Ícone do jornalismo nacional e exemplo de generosidade, separamos algumas histórias e curiosidades que provam que a Glória Maria é a maior (e melhor) viajante brasileira 

Ela está entre as maiores referências da televisão brasileira, e para os amantes de viagens, é considerada como uma verdadeira inspiração para o público de diferentes idades. Para quem acompanha suas aventuras pelos destinos mais inusitados do mundo, é praticamente impossível não se apaixonar pela leveza como ela domina suas viagens. Quem nunca sonhou em embarcar por um dos lugares mais lindos do mundo apresentados por essa ícone do jornalismo?

Glória Maria tem as características necessárias para um verdadeiro viajante profissional. Com sensibilidade e humildade, a jornalista brasileira traz um olhar único sobre as experiências que vive em suas viagens ao redor do mundo.

Como repórter, já entrevistou grandes nomes internacionais como Mick Jagger, Freddie Mercury, Michael Jackson, Leonardo DiCaprio, Elton John e Madonna, mas foi em suas viagens ao redor do mundo que a jornalista se encontrou.

Se você quer ser um viajante assíduo como ela – que dedica boa parte da vida para as viagens -, saiba que carisma, respeito e generosidade são condições essenciais para entender, de forma sensível, as diferentes culturas e costumes que vivenciamos durante uma viagem. 

Não é novidade para ninguém que conhece os bastidores dessas aventuras, a Glória Maria é a pessoa certa para conhecer os mais de 160 países que visitou, além de topar tudo para aproveitar ao máximo as experiências que este mundo oferece.

Ela é capaz de exaltar (e aproximar) o mundo em suas narrativas e se tornou uma representante da força e grandeza típica do povo brasileiro. Através de sua história pessoal de superação, sempre regada pela sua simpatia, inteligência e paixão pela vida, Glória Maria é, sem sombra de dúvidas, a maior e melhor viajante do Brasil e a gente mostra os motivos disso.

Viagem para o Marrocos, no Deserto do Saara

Viagem para o Marrocos, no Deserto do Saara. Foto: Reprodução / Instagram

Curiosidades que provam que a Glória Maria é a maior viajante brasileira

1. Glória Maria nasceu no subúrbio da Zona Norte do Rio e entrou para a televisão com 16 anos de idade. Ela também foi a primeira repórter negra da televisão brasileira e hoje em dia é uma das funcionárias mais prestigiadas da emissora.

2. Glória Maria começou a viajar pela TV Globo e seu primeiro destino foi os Estados Unidos, para cobrir a posse do presidente democrata Jimmy Carter, em janeiro de 1977.

Jornalistas de viagens e turismo brasileiros

Jornalista visitou a Mongólia, um dos sonhos realizados. Foto: Reprodução

3. Em uma outra entrevista feita pela Tatá Werneck, Glória Maria assumiu: “perdi a conta de quantos passaportes eu tenho, devo ter uns 15 pelo menos”.

4. Em 1982 ela se apaixonou por um cigano e ficou morando em Ibiza, na Espanha, durante 6 meses.

Glória Maria com as filhas na África do Sul

Foto feita durante um safári na África do Sul com as filhas. Foto: Reprodução

5. Em uma viagem feita a convite da Nasa, em 2007, a Glória Maria foi uma das jornalistas internacionais convidadas para ter a sensação de experimentar a gravidade zero em uma viagem para fora da órbita da Terra. Na entrevista feita no programa Mais Você, Glória conta como foi a experiência: “Era uma experiência real, não foi uma simulação. Você voa mesmo, você sai da órbita da Terra e a experiência começa…”.

Viagem feita a convite da Nasa

Durante viagem feita a convite da Nasa para fora da órbita da Terra. Foto: Reprodução

6. Em entrevista ao programa Altas Horas, a jornalista afirmou que já passou por mais de 160 países. Alguns deles não existem mais como nação, como é o caso a Iugoslávia, que originou cinco países após sua divisão (Croácia, Eslovênia, Sérvia, entre outros).

7. Os três países mais inesquecíveis para a jornalista são o Irã, Índia e o Brasil. O Irã, pela história dos povos persa, é considerado um país único pela jornalista, cheio de cultura e beleza. A Índia, por ser o país da espiritualidade e o Brasil, pois ha sempre algo novo para descobrir por aqui.

Viagens da Glória Maria

Foto no aeroporto de Teerã, capital do Irã. Foto: Reprodução

8. Em 2005, na Nigéria, Glória Maria filmou o festival de Argungu, uma competição feita por mais de 15 mil pescadores em busca do maior peixe do rio Matan Fada. Ela era a única mulher no festival. 

