Precisando de um pouquinho de inspiração? Selecionamos 50 destinos nacionais incríveis para você visitar depois da quarentena 

Sim, nós sabemos: quanto mais o isolamento social se mostra necessário, maior vai ficando nossa vontade de fazer as malas e viajar. Infelizmente, o momento atual exige uma pausa muito necessária. No entanto, apesar de um futuro ainda incerto, nada nos impede de planejar viagens futuras. Assim, que tal uma lista com 50 destinos nacionais para visitar depois da quarentena?

Quando tudo isso passar, esta será uma boa forma de dar aquela força para o turismo nacional se reerguer. Afinal, o turismo gera empregos, movimenta a economia e ainda faz com que você conheça os mais incríveis lugares do nosso país.

Fique com esses 50 destinos nacionais inspiradores para programar a próxima viagem:

Turismo no Brasil: 50 destinos nacionais para visitar quando a quarentena acabar 

Alter do Chão – Pará

destinos visitar quarentena

Foto: Cristiano Martins/AG. Pará/Fotos Públicas/Divulgação

Se quando a quarentena acabar você quiser desconectar e ficar em meio a muita paz e natureza, um destino ideal é Alter do Chão. Esta vila próxima a Santarém, no Pará, permite que o turista entre em contato com a comunidade local e conheça todas as belezas do Rio Tapajós, que forma inúmeras ilhas ao longo de sua extensão. Outra atração imperdível é a Floresta Nacional do Tapajós, que conta com diversas trilhas.

Guarda do Embaú – Santa Catarina

destinos nacionais quarentena

paulolopes.sc.gov.br

Um verdadeiro refúgio do litoral catarinense, a Guarda do Embaú ainda mantém um clima tranquilo e vilarejo de pescadores. Local muito frequentado por turistas por conta de suas ondas, é aquele destino nacional perfeito para quem deseja relaxar em meio a paisagens deslumbrantes e muita natureza intocada.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

destinos nacionais quarentena

Foto: Laura serradourada/ Wikimedia Commons

A apenas 220 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é um destino para visitar depois que a quarentena acabar porque oferece milhares de atrativos em meio a um cenário repleto de cachoeiras, cânions, cavernas, poços e rios, além de formações rochosas incríveis. Além disso, a Chapada dos Veadeiros ainda conta com uma atmosfera mística, perfeita para renovar as energias.

Urubici – Santa Catarina

Foto: EDI GALVANI ULIANO/ Wikimedia Commons

Para quem curte um clima frio e aconchegante cercado por belezas naturais, Urubici é o destino ideal para quando a quarentena acabar. A cidade fica localizada em uma altitude de 915 metros na Serra Catarinense, fazendo com que, no inverno, chegue até a nevar por lá. Além disso, atrações como a Pedra Furada e o Cânion Espraiado são imperdíveis.

Morretes – Paraná

Foto: Francisco Aragão/ Flickr

Casarões coloniais, pracinhas bucólicas, um rio acompanhando a cidade e, no entorno, muita natureza. Assim é Morretes, charmosa cidade na Serra do Mar paranaense que fica a poucos quilômetros da capital Curitiba. Além disso, você também pode percorrer esse trajeto de trem, considerado um dos percursos mais bonitos do mundo.

Capitólio – Minas Gerais

Foto: Monica Boto/ Flickr

A cidade de Capitólio possui muitos atrativos naturais. Apelidada de “Mar de Minas”, o Lago de Furnas é o principal atrativo do município e concentra as atividades em passeios de barco por suas águas. Além das cachoeiras, o destino abriga piscinas naturais, montanhas com trilhas fascinantes que podem ser exploradas por aventureiros.

Paraty – Rio de Janeiro

destinos quarentena nacionais

Foto: Vani Ribeiro

Localizada na parte sul do Estado do Rio de Janeiro e formada por ilhas paradisíacas, a cidade proporciona ao turista um cenário inesquecível com sua mata preservada e diversas cachoeiras. Além da natureza exuberante, o destino ainda mantém um charmoso e preservado centro histórico, com diversas casinhas coloridas.  

Foz do Iguaçu – Paraná

Foto: Maury Santos/ Wikimedia Commons

Com uma localização privilegiada no oeste do Paraná, Foz do Iguaçu fica situada na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Além desta localização excelente, onde é possível visitar três países ao mesmo tempo, a cidade ainda guarda as imponentes Cataratas do Iguaçu, um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil.

