Preparado para uma verdadeira imersão ao mundo das viagens? Leia estes 15 livros e viaje sem sair do lugar

“Percebo que não importa onde eu esteja, seja em um quartinho repleto de ideias ou nesse universo infinito de estrelas e montanhas, tudo está na minha mente”. Essa frase é do escritor estadunidense Jack Kerouac, famoso por obras que retratam o mundo das aventuras pela estrada.

E ele tem razão: viajar não significa necessariamente ir para outro lugar. Existem diversas formas de se transportar para universos e se aproximar de novas culturas, lugares e pessoas. Além de diversos filmes sobre viagens, outra opção, sem dúvidas, são os livros.

Por isso, reunimos aqui 15 livros que vão fazer com que você viaje para diversos países sem sair de casa.

Um Ano na Provence – Peter Mayle

Este é um dos livros para quem sempre teve um desejo de largar tudo e ir morar em outro lugar. Foi isso que Peter Mayle e sua esposa decidiram fazer: passar um tempo na encantadora Provence, no sul da França. Apesar de rodeados por ma das paisagens mais lindas do mundo, eles precisam se adaptar e encarar uma nova realidade. Além disso, também terão agradáveis surpresas ao longo da jornada.

Livre – Cheryl Strayed

viaje livros

Mais um dos livros que te leva viajar sem sair de casa, Livre conta a história real de Cheryl Strayed que após enfrentar a morte da mãe e o fim de um casamento, toma uma impulsiva decisão. Aos 22 anos,  jovem decide percorrer mais de 1700 quilômetros na chamada Pacific Crest Trail, trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos ao estado de Washington. Ao longo do percurso, ela fará descobertas que mudarão para sempre sua vida e ajudarão a compreender seu passado. 

Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

Escrito pelo jornalista Jon Krakauer, o livro relata a emocionante jornada de Chris McCandless, um jovem norte-americano que larga uma vida confortável para seguir um sonho repleto de desapegos. Com o objetivo de chegar ao Alasca selvagem, Chris vive muitas aventuras até, finalmente, alcançar sua meta. Com um fim trágico, a narrativa compara a história de McCandless com a de outros jovens solitários que também decidem se isolar na natureza.

Comer, rezar e amar  – Elizabeth Gilbert

 

viaje livros

Este é um daqueles dos livros que mostra como uma viagem pode mudar nossas vidas para sempre. Foi assim com Elizabeth Gilbert, que conta neste livro a história de quando, após enfrentar diversos problemas e um divórcio, decidiu largar tudo para viajar um ano pelo mundo. Assim, ela inicia uma jornada incrível na Itália, segue para a Índia e, por fim, chega na Indonésia.

Trilhas – Robyn Davidson

Considerado um dos melhores livros sobre trekking do mundo, “Trilhas” conta a história real da jornalista Robyn Davison. Acompanhada por apenas quatro camelos decidiu enfrentar uma longa travessia pelo deserto australiano, percorrendo mais de 2500 quilômetros. Assim, na época com apenas 27 anos, a autora relata os desafios e aprendizados ao longo da ousada jornada.

On The Road – Jack Kerouak

Um verdadeiro clássico dos viajantes, On The Road narra a história de dois jovens, Sal Paradise e Dean Moriarty, que decidem cruzar os Estados Unidos de carro pela lendária Rota 66. Com uma narrativa espontânea do incrível autor Jack Kerouak, o livro causou uma verdadeira revolução na juventude dos anos 60, influenciando nomes como Bob Dylan e Jim Morrison, além de movimentos de vanguarda, como o hippie e o punk.

Diários de Bicicleta – David Byrne

viaje livros

Neste livro, o ex-vocalista  da banda Talking Heads, David Byrne, relata suas primeiras experiências com a bicicleta, meio de transporte que costumava usar desde a década de 80 em Nova York. Conforme os anos foram passando, a vontade de desbravar novos lugares em duas rodas aumentava. Portanto, diários de bicicleta é a reunião de vários escritos do autor ao longo dos últimos anos – de Berlim a Buenos Aires, de Istambul a São Francisco, de Manila a Nova York, entre outras.

