Há muitas opções de atrações “na faixa” para curtir em Buenos Aires: separamos uma lista com 20 passeios gratuitos para curtir na capital argentina

Quem tem uma viagem marcada para Buenos Aires pode se considerar um sortudo. Isso porque a capital da argentina oferece muitas opções de passeios gratuitos. São parques, livrarias, espaços culturais, monumentos históricos, feirinhas, entre muitas outras opções.

Se a sua ideia é fazer um roteiro econômico pela cidade aproveite para incluir esses 20 lugares sensacionais que são totalmente “na faixa”.

Parques

gratuitos

Foto: Guia Viajar Melhor

Buenos Aires mantém diversos cantinhos verdes perfeitos para passeios gratuitos ao ar livre. Um deles é a Reserva Ecológica Costanera Sur, no coração de Puerto Madero, que oferece trilhas, bosques, passeios de bicicleta e vistas impressionantes da natureza contrastando com a cidade. O Rosedal, que fica dentro do Parque Três de Fevereiro, em Palermo, oferece mais de 100 espécies de rosas. Além disso, no mesmo parque também está o Jardim Japonês, outro espaço arborizado e relaxante no coração da metrópole. 

Museus

buenos aires

Foto: Guia Viajar Melhor

Buenos Aires é uma ótima cidade para quem aprecia arte e cultura. São diversos museus que podem ser acessados gratuitamente, como o Museu Histórico Nacional, o Museu da Imigração e o Museu Quinquela Martín e o Museu Nacional de Belas Artes. Outros espaços, como o Museu de Arte Moderna, grátis às quartas, possuem entrada na faixa em dias específicos da semana. 

Circuito dos Quadrinhos

gratuitos

Foto: Divulgação/ Travel Buenos Aires

Muitos turistas sabem que Buenos Aires possui uma escultura em homenagem a Mafalda, personagem icônica dos quadrinhos argentinos, no bairro de San Telmo. No entanto, poucos sabem que a cidade oferece um circuito lúdico e divertido que percorre outros dois bairros da capital, Montserrat e Puerto Madero. Essa rota revela outros personagens e insere o visitante em uma verdadeira imersão ao universo dos quadrinhos.

Rooftops

buenos aires

Foto: Travel Buenos Aires

Você duvida que Buenos Aires fica ainda mais bonita vista do alto? Pois então aproveite alguns rooftops e varandas para apreciar uma vista panorâmica da cidade. Uma visão infinita de cúpulas, monumentos, torres e antigos edifícios revelam detalhes que não são vistos ao nível do chão. Assim, o Palácio Barolo, a Galeria Güemes, o Centro Cultural Kirchner e a Biblioteca Nacional são alguns dos lugares de onde é possível ter essa visão diferente da capital argentina. 

Feira de San Telmo

gratuitos

Foto: Pexels

Um passeio clássico e gratuito pela cidade acontece todos os domingos no bairro San Telmo. Trata-se da famosa feirinha de antiguidades, uma das mais famosas da capital, que reúne diversas barraquinhas com diversas opções de objetos antigos e algumas raridades. Assim, vale a pena passear pelo lugar e se surpreender com a oferta de produtos. 

Livrarias

buenos aires

Foto: David/ Wikimedia Commons

Um dos passeios gratuitos mais interessantes para fazerem Buenos Aires é visitar as incríveis livrarias espalhadas pela cidade. Para começar, a clássica e imponente El Ateneo, que foi eleita por vezes uma das mas bonitas do mundo, é uma visita indispensável. A Eterna Cadencia e a Libros del Pasaje são duas livrarias bem charmosinhas que ficam em Palermo e possuem uma atmosfera bem aconchegante, além de títulos alternativos e interessantes. 

Tours pelos bairros

gratuitos

Foto: Guia Viajar Melhor

O Ente de Turismo de Buenos Aires promove diversos tours gratuitos e guiados, em inglês ou espanhol, que percorrem diversos bairros da cidade. No site da instituição  é possível escolher os passeios de sua preferência. Além disso, os visitantes podem se informar, de segunda à sexta, das 10h às 17h, por meio do endereço de e-mail [email protected]

Mercado de Pulgas 

buenos aires

Foto: Guia Viajar Melhor

Gosta de antiguidades? Então você ficará deslumbrado com o Mercado de Pulgas, no bairro Colegiales. São mais de 150 lojas reunidas em um grande galpão reunindo tudo o que você pode imaginar: móveis antigos, pinturas, obras de arte, antiguidades, joias, pratarias, brinquedos, entre muitos outros itens. Assim, fica impossível não se impressionar com a diversidade de objetos à venda, alguns deles muito curiosos.

Floraris Genérica 

gratuitos

Foto: Pixabay

Um grande símbolo portenho, a Floraris Genérica, também conhecida como flor metálica de Buenos Aires, merece um registro fotográfico durante seu roteiro pela cidade. Um mecanismo permite que a flor, que pesa impressionantes 18 toneladas e possui 23 metros de altura, abra e feche como se fosse real. Portanto, um passeio a esse incrível monumento, também gratuito, é indispensável.

Galerias Pacífico 

buenos aires

Foto: Martin St-Amant/ Wikimedia Commons

Apesar de se tratar de um local de compras, as Galerias Pacífico estão situadas em um antigo e imponente edifício do final do século XIX. Uma belíssima cúpula central, pintada em 1946, é uma verdadeira obra de arte. Assim, para quem aprecia belezas arquitetônicas, o passeio é uma boa e gratuita pedida. 

