Ao visitar Rondônia, os turistas encontram um pouco de cada parte do Brasil em uma experiência cultural completa e de intenso contato com a natureza. A história do território remete ao início do século 20 quando índios e imigrantes de diferentes partes do país chegavam para apoiar a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. E muitos ali ficaram em busca de outras condições de trabalho e foram responsáveis por essa mistura, tornando esse destino ainda mais plural.

Toda essa diversidade reflete também na gastronomia, que tem um pouquinho de cada canto, contudo para quem deseja conhecer o verdadeiro sabor de Rondônia, não pode deixar de experimentar o tacacá. Essa iguaria de origem indígena é feita a base de tucupi, que é o sumo extraído da raiz da mandioca, misturado com camarão seco, jambu, goma de mandioca e temperos.

Atrações em Rondônia

Rondônia

Foto: Mtur/Divulgação

Outro prato bem característico é o açaí com peixe, uma combinação bem curiosa, porém muito comum, especialmente nos rodízios de peixes que deixam os turistas enlouquecidos com o valor abaixo da média. É para se esbaldar! 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A principal oferta turística na região são os passeios em meio a natureza, que garantem uma conexão espetacular e paisagens incríveis. E para que essa experiência seja ainda mais satisfatória, a melhor época para visitar Rondônia é durante o inverno, acredite, pois corresponde ao período mais seco, pois entre dezembro e março, as chuvas são severas, mas não se preocupe, porque calor nunca vai faltar, durante o ano todo a média da temperatura  fica acima dos 25°C.

Conhecer a história de Rondônia também faz parte da lista de atividades dos turistas e nesse quesito a capital Porto Velho não deixa nada a desejar. A cidade é perfeita para conhecer mais sobre essa região do Brasil fazendo um tour pelo Museu Ferroviário Madeira-Mamoré, que preserva dados sobre a construção dessa via que originou a cidade.

A Praça das Três Caixas d’Água também vale uma visita, já que está representada na bandeira do município, são três cilindros que abasteciam Porto Velho até a década de 50. Entretanto, a atração preferida dos turistas costuma ser o passeio de barco pelo rio Madeira, além de tradicional, é uma forma de encontrar botos ao longo da viagem. Vale muito a pena. 

Outra cidade que merece destaque é a Ji-Paraná, também conhecida como “Coração de Rondônia”. Ela é cortada pelos rios Machado e Urupá, que em determinado trecho formam uma ilha que impressiona pelo seu formato, que lembra um coração. Nessa abundância de águas, há muitas atividades que podem ser feitas, como pesca, nado, remo em meio a natureza virgem. Além disso, nessa região os visitantes encontram expedições pela selva, no meio da floresta Amazônica, onde podem contemplar diferentes espécies de animais e plantas. 

Ali também está localizado o Parque Aquático Tracoá Water Park, onde há uma bela lagoa para se refrescar e outros atrativos para entreter principalmente as crianças. 

Falta algo muito importante neste roteiro, as praias de água doce, que compõem vários cenários na região norte do Brasil. E, claro em Rondônia não seria diferente. Para conhecê-las, o turista deve ir até Costa Marques, localizado a 713 km, o caminho é longo, mas a recompensa pela paisagem, vale o esforço.

E, para terminar com muita aventura, Guajará-Mirim, que já recebeu o título de Cidade Verde, por ter mais de 93% de sua área considerada como Unidades de Conservação. Quem vai até lá não dispensa uma visita ao Parque Nacional de Pacaás Novos para se deliciar nas inúmeras cachoeiras e conhecer o Pico do Tracoá, ponto mais elevado de Rondônia. Uma experiência para perfeita para os viciados em adrenalina. 

Rondônia

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Você pode gostar