40 antes dos 40 – Silvinha Mantovani

viaje livros

A brasileira Silvinha Mantovani se viu perdida ao enfrentar um relacionamento abusivo e um período de depressão. Sem rumo, ela encontrou um caminho: investir na ideia de visitar 40 países antes de completar 40 anos. O livro relata todas as aventuras, descobertas, aprendizados e problemas enfrentados pela viajante até, por fim, conquistar seu tão sonhado objetivo.

De Moto pela América do Sul- Che Chevara

viaje livros

O livro mostra os relatos escritos em um diário por de Che Guevara em 1952. Na ocasião, o  jovem de 23 anos partiu de moto da Argentina até a Venezuela junto ao seu amigo Alberto Granado. Assim, o livro mostra os acontecimentos ao longo dessa jornada, onde Che descobre um mundo até então desconhecido, repleto de histórias, desafios e estradas sinuosas.

Sob o Sol da Toscana – Frances Mayes

Livro que deu origem ao longa de sucesso, aqui é possível compreender melhor a história de Francis Mayes, um pouco diferente da relatada no filme. O enredo apresenta a história de um casal que decide largar tudo e se mudar para a bucólica e romântica Toscana. Assim, é sobretudo um livro que inspira viajantes a conhecerem a encantadora regão italiana.

Cem dias entre céu e mar – Amyr Klink

viaje livros

 

Neste emocionante relato, o navegador e escritor brasileiro Amyr Klink fala sobre sua travessia de mais de 6500 quilômetros em um barco a remo. A jornada começa no porto de Lüderitz, no sul da África, e vai até a praia da Espera, no litoral da Bahia. Você certamente se transportará para o Atlântico Sul, vivendo com o autor todas suas aventuras, obstáculos, momentos emocionantes e sensações.

A Caminho do Atacama – Rômulo Provetti

viaje livros

Este livro relata a experiência pessoal do autor, o motociclista Rômulo Provetti, que partiu de Belo Horizonte rumo ao Deserto do Atacama. A  aventura de 24 dias pelas curvas sinuosas e paisagens estonteantes em meio aos Andes mostra como uma viagem é capaz de causar mudanças e aprendizados para sempre em nossas vidas.

Mil dias em Veneza – Marlena de Blasi

viaje livros

Para quem ama romances, este é um daqueles livros que transportam o leitor. Baseado em uma história verídica, apresenta o relacionamento de uma mulher americana por um homem veneziano, com uma das cidades italianas mais encantadoras como pano de fundo. O livro aborda as peculiaridades e as diferenças entre os dois enquanto realiza uma verdadeira imersão à vida na bela Veneza.

Mas você vai sozinha? – Gaía Passarelli

viaje livros

Mulheres viajando o mundo sozinhas tem que enfrentar muitos desafios – e, infelizmente, muito preconceito. Neste livro, a brasileira Gaía Passarelli descreve com bom humor as aventuras que viveu sozinha viajando pelo mundo. Este é com certeza um livro para viajar sem sair de casa, mas, sobretudo, um livro que fala sobre ser mulher e que pode inspirar muitas viajantes a darem um primeiro passo.

Pelas Trilhas de Compostela – Jean-Christophe Ruffim 

viaje livros

Que viajante nunca sonhou em realizar o caminho de Santiago de Compostela? Neste, que é um dos livros mais incríveis de viagens, com uma escrita fácil e intrigante, o médico e escritor francês Jean-Christophe relata sua própria experiência nesta jornada repleta de mudanças interiores e reflexões. Pelo caminho, outros peregrinos, surpresas e descobertas o farão mudar sua visão de mundo.

Leia também:

» 50 destinos nacionais para visitar quando a quarentena acabar
» Maior jardim de tulipas do mundo oferece tour online
» 20 filmes gravados na Itália para inspirar sua próxima viagem
» 12 países que aceitam brasileiros para trabalhar

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Sicília pagará metade dos gastos dos viajantes após pandemia

Artigo anterior

Maio terá noites brilhantes com chuva de meteoros para observar de casa

Artigo seguinte

Você pode gostar