Com arquitetura icônica e coleções impressionantes, conheça algumas das livrarias e bibliotecas mais bonitas do mundo!

Dos Estados Unidos ao Japão, conheça bibliotecas que são conhecidas por seus exteriores notáveis. E isso não é nada comparado aos milhões de livros guardados em suas paredes.

Portanto, se você é um leitor de livros ou um amante da arquitetura, comece a adicionar essas 14 bibliotecas e livrarias à sua lista de visitas obrigatórias.

Bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo

Biblioteca do Monastério de Strahov – República Tcheca

Foto: Alamy

O mosteiro Strahov em Praga foi fundado em 1143. Apesar de guerras, incêndios e outros desastres, a ordem durou e construiu sua biblioteca em 1679.

As características mais conhecidas da biblioteca são o seu teto notável, coberto por afrescos bíblicos.

Real Gabinete Português de Leitura – Brasil

Foto: Alamy

Seu exterior em calcário foi inspirado no famoso Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde foi construído antes de ser enviado para o Rio de Janeiro. E o interior é igualmente impressionante: há um vitral vermelho, branco e azul que deixa entrar luz natural pelo teto, enquanto um altar de prata, mármore e marfim recebe os visitantes no edifício.

Livraria Tianjin Binhai – China

Foto: Alamy

Se a Biblioteca Tianjin Binhai da China parece familiar, provavelmente é porque as fotos do design futurista do edifício se tornaram virais quando o prédio abriu suas portas em 2017.

Livraria George Peabody , Baltimore – Estados Unidos

Bibliotecas ao redor do mundo. Foto: Alamy

Facilmente uma das bibliotecas mais bonitas dos EUA, a George Peabody Library (parte da Universidade Johns Hopkins) contém mais de 300.000 volumes empilhados em cinco camadas decorativas. Os livros são impressionantes, mas outro ponto que chama a atenção dos visitantes, é sua arquitetura.

Real Biblioteca do Mosteiro de El Escorial – Espanha

Bibliotecas mais bonitas do mundo

Foto: Alamy

Essa biblioteca espanhola não é apenas uma obra de arte, mas também faz parte de um Patrimônio Mundial da UNESCO. Originalmente encomendada pelo rei Filipe II no século XVI, a característica mais deslumbrante da biblioteca é uma série de sete afrescos que retratam as artes liberais (música, retórica, astronomia e assim por diante).

A cidade de San Lorenzo de El Escorial, a cerca de 45 minutos de Madri, é a favorita da realeza espanhola e há muito mais para ver aqui além da biblioteca, incluindo um mosteiro e jardins surreias.

Livraria da cidade de Stuttgart – Alemanha

Bibliotecas mais bonitas do mundo

Foto: Alamy

Situada em um cubo de concreto no coração do sul da Alemanha, essa certamente não é uma biblioteca comum.

A atração principal – uma sala de leitura de cinco andares em forma de pirâmide de cabeça para baixo – se parece mais com um MC. Escher desenha em vez de uma biblioteca, até você notar as centenas de milhares de livros ordenadamente empilhados.

Biblioteca da Trinity College – Irlanda

Livrarias mais bonitas do mundo

Livrarias mais bonitas do mundo. Foto: Alamy

O Trinity College de Dublin abriga o Livro de Kells, um manuscrito do século IX escrito por monges em fontes e ilustrações surpreendentemente complexas. Cada página é como sua própria obra de arte.

Mas a grande atração é certamente o Long Room da biblioteca; um corredor de 30 metros de comprimento empilhado com 200.000 livros antigos pode lhe dar arrepios.

Biblioteca de Alexandrina – Egito

Bibliotecas ao redor do mundo. Foto: Alamy

Alexandria já foi o lar da biblioteca mais famosa do mundo.

A estrutura circular, projetada pela empresa norueguesa Snøhetta, é coberta por esculturas feitas por artistas locais e fica ao lado de uma grande piscina refletora. Embora haja muitos livros em três idiomas (árabe, francês e inglês), também existem museus, um planetário e um laboratório dedicado à restauração e preservação de manuscritos antigos.

Livraria Lello – Portugal

Livrarias mais bonitas do mundo

Bibliotecas mais bonitas do mundo. Foto: Pexels

A Livraria Lello, também conhecida como Lello & Irmão é um dos espaços mais emblemáticos e mais visitados na cidade do Porto, em Portugal. Com mais de 100 anos de história, o espaço possui uma arquitetura exuberante com um estilo neogótico e é considera uma das livrarias mais bonitas do mundo

A atração turística é parada obrigatória para quem visita Porto. A cada ano mais de 1 milhão de visitantes chegam até a Lello para conhecer seus lindos vitrais e a tão famosa escada vermelha em espiral que inspirou a autora de Harry Potter para seus livros.

Biblioteca Pública de Nova York – Estados Unidos

Bibliotecas ao redor do mundo. Foto: Scott Sherman / The Nation

Um dos grandes marcos históricos da cidade de Nova York, a New York Public Library foi fundada em 1895 e sua arquitetura original segue conservada até os dias de hoje. Localizada no Bryant Park, no coração de Midtown, a NYPL surpreendentemente possuí um rico acervo, que conta com mais de 55 milhões de livros.

Biblioteca Nacional Marciana – Itália

Bibliotecas mais bonitas do mundo. Foto: Pexels

A Biblioteca Nacional de São Marcos está instalado em um edifício renascentista no centro de Veneza, na Itália, e mantém uma das maiores coleções de textos clássicos do mundo. A biblioteca tem o nome de São Marcos, o santo padroeiro de Veneza.

Livraria Zhongshuge – China

Bibliotecas ao redor do mundo. Foto: Divulgação

Localizada no 3º e 4º andar do Zodi Plaza, em Yangjiaping, a Livraria Zhongshuge de Chongqing foi projetado pelo estúdio de arquitetura chinês XL-Muse, que teve a ideia de criar ambientes que deixassem os visitantes imersos no mundo dos livros de fato!

El Ateneo – Argentina

Bibliotecas mais bonitas do mundo. Foto: Alamy

A livraria El Ateneo Grand Splendid foi escolhida pelo jornal britânico “The Guardian” como a segunda mais importante do mundo. Construída dentro do histórico cinema e teatro Grand Splendid, no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, a biblioteca é certamente um lugar agradável para conhecer na capital portenha e um dos melhores passeios gratuitos para fazer no destino.

Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos – USA

Foto: Getty Images

A Biblioteca do Congresso é a biblioteca de pesquisa que serve oficialmente o Congresso dos Estados Unidos. Ela não é só a instituição cultural federal mais antiga nos Estados Unidos, mas também a maior biblioteca do mundo devido ao tamanho de sua coleção, que possui um acervo em mais de 450 idiomas diferentes.

Leia também:

» Conheça a incrível livraria que inspirou Harry Potter em Portugal
» Gosta de ler? Você pode se hospedar nesta charmosa livraria em Paris
» Biblioteca no Rio de Janeiro está entre as mais belas do mundo
» Melhores museus para visitar em Viena

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]r.com

Tour virtual permite visitar a tumba da rainha egípcia Nefertari

Artigo anterior

Portugal lança vídeo emocionante para que turistas não visitem o país

Artigo seguinte

Você pode gostar