Saiba quais são as melhores cidades no interior de Alagoas e conheça as opções de passeios e praias para aproveitar as belezas do caribe brasileiro 

Alagoas é conhecida como o caribe brasileiro e suas praias honram essa fama. Águas cristalinas, piscinas naturais com farta oferta de vida marinha e paisagens que deixam qualquer viajante boquiaberto. É impossível não se apaixonar pelo local, por isso, preparamos uma lista com as melhores cidades do interior de Alagoas para te ajudar (ou confundir ainda mais) se estiver pensando em conhecer a região. 

Melhores cidades para visitar no interior de Alagoas 

Japaratinga 

cidades no interior de alagoas

Foto: reprodução / Japaratinga Lounge Resort

Para quem gosta de praia, Japaratinga é o local perfeito para passar as férias, já que na região é possível conhecer algumas muito famosas não só na região, mas no Brasil também. A cidade fica a 115 km de distância de Maceió. Barreiras do Boqueirão é uma das praias mais famosas da região, que conta com um lindo mirante e uma paisagem que mistura areia branquinha e vegetação. A Praia de Japaratinga é a que oferece melhor infraestrutura, ideal para passar o dia. A Praia de Bitingui é uma gigante piscina natural, um paraíso para famílias com crianças.  E aproveite também para fazer um mergulho, as águas cristalinas ajudam na visualização de animais marinhos.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

» Opções de hotéis e pousadas em Japaratinga.

Maragogi 

melhores cidades no interior de alagoas

Foto: Wikimedia Commons

Sua fama de Caribe brasileiro não é à toa, com um mar claro e calmo, deixa todos os turistas boquiabertos com suas belezas naturais. A 130 km de Maceió, é aquele destino para relaxar e tomar muito sol! As piscinas naturais são o grande atrativo da região e proporcionam um mergulho inesquecível! Outra praia que não pode ficar de fora dessa lista é Barra Grande Antunes e Ponta de Mangue, assim como Xaréu que é mais tranquila e quase sem estrutura. A Praia do Patacho também é muito famosa na região e é vizinha de Maragogi. Se tiver tempo, vale a visita! 

» Opções de hotéis e pousadas em Maragogi.

Porto de Pedras

porto de pedras

Foto: Shutterstock

Para quem gosta de contato com a natureza, Porto das Pedras é o destino ideal, já que faz parte da rota ecológica de Alagoas. O local, que está situado a 108 km de Maceió abriga lindas praias, como Patacho, quase deserta e com difícil acesso, mas que compensa devido a seus belos coqueiros e mar cristalino. Tatuamunha também merece uma visita, já que é lá que acontece o deságue do rio de mesmo nome e é a praia que abriga o Projeto Peixes-Boi, que possibilita ver os animais no seu habitat natural bem de perto. Praia de Tatuamunha e Laje são outros nomes para adicionar à lista! 

» Opções de hotéis e pousadas em Porto de Pedras.

Piaçabuçu

foz do rio são francisco

Foto: Farol da Foz Ecoturismo / Wikimedia Commons

Piaçabuçu está localizada a apenas 140km de Maceió e é uma região muito procurada por turistas que desejam fazer o passeio de barco até a Foz do Rio São Francisco, um dos mais importantes da América do Sul. É uma experiência inesquecível, pois a paisagem ao longo do percurso é de natureza pura. Além disso, andar de buggy é outro atrativo da cidade, para ver os coqueirais e mata de restinga e se ainda tiver sorte, encontrar a fauna nativa. E não menos importante, as dunas de Piaçabuçu compõem um cenário deslumbrante. Aproveite para fazer skibunda e deixar a viagem ainda mais marcante. 

» Opções de hotéis e pousadas em Piaçabuçu.