Feira de Mataderos

gratuitos

Foto: Divulgação

Outra feirinha interessante acontece no bairro de Mataderos aos domingos (de abril a dezembro) e aos sábados (em janeiro e fevereiro). O espaço é uma chance de conhecer mais de perto a cultura gaúcha, já que reúne muito churrasco, shows e também artesanatos.  Além disso, esta feira geralmente fica fora da rota turística, o que a torna bem interessante para quem busca pontos fora da curva para conhecer na cidade.

Ruas de street art

buenos aires

Foto: Divulgação

Ao caminhar pelas ruas de Buenos Aires você perceberá muros tomados pela arte urbana, revelando impressionantes grafites de diferentes estilos. Esses artistas, muitas vezes anônimos, criam verdadeiras exposições gratuitas a céu aberto. Procure admirar as fachadas transformadas em grandes murais nos bairros de Coghlan, Villa Urquiza, Colegiales e Palermo. Há tours guiados por esses locais que podem ser reservados pelo site do Ente de Turismo de Buenos Aires. 

Passeios de bicicleta

gratuitos

Foto: Divulgação

Uma das opções de passeios gratuitos para fazer em Buenos Aires é pedalar. Aproveite a Ecobicis, um serviço onde é possível alugar bicicletas gratuitamente, mediante um cadastro no site. Aproveite para percorrer a extensa rede de ciclovias, espalhadas por diversos pontos da cidade. É uma nova forma de explorar os bairros e ruas da capital argentina.

Cemitério da Recoleta

buenos aires

Foto: Pixabay

Uma visita a um cemitério pode soar um pouco estranho a princípio, mas este é um dos mais importantes do mundo. Com estátuas e túmulos que podem ser considerados verdadeiras obras de arte, o local é cercado também por histórias e lendas de fantasmas, romances e tragédias, o que o torna ainda mais interessante. A entrada, claro, é gratuita. 

Casa Rosada

gratuitos

Foto: Pixabay

Popularmente conhecida como Casa Rosada, a Casa do Governo é um dos símbolos de Buenos Aires. Declarada como Patrimônio Histórico Nacional, o espaço oferece visitas guiadas gratuitas que devem ser agendadas previamente. No entanto, dentro dali também funciona o Museu da Casa Rosada, que percorre mais de 200 anos de história. A visita, também gratuita,  acontece de quarta a domingo das 10 às 18h.

Tranvía Histórico

gratuitos

Foto: Divulgação

Que tal um passeio gratuito em um bondinho histórico aos finais de semana? O Tranvía Histórico é um bondinho elétrico que foi totalmente restaurado e atualmente oferece uma “carona” que conta a história de quando era utilizado como meio de transporte. O percurso, realizado no bairro portenho de Caballito, pode ser realizado todos os sábados, das 16h às 19h, e domingos, das 10:00h às 13:00h e das 16:00h às 19:30h.

Caminito

gratuitos

Foto: Divulgação

Caminito é uma das ruas mais famosas de Buenos Aires e está localizada no bairro La Boca. Vale a pena caminhar por sua extensão, de aproximadamente 150 metros, repleta de paralelepípedos e casinhas coloridas pintadas por diferentes artistas argentinos. Tudo fica ainda melhor sabendo que esse passeio é totalmente gratuito, um local ideal para levar boas lembranças e fotografias para casa. 

Catedral Metropolitana

gratuitos

Foto: Alexis González Molina/ Wikimedia Commons

Localizada em frente a Plaza de Mayo, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, é o maior símbolo da igreja católica no país. A catedral também é muito visitada por quem busca refazer os passos do papa Francisco na cidade, já que era o local onde o pontífice costumava celebrar suas missas. Assim, vale a pena se impressionar com o imponente edifício, especialmente com seu interior rico em detalhes. 

Café Tortoni

Buenos Aires

Foto: Beatrice Murch/ Wikimedia Commons

Um dos lugares mais charmosos de Buenos Aires, visitar o Café Tortoni é como fazer uma viagem no tempo. O café, aberto em 1958, conserva uma estrutura e decoração antigas que lhe renderam o título de atração turística da cidade. Este não é um dos passeios gratuitos se você consumir algo, mas vale dar uma passadinha e tirar uma fotografia em frente ao icônico local.  

Puerto Madero

gratuitos

Foto: Pixabay

Por fim, Puerto Madero é um dos bairros mais incríveis de Buenos Aires. Com muitos restaurantes e muito charme, vale a pena incluir uma caminhada à beira do Rio da Prata em um entardecer, quando as cores tomam conta do lugar. Aproveite para atravessar a Puente de La Mujer, um dos cartões-postais da cidade, de onde terá uma vista magnífica do ambiente. Este é um dos passeios gratuitos que você deve fazer pela cidade. 

Leia também:

» 10 dicas para economizar em uma viagem para Buenos Aires
» 11 lugares em Buenos Aires para fugir do óbvio
» Dicas de turismo em Colonia del Sacramento
» Ranking aponta cidades mais baratas para mochilar em 2020

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

10 dicas para economizar em uma viagem para Buenos Aires

Artigo anterior

Pela primeira vez, LATAM formará turma de copilotos mulheres

Artigo seguinte

Você pode gostar