Atualizada em:

Procurando um lugar para passar as férias no Caribe? Programe uma viagem para Curaçao e curta todos os encantos dos destinos desse país

Curaçao não está na lista de destinos mais badalados do Caribe, principalmente considerando as opções feitas pelos brasileiros que, na maioria das vezes, vão para Cancún e Punta Cana. Porém, o país é um dos lugares mais surpreendentes da região e não perde em nada para os demais. Lá você encontrará praias paradisíacas, banhadas pelo incrível mar azul turquesa, muitos passeios e atividades em contato com a natureza e, ainda, cidades charmosas. Por isso, vale muito a pena fazer uma viagem para Curaçao.

A ilha de colonização holandesa é um pedacinho da Europa nos trópicos, tanto que sua capital, Willemstad, é conhecida como uma pequena Amsterdã. Além disso, tem cenários naturais incríveis, principalmente à beira-mar. E o melhor é que Curaçao fica em uma região fora da rota dos furacões que complicam a ida a alguns destinos do Caribe em parte do ano e, ainda, tem clima agradável em todas as estações. Ou seja, viajar para lá é ter a certeza de encontrar dias de sol perfeitos para curtir suas belas praias.

Viagem para Curaçao: destinos para conhecer

Viagem para Curaçao
Foto: Steven Bol/Pixabay

O mar do Caribe, com suas águas calmas e azul turquesa, é o principal atrativo de Curaçao, mas não o único. O país também tem lugares para quem gosta de aventuras em meio à natureza, mergulho, passeios ao ar livre, tours urbanos e, até mesmo, de agito noturno. E você pode combinar a viagem a Curaçao com suas vizinhas, Aruba e Bonaire, que formam as chamadas “Ilhas ABC”.

Confira, a seguir, os principais destinos para conhecer em Curaçao.

Willemstad

Willemstad
Foto: Heike Kaldenbach/Pixabay

Willemstad é a capital mais europeia do Caribe e um lugar imperdível de Curaçao. Marcada pela arquitetura colonial holandesa, a cidade é repleta de construções coloridas que lhe conferem um charme e tanto. Seu centrinho é, inclusive, considerado uma mini Holanda tropical. Ótima para passeios ao ar livre, Willemstad é dividida em dois lados: Otrobanda e Punda, que são conectados pela Ponte Rainha Emma – Queen Emma Bridge, em inglês.

Klein Curaçao

Viagem para Curaçao
Foto: Diego Vasquez/Pixabay

Klein Curaçao é uma ilhota localizada a duas horas de distância do país e um de seus principais destinos. Paradisíaco, o lugar é banhado por águas que vão do transparente ao azul turquesa. Suas praias têm areias clarinhas e nenhum tipo de estrutura. Por isso, é o lugar ideal para quem procura um refúgio para curtir o mar do Caribe. Pequena, a ilha pode ser percorrida, por inteiro, a pé. Bem no meio, há um farol abandonado que, junto com o cenário ao redor, rende ótimos cliques. A visita à Klein Curaçao é feita através de passeios de catamarãs e outros barcos.

Kleine Knip

Destinos em Curaçao
Foto: Dronepicr/Wikimedia Commons

Kleine Knip é uma baía idílica com uma praia reservada, também excelente para quem quer aproveitar o mar longe do agito. Ótima para nadar e mergulhar, a baía tem águas claras em tons de azul turquesa, extremamente calmas e repletas de peixes. Ao redor, você verá paredes rochosas que completam o cenário paradisíaco. Kleine Knip fica em Westpunt, a cerca de 45 minutos da capital Willemstad.

Playa Porto Marie

Playa Porto Marie
Foto: Dronepicr/Wikimedia Commons

Outra baía de Curaçao, a Playa Porto Marie fica na costa oeste do país. Sua faixa de areia é completamente branca e contrasta com o azul do mar. As águas do lugar são claras e repletas de espécies de peixes, por isso é o destino ideal para quem pratica mergulho, tanto com cilindro quanto de snorkel. Como é uma área protegida, todas as atividades em Porto Marie são fiscalizadas pelo órgão de meio ambiente de Curaçao, incluindo a visitação, que só é permitida das 9h30 h às 18h30.

Playa Lagun

Destinos Curaçao
Foto: Wikimedia Commons

Playa Lagun é mais um destino que não pode faltar no roteiro de viagem a Curaçao, sobretudo se você pratica mergulho. Aliás, o lugar é popular tanto entre quem faz snorkeling quanto por quem gosta de mergulho com cilindro. Lá é possível ver uma grande variedade de peixes, que vivem nos paredões rochosos que cercam a praia, formando um canal. Há vários corais e grandes esponjas, que completam o belo cenário subaquático.