Brotas – São Paulo

Foto: Divulgação/ Nascente Areia Que Canta

Conhecida como a capital do ecoturismo paulista, Brotas fica a apenas três horas da capital paulista e apresenta diversas atividades para praticar na natureza. Algumas possibilidades são arvorismo, tirolesa, trilhas, quadriciclo e o rafting, este último considerado um dos melhores do Brasil. Mas, além disso, há também diversas cachoeiras e até mesmo um fervedouro de água cristalinas aberto para visitação.

Ouro Preto – Minas Gerais

destinos nacionais quarentena

Foto: Raquel Mendes Silva/ Wikimedia Commons

Um grande museu a céu aberto, Ouro Preto atrai muitos turistas por conta de seu conjunto arquitetônico incomparável. Parte do caminho do ouro na Estrada Real, a cidade fascina ao apresentar pontos marcantes e expressivos como as igrejas que expõe incríveis obras da arte da fase barroca mineira. 

Lençóis Maranhenses – Maranhão

Foto: Rosanetur/ Wikimedia Commons

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos nacionais para visitar quando a quarentena passar. Nesta viagem você conhecerá um dos lugares realmente únicos no mundo. Assim, caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas para fazer na vida.

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Foto: Chostakovis/ Wikimedia Commons

Imagine um local repleto de cachoeiras, grutas e muito verde. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica a 70 km de Cuiabá, a capital do Estado do Mato Grosso, e se estende por mais de 30.000 hectares. São mais de 150 km de paredões rochosos que dividem espaço com a vegetação nativa, cachoeiras, lagos e cavernas.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Foto: Caio Vilelaqdia Commons

Bonito é uma opção tanto para quem aprecia ecoturismo quanto para quem deseja se deslumbrar com alguns dos mais belos cenários do Brasil. Na cidade, é possível realizar flutuações e mergulhos nos rios de águas cristalinas, praticar rapel e conhecer grutas impressionantes. Ainda tem dúvidas de que este é um dos destinos nacionais para visitar quando a quarentena acabar?

Monte Roraima – Roraima

Foto: Mauricio Campello/ Wikimedia Commons

O Monte Roraima é um dos mais antigos e exóticos lugares do planeta. Integra o grupo de montanhas chamadas de Tepui, com relevo raro em forma de mesa, que se formaram a cerca de 2 bilhões de anos na América do Sul. A região é formada por belas savanas, recortadas por rios e cachoeiras, onde se encontra o imponente monte, o sétimo ponto mais alto do Brasil com 2.727 metros de altitude.

Ilha do Cardoso – São Paulo

Foto: João P. Burini/ Wikimedia Commons

Localizada em Cananéia, no extremo sul do Estado de São Paulo, a ilha é um ponto totalmente preservado para conhecer.  Formada por lindas praias, cachoeiras, trilhas e mata nativa preservada, ainda conta com um ilustre morador, o boto-cinza, que nada livre por suas praias e encanta os turistas.

Parque Estadual de Terra Ronca – Goiás

Foro: Caio Ribeiro/ Wikimedia Commons

Localizado no município de São Domingos em Goiás, próximo a divisa com a Bahia, o Parque Estadual de Terra Ronca possui um dos mais belos e significativos conjuntos e cavernas do Brasil e das Américas. Em seus 50 mil hectares de área, cachoeiras e múltiplos sistemas de cavernas com cerca de 300 grutas.

Jericoacoara – Ceará

destinos nacionais quarentena

Foto: Setur-CE/Divulgação

Jericoacoara, ou Jeri, como é chamada, talvez seja o destino mais desejado do litoral cearense neste momento. E não é por menos, já que conta com uma das mais belas praias do Brasil, com águas calminhas e cristalinas. Além disso, a atmosfera da pequena viva é de puro sossego, perfeita para quem deseja desconectar.

Brumadinho – Minas Gerais

Foto: Divulgação

O Instituto Inhotim fica em Brumadinho, a aproximadamente 60 quilômetros da Belo Horizonte. Atualmente é o maior museu de arte ao ar livre da América Latina e apresenta  um acervo artístico contemporâneo em 96 hectares de área com exposições. Além disso,  700 hectares do espaço são dedicados à preservação ecológica, unindo natureza e arte em uma proposta singular.

Ilha Grande – Rio de Janeiro

Foto: Pousada Bugio/ Divulgação

Vale a pena conhecer a Ilha Grande, situada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O local conta com 365 ilhas recheadas de praias onde é possível realizar mergulhos e atividades aquáticas. Assim, este é o destino nacional ideal para quem busca natureza, sombra e muita água fresca.

