Vila gastronômica no interior de São Paulo: complexo “O Velhão” oferece espaço rústico inspirado em vila italiana e construído com material de demolição 

A Serra da Cantareira é um lugar repleto de belezas – e também algumas agradáveis surpresas. Bastam cerca de 40 minutos de estrada partindo do centro da capital para se deparar com o ar puro da Mata Atlântica, além de diversas opções de passeios e restaurantes bacanas em meio à natureza. 

É neste cenário que se encontra um dos lugares mais peculiares e charmosos da região. Trata-se de “O Velhão”, uma vilinha italiana que foi completamente construída com material de demolição. Mas como funciona  esse lugar e o que fazer lá? Vamos explicar tudo para você programar logo um passeio por este lugar que vai impressionar você

Velhão: história e beleza no interior de São Paulo 

Vila gastronômica no interior de São Paulo

Foto: Divulgação

Vila gastronômica no interior de São Paulo

Foto: Divulgação

O Velhão é um complexo super charmoso, aconchegante – e até um pouco misterioso – que remete a uma vilinha italiana. São diversos espaços, entre lojinhas e restaurantes, construídos com material de demolição. Mas como exatamente surgiu esse lugar fantástico e tão pertinho de São Paulo? 

A história começa em 1978, quando Moacyr Archanjo junto a sua esposa, Iracema Araújo, iniciaram o sonho de construir um espaço a partir do acervo de Moacyr, que era um grande entusiasta e colecionador e peças de demolição. 

Vila gastronômica no interior de São Paulo

Foto: Divulgação

Após a morte de Moacyr, em 2001, o complexo passou a ser administrado por Iracema, que cuida do espaço até hoje. Um passeio pelo Velhão é poder se encantar com o fabuloso legado deixado por seu criador. O lugar é realmente fantástico e, em uma breve caminhada, você já entenderá o porquê.

São estátuas, flores, paredes rústicas e diversos objetos antigos estrategicamente posicionados, revelando a vida e a beleza do que antes era apenas lixo. Você pode passar horas ali e sempre acabará se surpreendendo com algum detalhe que não tinha reparado antes. E não é só isso: além de contemplar, também há muito o que fazer lá dentro. 

O que fazer na vila gastronômica O Velhão

Vila gastronômica no interior de São Paulo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se bater aquela fome enquanto você se deslumbra com as descobertas pelo Velhão, há o incrível restaurante “As Véia”. O espaço serve comida caseira, aquela de fazenda, com tempero caseiro e preparada no forno à lenha. É servida todos os dias no sistema all inclusive, a preço fixo por pessoa, e faz muito sucesso aos finais de semana. 

No entanto, por ali há outras opções gastronômicas, como a pizzaria “As Pizza”, que serve saborosas redondas e o charmoso “Café do Véio”, que oferece empadas, bolos, tortas e doces variados. O complexo ainda conta um bar,  o “Conspiração do Jogo”, que conta com uma variedade de jogos clássicos dos anos 80 e 90, além de bons rótulos de cerveja. Para quem curte música ao vivo, a dica é a “Cervejaria das Nova”, que também oferece vários quitutes de boteco. 

Os amantes de livros ainda poderão passar um bom tempo em busca de bons títulos e raridades no “Sebo do Véio”. O complexo ainda conta com diversas lojinhas e uma incrível marcenaria que restaura móveis antigos, e onde também é possível adquirir curiosos objetos de demolição restaurados.

+Info
O Velhão

Estr. Municipal Prefeito Dr. Sarkis Tellian, 3.000 – Jardim Samambaia, Mairiporã
11 4485-1330 | 11 4485-111
Site: www.velhao.com.br

Leia também:

» 5 lugares no interior de São Paulo que oferecem café da manhã
» Gruta do Anjo: passeio bate-volta para toda a família partindo de São Paulo
» Coronavírus na Turquia: viagens, fronteiras e reabertura do país
» Hostel em Ilhabela oferece hospedagem em kombi, cabana e até casa na árvore

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

5 lugares no interior de São Paulo que oferecem um café da manhã fantástico 

Artigo anterior

Argentina: Zuccardi é eleita melhor vinícola do mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar