Com uma imensidão de verde e atrações fantásticas, o Amazonas é um gigante que merece ser conhecido em uma viagem. Saiba o que fazer no destino!

Berço do ecoturismo, o Amazonas é o maior estado do Brasil e ocupa 18% do território nacional. O que esperar dessa imensidão de 1,5 milhão de quilômetros quadrados?

Sem nenhuma dúvida, muita natureza a uma abundância de riquezas fluviais. Seu nome é proveniente do Rio Amazonas, o principal do estado, mas é também banhado pelos Rio Negro e Solimões e pela bacia hidrográfica amazônica, que concentra 20% de toda água doce do planeta. Deu para entender porque é um lugar procurado por pessoas em busca de conhecer o pulmão do mundo, que ainda guarda histórias folclóricas e lendas que tornam essa experiência ainda mais exótica.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações no Amazonas

Amazonas

Foto: MTur/Divulgação

Grande parte dos turistas procura o local para conhecer a floresta Amazônica e encontram uma verdadeira expedição, onde têm o privilégio de aprender e conhecer de perto o que é uma floresta tropical e como os habitantes que vivem nela contribuem para a sua sobrevivência. Essa aventura pode ser encarada de diferentes maneiras, de acordo com o grau de adrenalina e conforto desejado.

Tem gente que se contenta em velejar pelos rios no meio da mata, enquanto outros preferem se hospedar em um hotel no meio da selva, para os mais criativos, há até pousada flutuante e para aqueles que não dispensam uma experiência rústica, nada como acampar ou até mesmo pernoitar em uma aldeia indígena. 

Se você pensa que as opções de ecoturismo acabam por aí, espera que vem mais por aí. Presidente Figueiredo, vem se destacando a cada dia na rota dos destinos de aventura, a apenas 130 km da capital, Manaus, é um refúgio no meio da Mata Atlântica, com cachoeiras, grutas, cavernas, esportes radicais e paisagens de arrepiar. 

Saindo do circuito da floresta, os viajantes que chegam de outras regiões, geralmente desembarcam em Manaus, a capital que abriga metade da população de todo o estado. Nela é possível conhecer a parte histórica que originou a cidade que existe hoje, repleta por museus, casarões, mercados, praças, palácios e até praia! Exatamente, a Praia de Ponta Negra é uma praia fluvial, localizada nas margens do Rio Negro, com vários mirantes, quiosques e hotéis de luxo ao longo de sua extensão. 

Há outros passeios interessantes que podem ser feitos partindo da capital, como o encontro entre o Rio Negro e Solimões, que foram o Rio Amazonas.  Essa é uma atração turística internacional, pois as águas realmente não se misturarem por muitos quilômetros, o que pode ser visto a olho nu: as águas negras do Rio Negro encontrando as barrentas do Rio Solimões. É surpreendente. 

O folclore está muito presente na cultura amazonense, por isso um dos eventos mais importantes que acontecem na região é o Festival Folclórico de Parintins, com o duelo dos bumbás. A cidade de Parintins é a segunda maior do estado e é o palco das apresentações marcadas por danças de influência indígena.

Tal espetáculo é baseado em personagens e carros alegóricos que contam a história do boi-bumbá, misturando aos fatos do cotidiano dos habitantes da região. É um show de diversidade, assim como a experiência que essa viagem proporciona, quem nada pelos rios amazonenses, volta para casa transformado. 

Amazonas

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Resort da Nickelodeon é inaugurado na Riviera Maia

Artigo anterior

Você pode gostar