PETAR – São Paulo

Foto: Leonardo Palermo Gentile/ Wikimedia Commons

O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) fica localizado no extremo sul do Estado de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná. Com rios, vales, mata nativa e cachoeiras, o grande destaque do parque fica por conta de suas mais de 300 cavernas, as quais 12 estão abertas para visitação. Assim, este, sem dúvida, é um dos destinos nacionais para visitar quando a quarentena acabar.

Jalapão – Tocantins

Foto: Ffpaniago/Wikimedia commons

Conhecido por seus impressionantes fervedouros de água cristalina cercados por palmeiras e mata nativa, o Jalapão é um local impressionante. Ideal para quem deseja um contato completo com a natureza,  ainda reserva incríveis dunas de areia dourada, que podem chegar a até 30 metros de altura.

Gramado – Rio Grande do Sul

Foto: Diego Bezerra / Flickr

Localizada a cerca de 130 km de Porto Alegre, Gramado reserva casinhas em estilo alpino, vários parques, museus, paisagens belíssimas e muitos restaurantes. Assim, o município gaúcho é muito procurado por visitantes, especialmente durante a temporada de inverno, quando tudo fica ainda mais charmoso.

Cânion do Xingó – Sergipe

Foto: Pousada Cânion do Xingó

Um dos passeios no Brasil que você precisa fazer quando a quarentena acabar é visitar o Cânion do Rio São Francisco de barco no Sergipe, considerados os quintos maior cânion navegável do mundo. Além de conferir os incríveis paredões de pedras, o visitante também tem a oportunidade de nadar nas águas claras do Velho Chico.

São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul

Foto: Paulo Alves de Lima/ Divulgação

Para quem aprecia lugares históricos, São Miguel das Missões fica na fronteira do Brasil com a Argentina e apresenta uns dos resquícios mais preservados das missões jesuíticas no Brasil. As ruínas, datadas do século 17, ainda podem ser visitadas. Assim, é um lugar surpreendente e, com certeza, um dos destinos nacionais que você deve visitar quando a quarentena acabar.

Pipa – Rio Grande do Norte

Foto: Humberto Sales / MTur

O vilarejo de Pipa está entre as principais atrações do Rio Grande do Norte e abriga algumas das praias mais belas do país, oferecendo mais de 10 praias com cenários e belezas distintas. A Praia do Curral, por exemplo, é famosa por abrigar cardumes de golfinhos que chegam próximo da faixa de areia.

Porto de Galinhas – Pernambuco

Foto: Village Porto de Galinhas

Não é novidade para ninguém que as praias do Nordeste brasileiro são estonteantes. Porto de Galinhas, em Pernambuco, sem dúvidas é uma delas. Com atrações para todos os estilos, essa vila tão aclamada pelos viajantes é um paraíso na terra, águas calmas, cristalinas e areia branquinha formam a paisagem.

Chapada da Diamantina – Bahia

Foto: Cleide Isabel/ Divulgação

Um dos lugares mais bonitos do Brasil, a Chapada da Diamantina, no estado da Bahia, é um gigante reduto de belezas naturais. O lugar concentra incríveis formações como rios, cânions, vales e grutas, um prato cheio para quem é apaixonado por ecoturismo. São mais de 300 cachoeiras catalogadas na região.

Ubatuba – São Paulo

Foto: InforMarUbatuba

Localizada no litoral norte paulista, Ubatuba conta com mais de 100 praias de areia fofa e muita mata nativa preservada. Portanto, é possível encontrar desde praias mais movimentadas até as mais desertas e preservadas, algumas com águas cristalinas que permitem a prática de mergulho.

Visconde de Mauá – Rio de Janeiro

destinos nacionais quarentena

Foto: Visite Visconde de Mauá

Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, é uma cidade charmosa com inúmeras atrações que envolvem a natureza, como cachoeiras, piscinas naturais, rios, formações rochosas, picos e mirantes. Assim, esportes radicais também são muito praticados no local, desde trekking, camping, rapel, rafting, off-road, dentre outros.

Marataízes – Espírito Santo

Foto: Yuri Barichivich/ Divulgação

Conhecida como Pérola Capixaba, Marataízes é famosa por seus mais de 25 km de litoral, além de paisagens cercadas por falésias. Os paredões íngremes que chegam a atingir 40 metros de altura. Assim, a pouco mais de 2 horas de Vila Velha, é um destino acessível e paradisíaco para visitar em um cenário pós-quarentena.

Presidente Figueiredo – Amazonas

destinos nacionais quarentena

Foto: MTur

Já ouviu falar na  “terra das cachoeiras amazônicas“? Trata-se da cidade Presidente Figueiredo, que oferece mais de 150 cachoeiras para visitação, além e cavernas e diversas atividades de ecoturismo. A cidade fica a cerca de 100 quilômetros de Manaus, sendo um dos destinos nacionais que você precisa conhecer depois que a quarentena acabar.