Piranhas

cidades alagoas

Foto: Maria Hsu / Wikimedia Commons

Se procura um lugar para descansar em meio a natureza, mas que ao mesmo tempo seja repleto de história e cultura, inclua a cidade de Piranhas na sua lista. Distante 269km de Maceió, é banhada pelo Rio São Francisco e abriga um dos conjuntos arquitetônicos mais conservados do Brasil. Suas casinhas coloridas, museus igrejas e mirantes são um passeio a parte, assim como a Rota do Cangaço, que começa na região e conta a história desse movimento que aconteceu no sertão nordestino na década de 30 junto às histórias de Lampião. Aproveite também para visitar a Prainha, uma ótima opção para se refrescar no meio do sertão. 

» Opções de hotéis e pousadas em Piranhas.

Barra de São Miguel

cidades alagoas

Foto: Maceioalagoas

O município de Barra de São Miguel está a apenas 34 km de Maceió, onde pode ser encontrada a Praia do Gunga, uma das mais bonitas do Brasil, que fica dentro de uma fazenda de cocos e é rodeada por falésias. Próximo a ela, fica a Lagoa do Roteiro, famosa pelas ostras, que podem ser apreciadas pelos turistas que gostam da iguaria. Agora, se o objetivo é passar um dia tranquilo a beira mar, a Praia de Barra de São Miguel é a melhor opção, por apresentar várias opções de quiosques, bares e restaurantes. 

» Opções de hotéis e pousadas em Barra de São Miguel.

Marechal Deodoro

interior alagoas

Foto: Cleferson Comarela

Marechal Deodoro é uma cidade pequena no interior de Alagoas, e leva esse nome, pois foi nela que nasceu o primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca. A apenas 28 km da capital é um local muito procurado por quem deseja conhecer o seu centro histórico e arquitetura, repleta de casas, igrejas e museus importantes que guardam a história do país. E não pode faltar um banho de mar também nessa visita, a Praia do Francês é a mais conhecida da região e revela uma bela paisagem com coqueiros e águas cristalinas, assim como a Prainha da Barra Nova. 

» Opções de hotéis e pousadas em Marechal Deodoro.

São Miguel dos Milagres

sao miguel dos milagres

Foto: Rafael Vianna Croffi / Flickr

Um dos paraísos do Nordeste brasileiro, São Miguel dos Milagres, localizada a 106 km da capital é o destino perfeito para descansar e apreciar o que a natureza tem a oferecer. No centro histórico estão localizados a maioria dos restaurantes e alguns pontos históricos, como a capela de Milagres. A praia de mesmo nome da cidade deixa as pessoas apaixonadas por suas piscinas naturais. A Praia do Toque é outro local que não pode ficar de fora de qualquer lista, assim como o passeio de jangada pela rota ecológica para conhecer mais de perto a fauna e flora da região. 

» Opções de hotéis e pousadas em São Miguel dos Milagres.

Penedo

interior alagoas

Foto: Wikimedia Commons

Situada às margens do Rio São Francisco e 166 km distante de Maceió, é um dos locais para conhecer mais sobre a história do país e da região marcada pelos séculos 17 e 18. Além de visitar museus e igrejas, uma das atrações mais procuradas da região é o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico, onde há o encontro entre rio e mar, junto a uma paisagem com dunas e coqueiros. Uma obra de arte para quem vê de perto. Se você procura prais, as mais indicadas são Peba, cujo acesso é possível somente com bugues e Forte da Rocheira para assistir o pôr do sol. 

» Opções de hotéis e pousadas em Penedo.

Paripueria

cidades no interior de alagoas

Cidades de Alagoas. Foto: Divulgação

A apenas 30 km de Maceió Paripueira é a melhor opção para quem deseja fugir das praias agitadas da capital, sem precisar ir muito longe. É um local para aproveitar sem pressa, já que suas piscinas naturais são o grande atrativo, devido a variedade de vida marinha que pode ser encontrada, com peixes, corais e ouriços. E claro, as águas cristalinas, que honram a fama do interior do Alagoas como o caribe brasileiro. 

» Opções de hotéis e pousadas em Paripueira.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como fazer uma conta bancária na Espanha?

Artigo anterior

Viagem e Covid: regras de viagem para entrar no México

Artigo seguinte

Você pode gostar