Cavernas de Hato

Cavernas de Hato
Foto: Jerrye and Roy Klotz/Wikimedia Commons

Formadas abaixo do nível do mar há milhões de anos, as Cavernas de Hato são lugares incríveis para visitar em Curaçao. Com 4.900 metros quadrados, o complexo de cavernas tem várias formações de calcário, piscinas naturais, cascatas e a famosa estátua de Madonna. Lá também vive uma colônia de morcegos de fruta de nariz comprido.

Sea Aquarium

Sea Aquarium
Foto: Project Manhattan/Wikimedia Commons

Construído à beira-mar, o Sea Aquarium permite a visita a um recife de coral onde vivem muitas espécies de peixes. Trata-se de um complexo de aquários que está entre os mais exclusivos do mundo, por conta de seu sistema de águas abertas. Nele, a água do mar é continuamente bombeada para os aquários. A visita ao Sea Aquarium também possibilita alimentar flamingos e lagostas, além de assistir apresentações ou participar da experiência de snorkel guiada.

Parque Christoffel

Viagem para Curaçao
Foto: Lswarte/Wikimedia Commons

Agora, não pense que as atrações de Curaçao são relacionadas apenas à praia. O país tem outros destinos muito interessantes, principalmente para quem gosta de contato com a natureza. Entre eles, está o Parque Christoffel, onde você poderá fazer passeios de jipe e observar a flora e a fauna da região. Por falar nisso, o parque tem uma grande variedade de plantas nativas, incluindo espécies raras, como as orquídeas selvagens, além de animais únicos, como a coruja de celeiro e o cervo branco, que está risco de extinção.

Salina Sint. Marie

Salina
Foto: Technische Fred/Wikimedia Commons

Na parte ocidental da ilha, nos arredores de Sint Willibrordus, há outro destino para os amantes do ecoturismo em Curaçao. Salina Sint. Marie é uma lagoa muito bela, onde ocorre a reprodução do flamingo caribenho. Desse modo, ao visitá-la, você certamente encontrará alguns desses animais, que completam o cenário belíssimo. A lagoa fica a 16 km a noroeste da capital Willemstad.

Kokomo Beach

Kokomo
Foto: Divulgação

Mais uma das belas praias de Curaçao, Kokomo Beach está entre os principais destinos de quem visita o país. Muito frequentado por mergulhadores, a praia tem uma faixa de areia bem curta, mas águas claras e calmas que permitem praticar mergulho tanto de snorkel quanto com cilindro. O acesso à água é feito, geralmente, pelo píer, já que pela praia é preciso passar por uma entrada pedregosa. Com boa infraestrutura, Kokomo Beach tem um bar com terraço para observar a beleza do local.

Museu Kura Hulanda

Museu Kura Hulanda
Foto: Wikimedia Commons

Há vários museus em Curaçao, com diferentes temáticas. E, entre eles, o Museu Kura Hulanda tem um acervo dedicado a contar a história da colonização do país, sobretudo em relação à relocação forçada dos africanos até as Américas e o Caribe pelos europeus. Localizado bem no centro da capital de Curaçao, o museu fica onde os entrepreneurs holandeses comercializavam e trocavam africanos escravizados junto com outras mercadorias e mostra o Comércio de Escravos Transatlântico em sua totalidade.

Playa Cas Abao

Destinos em Curaçao
Foto: Charles Hoffman/Wikimedia Commons

Uma praia tipicamente caribenha, Cas Abao tem uma faixa de areia clara, águas azul turquesa e palmeiras ao redor. Este cenário paradisíaco está entre os mais procurados de Curaçao e não é difícil entender o porquê. Além da beleza natural, tem ótima infraestrutura e o ambiente perfeito para a prática de esportes aquáticos, principalmente o mergulho. E, assim como outras praias de Curaçao, tem horário de funcionamento, das 8h às 18h.

Fort Amsterdam

Fort Amsterdam
Foto: Niels Karsdorp/Wikimedia Commons

O Fort Amsterdam foi construído em 1634 pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais (WIC) e funcionou como um forte militar. Hoje, é a sede do governo do país e um dos lugares imperdíveis para conhecer na capital Willemstad. Por isso, ao montar seu roteiro de viagem para Curaçao, não deixe de incluir o Fort Amsterdam.

Queen Emma Bridge

Ponte Rainha Emma
Foto: Falco/Pixabay

Principal ligação entre as duas áreas da capital de Curaçao, a Queen Emma Bridge – Ponte Rainha Emma – é também um dos lugares para visitar por lá. Ela liga Punda e Otrobanda e, apesar de sua função óbvia, a ponte é muito charmosa e um dos atrativos da cidade. Vale a pena passear por ela e observar o movimento que realiza todas as vezes que uma embarcação passa pela baía. A ponte é flutuante e se move para dar passagem aos barcos e navios.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 


Planeje sua Viagem


Rolar para cima