Com cenários paradisíacos, Alagoas é conhecida como o paraíso das águas e oferece muitas belezas aos turistas

Não à toa que Alagoas é conhecida como o paraíso das águas, já que sua localização geográfica favorece o litoral, afinal, são 230 km de praias. Mas, engana-se quem pensa que esse é o único atrativo desse tesouro do Nordeste, o estado também é cortado pelo Rio São Francisco, o maior do Brasil e é composto por várias lagoas que dão origem ao nome de algumas cidades. Apesar de tantas riquezas, boa parte da população sertaneja ainda sofre com as secas, gerando esse contraste tão presente no cenário alagoano.

Atrações em Alagoas

Alagoas

Foto: MTur/Divulgação

Mesmo com um território pequeno de 27,7 mil km² (mesmo tamanho do Haiti), comparado a outros estados brasileiros, Alagoas deixa qualquer um de boca aberta com a sua natureza tão preservada e diversidade de passeios que o turismo é capaz de oferecer. Normalmente o ponto de partida para essa aventura costuma ser na capital, Maceió, cujo turismo é uma das principais fontes de economia. Além de ter uma orla pra lá de convidativa, ideal para uma caminhada ao amanhecer, ou até mesmo para relaxar e contemplar a paisagem, oferece uma boa estrutura de bares e restaurantes. As praias são consideradas os maiores atrativos de Maceió, entre elas, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, Garça Torta, Pratagi, do Francês. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

As piscinas naturais também são outro cartão postal da cidade, que podem ser acessadas por meio de jangadas. Nelas é possível ver com bastante nitidez a vida marinha e todas as maravilhas que o mar pode oferecer. Outro passeio bastante comum são as falésias da Praia do Gunga e os tours de buggy, que atendem duas modalidades: com emoção, ou sem emoção. Se quiser sentir um calorzinho no coração, vale a experiência. 

O litoral alagoano é considerado um dos mais belos do país e é muito comum ouvir o título de caribe brasileiro ao se referir a Maragogi, um município que fica próximo a Maceió, a apenas 130 km. Os viajantes que já ficam encantados ao se depararem com a capital, perdem as palavras ao chegarem lá, composto por praias paradisíacas, perfeito para mergulhos e contemplação. O mar azul e cristalino é quase inacreditável aos olhos, cercado por corais, que fazem um contraste perfeito. Passeios bate-volta são corriqueiros para Maragogi, contudo passar apenas um dia só nesse paraíso. 

Alagoas é uma sucessão de paisagens impressionantes, com suas águas esverdeadas, que podem ser vistas em outras cidades, como Porto das Pedras, onde está a Praia do Patacho, e suas incríveis piscinas naturais de água morninha em tons turquesa, cercados por coqueiros. E, claro, São Miguel dos Milagres, onde há uma linda barreira de corais, fazendas de plantações de coco e o encontro do rio Tatuamunha com o mar.  E, para finalizar o roteiro de praias espetaculares, nada melhor que a Praias de Antunes.

Nesse paraíso das águas também não pode faltar a doçura dos rios, já que quase na divisa com Sergipe, em Piaçabuçu, está a Foz do Rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico, que nasce em Minas Gerais e percorre vários estados do Nordeste até desaguar no mar. O passeio de barco vale cada segundo, não só pela vista, mas também pela atmosfera de calma que ele proporciona. 

Se quiser estender o roteiro de água doce, a cidade de Piranhas também deve entrar na lista, pois ela serve de base para passeios nos Cânions de São Francisco, além de ter uma relevância histórica, pois foi nela que Lampião e seu bando foram assassinados. 

E tem muito mais para explorar nesse paraíso das águas, que só é pequeno de tamanho, mas guarda belezas naturais e histórias que orgulham o Brasil. 

Alagoas

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Pernambuco

Artigo anterior

Você pode gostar