhecer. 

Capitólio

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Morro de São Paulo

Artigo anterior

Tiradentes

Artigo seguinte

Você pode gostar