9. Em entrevista ao programa Espelho, no Canal Brasil, apresentado pelo ator Lázaro Ramos, Glória Maria conta sobre sua experiência de mais de 35 anos trabalhando na Rede Globo. E, nas últimas décadas, cobriu diversas viagens pelo mundo, entre guerras, política, economia e viagens.

Reportagem com os índios Kamayura

Foto feita durante reportagem com os índios Kamayuará, no Alto Xingu. Foto: Reprodução

10. Trabalhando há décadas na Globo, Glória Maria pediu aos chefes da emissora 1 ano sabático. E a emissora, sem pestanejar, deu 2 anos para a jornalista viver suas experiências de viagem, dessa vez sem câmeras, pois ela queria realizar o sonho de trabalhar com crianças ao redor do mundo.

11. Esses dois anos que seguiram mudaram completamente a vida da jornalista. O primeiro destino, em uma viagem para a Índia, Glória Maria foi trabalhar como voluntária em Bodh Gaya, a cidade onde Buda se iluminou. Nessa viagem, que durou dois meses, ela trabalhou em projetos para ajudar moradores de rua, crianças e monges. 

Viagens da Glória Maria na Índia

Durante o período sabático ajudando os monges da Índia. Foto: Reprodução / Instagram

12. Depois dessa experiência, Glória viajou para a Nigéria, onde ficou sozinha por mais dois meses trabalhando em projetos sociais dedicados às crianças africanas em situação de vulnerabilidade social.

13. Saindo da Nigéria, em retorno ao Brasil, Glória Maria buscou trabalhar como voluntária em abrigos de crianças órfãs da Bahia e foi nesse experiência que conheceu suas filhas do coração, Maria e Laura. Aquele amor de mãe, inesperado, não estava nos planos da jornalista, e segundo a própria: “foram elas que me escolheram como mãe”.

Glória Maria com as filhas na Patagônia

Férias na Patagônia com as filhas Maria e Laura. Foto: Reprodução / Instagram

14. No Himalaia, subindo pelo lado do Nepal, durante uma caminhada de 8 dias até o acampamento base do Everest, a jornalista encontrou um senhor prestes a morrer, fora de casa. Logo fez questão de ajudar o homem, contrariada pelo intérprete. Após muito esforço, ela conseguiu deslocar alguém para levar o homem ao médico. Alguns dias depois, quando começou a descer a trilha de volta, encontrou o homem já curado. O mais impressionante é que todos da família ficaram bravos com a Glória, pois ao salvá-lo, ela interrompeu o karma do homem que estava prestes a morrer. 

15. Respondendo uma pergunta de um internauta, sobre qual foi o destino mais fascinante em que a jornalista esteve, ela diz que é difícil dizer apenas um, mas a Índia tem o seu charme único. A jornalista já esteve 6 vezes no país do Rio Ganges.

16. A experiência em uma vila rastafári na Jamaica foi uma das viagens mais visualizadas e até rendeu memes na internet, mas essa não foi a única vez que a jornalista provou substâncias curiosas. Em entrevista, já afirmou ter provado ayahuasca em uma cerimônia de Santo Daime, em outras oportunidades provou cogumelos alucinógenos e até mesmo LSD. Esta última, em defesa da jornalista, foi apenas uma vez, na juventude, em uma época em que tudo era diferente.

Glória Maria na Jamaica

Durante a reportagem icônica em uma vila rastafári na Jamaica. Foto: Reprodução

17. Em uma entrevista à revista Quem, Glória Maria enfatizou o seu amor pelas viagens: “Gosto de conhecer gente, de viajar. Se me trancarem dentro de um estúdio, eu me mato. Viraria uma velhinha triste. O meu negócio é o mundo. Enquanto me deixar ir para ele, estou feliz”.

Glória Maria andando em uma moto de neve

Andando de moto na neve (20 graus negativos). Foto: Reprodução / Instagram

18. Para as viagens a trabalho, Glória Maria disse que faz as malas em cerca de 15 minutos, com uma bagagem básica. Ela sempre leva três calças jeans, casacos e camisetas. Para não ser pega de surpresa, opta por carregar roupas de frio e calor.

Jornalistas de viagens e turismo

Viagem para a Nigéria durante período sabático da jornalista. Foto: Reprodução / Instagram

» Brasileiros podem ser impedidos de entrar na Europa?
» Bares mais incríveis para visitar ao redor do mundo
» 15 livros para viajar por outros países sem sair de casa
» Casal está viajando toda a América do Sul em um carro 1.0

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Acrópole de Atenas reabre a visitantes após ser fechado por dois meses

Artigo anterior

45 filmes para dar uma volta ao mundo sem sair de casa

Artigo seguinte

Você pode gostar