Caraíva – Bahia

Foto: Marcelino Dias/ Wikimedia Commons

Pense em um lugar aconchegante, com muita natureza e repleto de casinhas coloridas. Assim é a encantadora Vila de Caraíva, na Bahia, que conta com diversas praias incríveis para aproveitar. Além disso, é possível também se banhar nas águas do rio Caraíva, que fica logo atrás do vilarejo. Na dúvida, fique com os dois.

Serra da Capivara – Piauí

destinos nacionais quarentena

Foto: Claudia Regina/ Wikimedia Commons

O Parque Nacional Serra da Capivara, no sertão do Piauí, bate alguns recordes pouco comentados no Brasil: com toda certeza, a área abriga a maior concentração de sítios pré-históricos das Américas e a maior concentração de pinturas rupestres no mundo: são mais de 1200 sítios arqueológicos e mais de 30 mil pinturas encontradas pela região. Portanto, não há dúvidas de que este é mais um dos destinos nacionais que você deve visitar quando a quarentena acabar.

Maragogi – Alagoas

Foto: Papo de Viajante

Um dos destinos nacionais para conhecer quando a quarentena acabar e relaxar totalmente é Maragogi. O grande atrativo da região são as piscinas naturais, conhecidas como “galés”, onde você pode mergulhar de snorkel já que as águas são quase transparentes. Assim, caso você queira conhecer mais da região, uma dica é programar um passeio de buggy.

Afuá – Pará

Afuá. Foto: Rômulo Ferreira / Flickr

Carinhosamente apelidada de a “Veneza da Amazônia” o município está localizado na famosa Ilha do Marajó, e cercada pela floresta nativa com inúmeras paisagens amazônicas. Além disso, o lugar se destaca por suas casinhas de madeira coloridas, construídas sobre palafitas, chamando atenção em meio a paisagem.

Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Foto: Thiago Freitas / MTUR

Localizada na badalada Região dos Lagos, a cidade de Arraial do Cabo reúne diversas atrações que todo viajante procura: praias paradisíacas com águas claras, lagoas, dunas e mirantes que oferecem a oportunidade de conferir toda beleza da região. Assim, são nove belíssimas praias que você pode aproveitar e incluir em destinos nacionais para quando a quarentena passar.

Serra do Roncador – Mato Grosso

 

destinos nacionais quarentena

Foto: PisaTrekking

Formada por chapadas, uma impressionante fauna e flora e cercada por mais de 100 cachoeiras, a Serra do Roncador fica a 500 km de Cuiabá e se estende até o estado do Pará, na Serra do Cachimbo. Além disso, a região reserva diferentes opções para quem gosta de aventura, além de paisagens impressionantes.

Jarapatinga – Alagoas

Foto: Jean Carlos Faleiro/ Flickr

Estrategicamente localizada entre Maragogi e Porto de Pedras, a recém descoberta praia paradisíaca ainda recebe pouco movimento de turistas, sendo uma boa ideia para quem deseja descansar longe da muvuca. Portanto, entre coqueirais a perder de vista e um mar de águas esverdeadas e calmas, Japaratinga pode ser o destino perfeito para as férias dos seus sonhos em Alagoas.

Chapada das Mesas – Maranhão

destinos nacionais quarentena

Otávio Nogueira/Flickr

A Chapada das Mesas ainda é um destino pouco explorado por turistas, mas após essa quarentena é um lugar que você precisa conhecer. Isso porque são dezenas de cachoeiras, trilhas, mirantes, bosques de buritizais, rios e poços de águas incrivelmente transparentes, que formam cenários surpreendentes e intocados, que na maioria das vezes estão em regiões inóspitas. Portanto, é a natureza do Brasil em toda sua perfeição.

Parrachos de Maracajaú – Rio Grande do Norte

 

destinos quarentena nacional

Foto: Corais de Maracajaú

Águas cristalinas repletas de recifes de corais, assim são os Parrachos de Maracajaú, região de piscinas naturais próxima a Natal, no Rio Grande de Norte. Assim, vale a pena alugar uma lancha e realizar um mergulho para se encantar com a exuberante vida marítima presente no local.

Parque Nacional do Caparaó – Minas Gerais

Foto: Gabrielribeirov/ Wikimedia Commons

O Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones de montanhismo no Brasil. É ali que você poderá conhecer  alguns dos picos mais altos do país, como o Pico da Bandeira, e visitar grutas, sítios arqueológicos e cachoeiras. Assim, para os aventureiros que amam conhecer novos lugares, este é um dos destinos nacionais para incluir em sua lista quando a quarentena acabar.

