Na capital da aventura, as opções de passeios ao ar livre e no meio na natureza são altamente indicadas e muitos procurados pelos viajantes que chegam em Brotas, uma cidade no interior de São Paulo, localizada a 240 km da capital.

Com parques, cachoeiras, trilhas e passeios ecológicos, é quase impossível ficar parado, até mesmo os mais preguiçosos se deixam levar pelas belezas e atrativos desse paraíso turístico, cuja estrutura hoteleira é impecável. Quem visita o local pode optar por se hospedar em um hotéis, fazendas ou resorts, ou até mesmo em uma pousada simples, opções não faltam!

Atrações em Brotas

Brotas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Brotas

Os parques de aventura são os passeios mais procurados entre os turistas, pois além das atividades intensas, oferecem uma ótima  estrutura com pontos de alimentação e serviços para que as pessoas possam passar o dia todo. Inclua o Recanto das Cachoeiras nesta lista, onde é possível realizar várias atividades, como Quadriciclo, Stand-Up Paddle, Arvorismo, Trilhas, Cachoeiras, Cavalgada e uma vista incrível dos mirantes. O Eco Parque também é uma outra opção, ideal para levar a família e tem como diferencial a vista a  Represa do Patrimônio e as cachoeiras São Sebastião e Jacaré, ideais para a prática de rapel.  

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Praticar rafting, sem dúvidas, é uma das atividades que leva a maioria dos turistas a Brotas, devido ao Rio Jacaré-Pepira. São 174 km de extensão, e um dos únicos que possui águas limpas em São Paulo. A sua geografia forma afluentes, córregos de nascentes e mais de 50 cachoeiras, tornando-o ideal para a prática de esportes de aventura, como o rafting. Haja coragem para se arriscar em curvas e pedras e há até aqueles que procuram fazer a atividade durante a noite, quando a lua está na fase cheia. É uma experiência incrível e que exige cuidado redobrado. 

As cachoeiras são um capítulo à parte em Brotas, com águas cristalinas ideais para um mergulho refrescante ou para levar a adrenalina nas alturas. Não deixe de ver a Cachoeira do Saltão, considerada uma das mais belas de São Paulo, 75m de altura, rodeada por natureza quase virgem. Indicada para a prática de rapel, a Cachoeira  Cassorova é um espetáculo, composto por duas quedas d’água, uma de 42 metros e outra de 18 metros, com uma piscina natural bem funda. Contudo, para conhecer árvores centenárias da Mata Atlântica, a Cachoeira dos Quatis é o lugar perfeito. 

Quando cansar dos passeios de ecoturismo, não se preocupe, pois Brotas oferece também um roteiro cultural bem interessante, composto por museus bem peculiares. Como o Museu do Café, localizado em um antigo casarão no centro da cidade, assim como o  Museu do Calhambeque que reúne diversos objetos e carros antigos. Porém, o Museu do Caipira é aquele que agrada os turistas. Ele fica dentro da Casa da Cachaça, um nome bem sugestivo e expõe mais de 100 itens históricos, típicos de uma fazenda. Além do tour histórico e cultural, dá para se deliciar com quitutes caseiros, como doces, cafés e cachaças artesanais. Você vai se sentir em casa, ou melhor, na fazenda, pois ainda há música ao vivo em alguns dias especiais. E depois de todas essas atrações, guarde energia, pois a vida noturna de Brotas é bem animada. 

Brotas






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Porto Alegre

Artigo anterior

Resort na Bahia é considerado o melhor do mundo em premiação internacional

Artigo seguinte

Você pode gostar