Além de bons títulos, muitas livrarias brasileiras entregam também beleza e muita história. Veja 12 livrarias lindas que você precisa conhecer no Brasil!

Entrar em uma livraria, sentir a atmosfera cultural, o ambiente charmoso e viajar para outros lugares – se tiver um cafezinho para acompanhar, melhor ainda. Os apaixonados por livros entendem bem o sentimento de conhecer uma livraria e passar horas apreciando bons títulos. É também uma verdadeira terapia percorrer as prateleiras em busca obras e histórias para descobrir.

No entanto, além de boas aquisições literárias, muitas livrarias pelo Brasil entregam também espaços aconchegantes, ambientes descolados e também muita história. Pensando no cenário atual, onde poucas livrarias ainda conseguem sobreviver, é sempre motivador prestigiar esses espaços e preservá-los, certo?  

De grandes redes a negócios locais, separamos 12 livrarias lindas que você precisa conhecer no Brasil

Livrarias lindas que você precisa conhecer no Brasil

Livraria Miragem – São Francisco de Paula/ RS

Avenida Júlio de Castilhos, 811, Centro de São Francisco de Paula

livrarias lindas Brasil

Foto: www.elenaraleitao.com.br

Localizada em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, a Livraria Miragem se tornou um passeio imperdível para quem visita a cidade. Com visual rústico e histórico,  o casarão abriga três andares repletos de livros.

Um verdadeiro deleite aos leitores, entrega ainda uma série de objetos antigos, que lhe proporcionam uma atmosfera de museu. A livraria ainda conta com um charmoso café.  

Realejo – Santos/SP

Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga, Santos

Foto: Facebook/ Reprodução

A incrível Realejo, em Santos, é uma tradicional livraria de rua, daquelas que parecem ter saído de um filme. Com cadeiras pela calçada e ambiente muito aconchegante, oferece uma grande variedade de títulos.

Mas, além disso, é também um importante espaço cultural, promovendo roda de chorinho às sextas e um projeto totalmente voltado para crianças, o Realejinho, nas tardes de sábado.

Solar do Rosário – Curitiba/PR

Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico – Curitiba

Foto: Divulgação

Quando estiver caminhando pelo centro histórico de Curitiba, reserve um tempo para conhecer o Solar do Rosário. O lugar é um incrível espaço cultural que oferece uma livraria com diversos títulos interessantes, mas vai além.

O espaço conta com um café, galeria de arte, restaurante, casa de chá e ainda um interessante jardim de esculturas. Um verdadeiro banho cultural que ainda proporciona uma bela vista para o Largo da Ordem.

Livraria das Marés – Paraty/RJ

 R. Ten. Francisco Antonio, 52 – Centro Histórico, Paraty

livrarias lindas Brasil

Foto: Reprodução/ Facebook

Paraty já é consolidada como um dos mais importantes destinos literários do Brasil, uma vez que promove todos os anos a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

No entanto, os apaixonados por livros que passeiam por suas históricas ruas de pedra devem também programar uma visita à Livraria das Marés. Situada em um casarão histórico, a graciosa livraria oferece alguns títulos raros e publicações difíceis de serem encontradas no Brasil. Há, ainda, um café no mesmo espaço. 

Livraria da Travessa – Rio de Janeiro/RJ

Av. das Américas, 4600 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A história da Livraria da Travessa começa em 1975, quando ainda era conhecida como Livraria Muro. Atualmente, possui várias unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro.

Todas são muito bonitas e charmosas, com destaque para a do Barra Shopping, que oferece um acervo incrível de livros – um dos maiores do Brasil. Além do espaço dedicado à literatura, há também uma área de filmes e tecnologia, além de um café. 

Livraria Cultura – São Paulo/SP

Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo

livrarias lindas Brasil

Foto: Divulgação

Um verdadeiro ícone paulistano, a Livraria Cultura virou um ponto obrigatório na passagem pela cidade. Em pleno Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, o enorme, dinâmico e lúdico espaço conta com uma variedade impressionante de livros – são mais de 2 milhões de títulos!