Baixio – Bahia

Foto: Divulgação Baixio

Com 5 lagos e 14 nascentes, Baixio faz parte dos destinos na Bahia ainda pouco conhecidos. O local é cercado por passeios ecológico e trilhas, que levam para as famosas lagoas, que contém águas cristalinas e mornas, ótimas para banho. Portanto, é um dos destinos nacionais que merece uma visita quando a quarentena acabar.

Nobres – Mato Grosso

Foto: Divulgação

A cidade de Nobres está ganhando fama pela rios cristalinos e cachoeiras com águas cristalinas que cercam a região. Destino ainda pouco explorado no Mato Grosso, fica a apenas 140 km de Cuiabá é bem parecido com Bonito, no Mato Grosso do Sul, oferecendo passeios em meio a natureza, atividades de aventura e visita a cavernas.

Costa do Conde – Paraíba

destinos nacionais quarentena

Foto: Cacio Murilo

Com uma mistura de águas salgadas do mar com uma arquitetura natural impressionante, a Costa do Conde está localizada perto de João Pessoa e é um dos lugares para conhecer quando a quarentena acabar. Portanto, o lugar oferece inúmeras praias com paisagens distintas, algumas com falésias, outras cercadas por coqueirais.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Foto: Bruno Lima / MTur

Sem dúvidas, Fernando de Noronha é um dos lugares mais lindos não só do Brasil, como do mundo. A região é famosa pela preservação dos animais e da biodiversidade local, por isso, é possível entrar em contato completo com a natureza e se deparar com inúmeras espécies nativas. Assim, vale a pena programar um passeio de barco para conhecer todas as praias, trilhas e montanhas.

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

destinos quarentena

Foto: Divulgação

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, conhecida como a cidade das uvas, teve como influência uma forte colonização italiana. Assim, tradições continuam presentes até os dias de hoje, seja nas deliciosas cantinas ou nas vinícolas que podem ser visitadas. Além disso, há também um imenso acervo arquitetônico do século passado ainda preservado.

Península do Maraú – Bahia

destinos nacionais quarentena

Foto: Divulgação

Na Costa do Dendê, no sul da Bahia, a Península do Maraú é um santuário ecológico que só pode ser acessado por uma estrada de terra ou por meio de barco. No entanto, tudo vale a pena, já que local reúne uma longa faixa de areia, piscinas naturais e um pôr do sol que vai fazer com que se pai aproveite dias incríveis e retorne com as energias renovadas.

Arquipélago das Anavilhanas – Amazonas 

viagens nacionais para fazer em 2020, viagens para fazer este ano

Foto: Amazonastur / Reprodução

Uma viagem pelas ilhas do Arquipélago das Anavilhanas, no Parque Nacional de mesmo nome, em Novo Airão, é uma ótima pedida entre os destinos nacionais para quando a quarentena acabar. Isso porque é uma oportunidade para conhecer toda a grandiosidade da Floresta Amazônia e suas comunidades tradicionais. Além disso, você pode desfrutar de diversas praias de rios que surgem nos períodos mais secos.

Tamandaré – Pernambuco

Foto: Divulgação

Outro dos destinos nacionais para visitar quando a quarentena acabar é  Tamandaré. Com um clima de paz e tranquilidade, o local oferece diversas praias paradisíacas, entre elas a Praia dos Carneiros, abriga a famosa Igreja de São Benedito, bem de frente para o mar, uma das mais bonitas do Brasil.

Pirenópolis – Goiás

destinos nacionais quarentena

Foto: Divulgação

Gosta de cachoeiras? Programe então uma viagem para Pirenópolis quando essa fase da quarentena passar. A cidade tem 82 cachoeiras, sendo que muitas delas são abertas para visitação. Além disso, as Cachoeiras de Pirenópolis são conhecidas no mundo todo. Portanto, muitas delas possuem infraestrutura com banheiros, restaurantes, lojinhas de artesanato e muito mais.

Leia também:

» 30 cursos online e gratuitos que todo viajante deveria fazer
» Mapa mostra em tempo real países ainda não afetados pelo coronavírus
» Empire State homenageia profissionais de saúde que combatem coronavírus
» GoPro lança desafio que premia melhores fotos tiradas dentro de casa

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

El Misti Ipanema: hostel animado no Rio de Janeiro

Artigo anterior

Pessoas estão colocando máscaras em estátuas famosas pelo mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar