Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas

250x250_POA_RAO.jpg

Com aproximadamente 300 km de extensão cercados por uma barreira natural construída a milhares de anos por corais, a fantástica Rota Ecológica ou Costa dos Corais está localizada no litoral norte de Alagoas e atraí turistas que procuram praias desertas com águas mornas, gastronomia de qualidade, conforto de pousadas rústicas á beira mar e um turismo ecologicamente sustentável.

A região que começa a poucos quilômetros de Maceió e termina na divisa do Pernambuco, contém o segundo maior banco de arrecifes do mundo, ficando atrás apenas da Grande Barreira de Coral da Austrália. Em maré baixa é possível nadar nas centenas de piscinas naturais tudo isso ao lado de uma variedade enorme de peixes.

A região foi preservada graças ao traçado da estrada litorânea de Alagoas, que na altura de Barra de Santo Antônio faz um desvio para o interior e só retorna à costa litorânea em Maragogi. Os pouco mais de 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga são servidos por uma estrada secundária, com um trecho de asfalto (até Porto de Pedras), uma balsa (para atravessar o rio Manguaba entre Porto de Pedras e Japaratinga) e um trecho que alterna estrada de chão com paralelepípedos (em Japaratinga).

Como chegar:

A maneira mais rápida para chegar a Rota Ecológica é através de Maceió. Seguindo pela AL-101 em direção a Barra de Santo Antônio, pegue o desvio para estrada secundária que percorre 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga.

São Miguel dos Milagres:

A mais conhecida vila de pescadores do litoral Alagoano é também uma das mais antigas e conta com apenas uma rua principal, cercada por outros povoados. Por não receber parte do roteiro dos muitos turistas que visitam a capital alagoana a vila continua bem preservada e encanta todos com suas casinhas coloridas. As primeiras praias do percurso são as do Merceneiro e a do Riacho.

Praia do Patacho, Alagoasmilagres

A Praia do Toque possui diversas opções de pousadas luxuosas. Por não possuir acesso para carros o local é bem reservado e possui ótimas referências gastronômicas. Se desejar fazer alguma refeição na região é preciso fazer uma reserva com antecedência ou se hospedar em algum hotel.

viviane_vivs

Porto de Pedras:

O rio Tatuamunha marca o início do vilarejo de Porto Pedras. Quando estiver na região não deixe de visitar à sede do Projeto Peixe-Boi, que introduz a natureza peixes-bois nascidos nos criadouros da sede do projeto em Itamaracá. Outras opções de passeios são os casarões centenários do vilarejo de Tatuamunha e a praia da Laje.

4156612482_0af7962089_zLuiz Alvaro

Considerada por muitos a praia mais bonita da Rota Ecológica e do Brasil, a Praia do Patacho é a última antes do rio Manguaba, por ser super extensa, a praia é praticamente deserta durante o dia inteiro é possível ver poucas pessoas caminhando pela areia, na maioria casais. Quando a maré está baixa o passeio ideal é ir caminhando até as piscinas naturais mar adentro.

Fix arts - Patacho

Japaratinga:

Após pegar uma balsa para atravessar o Rio Manguaba encontra-se Japaratinga um dos mais belos lugares no litoral nordestino.

Sua tranquilidade e belas praias garantem lugar de destaque como importante destino turístico do Brasil. Seus 15 quilômetros de litoral abrigam as praias de Bitingui, Barreiras do Boqueirão e a praia do pontal.

Marcio CabralJaparatinga (7)Iata Alves

Maragogi:

Famosa pelas Galés, conjunto de piscinas naturais,Maragogi é considerada o tesouro mais precioso da Costa dos Corais. O lugar é comparado por muitos turistas às ilhas caribenhas, graças à cor azul-turquesa da água. Além das Galés, que já foram bastante exploradas, há outras piscinas naturais, como Taoca e Barreira de Peroba, que são mais preservadas.

Pousada dos Jandeiros6-galc3a9s-de-maragogi-al

Qual a melhor época para visitar a Rota Ecológica?

As temperaturas são altas e chegam até 30ºC no verão. Entre os meses de maio e julho, as chuvas aumentam. É muito importante programar a visita durante a maré baixa, condição necessária para que os passeios sejam feitos. Consulte a tábua de marés da marinha.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Turismo em Maceió: o que ver e fazer
Como chegar em Barra de São Miguel via Maceió
O que fazer em Barra de São Miguel – Alagoas
Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas
Porto de Pedras, destino deslumbrante no estado de Alagoas
Praia do Francês, a atração mais badalada de Marechal Deodoro – Alagoas
Praia do Gunga e suas falésias coloridas
Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade
Opção de hospedagem em Maceió: Maceió Atlantic
Hospedagem em Barra de São Miguel: Pousada Brisamar

Acompanhe também pelo Facebook

foto 1: Francisco Aragão / Foto 2: Wilson França / Foto 3: Alex Uchoa / Foto 4: Fix Art / Foto 5: viviane_vivs / Foto 6: Luiz Alvaro / Foto 7: Luiz Alvaro / Foto 8: Fix Art / Foto 9: Marcio Cabral / Foto 10: Junior Torres / Foto 11: Iata Alves / Foto 12: George Hamilton / Foto 13: Pousada dos Jandeiros / Foto 14: Mariana Milam

_728x90_CGH_SDU.jpg

comentários

  1. Pingback: Chapada dos Veadeiros – Goiás (via Guia Viajar Melhor) | MANHAS & MANHÃS

  2. Pingback: Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas | Casei Viajei | O Seu Sonho Realizado

  3. Pingback: Descubra a Rota Ecológica no litoral norte de Alagoas | Catraca Livre

  4. Pingback: Descubra a Rota Ecológica no litoral norte de Alagoas | Catraca Livre

  5. Pingback: Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas | Torres Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>