Há, ainda, alguns pufes espalhados pelo lugar para quem quiser relaxar e adiantar a leitura. A Livraria Cultura ainda conta com espaço dedicado às crianças e com um café. Vale a pena combinar com outros programas culturais pela região. 

Livraria Praça de Casa Forte – Recife/PE

Praça de Casa Forte, 454 – Casa Forte, Recife

Foto: Divulgação

Essa charmosa livraria que também é um café oferece um espaço charmoso e agradável em plena Praça de Casa Forte, um local acolhedor e bucólico no Recife. 

Além de livraria, é também um espaço agradável para encontrar amigos ou passear com a família, já que oferece uma programação cultural bem bacana, com música ao vivo aos sábados. Oferece também programação especial para crianças, com contações de histórias, oficinas e teatro. 

Livraria da Vila – São Paulo/SP

Alameda Lorena, 1731 – São Paulo

Foto: Divulgação

A Livraria da Vila é mais uma opção que concentra um grande acervo em São Paulo. Com ambiente clássico e aconchegante, a livraria oferece uma ampla variedade de livros, além de CDS e DVDs. Além disso, a livraria abriga o La Guapa, que oferece as empanadas da chef  chef Paola Carosella. Esta é mais uma das livrarias incríveis que você precisa conhecer no Brasil.

Livraria Folha Seca – Rio de Janeiro/RJ

R. do Ouvidor, 37 – Centro, Rio de Janeiro

livrarias lindas Brasil

Foto: Reprodução/ Facebook

A tradicional Livraria Folha Seca oferece, em especial, livros que envolveram a história do Rio de janeiro, sua música, futebol, urbanismo, gastronomia e temas relacionados. É um importante ponto de encontro cultural para quem deseja absorver todo o estilo de vida carioca. Sem dúvidas, é uma das livrarias mais lindas e icônicas do Brasil. Portanto, vale a pena conhecê-la durante um passeio pela Cidade Maravilhosa. 

Ao Livro Verde – Campos dos Goytacazes/RJ

R. Gov. Teotônio Ferreira de Araújo, 66 – Centro, Campos dos Goytacazes

Foto: Reprodução/ Google Street View

Esta não é só uma das mais lindas livrarias que você precisa conhecer no Brasil, como também é a mais antiga do país. A Ao Livro Verde foi inaugurada em 13 de junho de 1844 e apresenta em suas paredes, por meio de publicações de diversas épocas, parte de sua incrível história. Localizada no centro da cidade, a livraria oferece uma verdadeira viagem no tempo para os apaixonados por literatura. 

Arte & Letra – Curitiba/PR

Rua Desembargador Motta, 2011 – Centro, Curitiba

Foto: Divulgação

Se a combinação livros e café é perfeita para você, este pode se tornar um de seus lugares preferidos no mundo. Com decoração charmosa, repleta de livros e com um café delicioso, a Arte & Letra é um espaço para relaxar, se entregar à literatura e esquecer os problemas.

O espaço dispõe de poltronas estratégicas para leitura posicionados em frente às janelas, o que permite observar a rua enquanto degusta um bom café e lê um bom livro. 

Livraria Palavrear – Goiânia/GO

Rua 232, nº 338, Setor Universitário – Goiânia

livrarias lindas Brasil

Foto: Divulgação

Instalada em um edifício da década de 70, a Livraria Palavrear possui uma atmosfera acolhedora e charmosa. O simpático espaço oferece um café com uma varanda e quintal, com mesinhas, tornando-o ainda mais aconchegante. Desde a decoração até o som ambiente: tudo é pensado para tornar o cenário ainda mais agradável a quem procura sossego e bons livros. 

Leia também:

» As livrarias e bibliotecas mais lindas do mundo
» A biblioteca mais bonita do mundo fica em Praga, na República Tcheca
» Leia um destes 15 livros e viaje para outros países sem sair de casa
» Site disponibiliza mais de 1 milhão de livros grátis durante quarentena

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Rio de Janeiro: hostel com ótima localização em Ipanema

Artigo anterior

Rio de Janeiro: hostels em Copacabana para ficar perto da praia

Artigo seguinte

Você pode gostar