Repleto de rios, cachoeiras e lagoas, o estado está entre os principais roteiros de ecoturismo. Saiba quais são os melhores destinos com águas cristalinas do Mato Grosso

O Mato Grosso é privilegiado por uma natureza exuberante, que se revela, principalmente, nas águas que cortam seu território. Por isso, o estado está entre os melhores roteiros de ecoturismo no Brasil, sobretudo quando falamos em rios, cachoeiras e lagoas. E, para te convencer a viajar para lá agora mesmo, preparamos uma lista com 5 destinos com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso.

Único estado composto por três biomas – Pantanal, Cerrado e Amazônia -, o Mato Grosso abriga, também, três importantes bacias hidrográficas – Amazônica, Platina e Tocantins -, e é um dos lugares com maior volume de água doce do mundo.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Não é à toa que seus rios, cachoeiras e lagoas atraem os olhares de turistas de toda parte. Há uma diversidade enorme de lugares para conhecer, desde os mais isolados e preservados até aqueles que já foram transformados em pontos turísticos, com estruturas e serviços.

E o que mais chama a atenção é a quantidade de rios e lagoas de águas cristalinas, que formam cenários impressionantes, como o Rio Triste, em Nobres, e a Lagoa da Lua, em Primavera do Leste, por exemplo.

Quer saber mais? Então, confira nossas dicas sobre os 5 destinos com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso. Temos certeza de que, depois de ler este post, você vai querer viajar para lá.

Os melhores destinos com águas cristalinas do Mato Grosso

Campo Novo do Parecis, Nobres, Primavera do Leste, Cáceres e Chapada dos Guimarães são municípios mato-grossenses privilegiados por paisagens deslumbrantes, que contam com inúmeros rios, cachoeiras e lagoas extremamente preservados.

Por isso, os escolhemos como os melhores destinos com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso. Veja, a seguir, o que te espera em cada um deles.

Campo Novo do Parecis

Mato Grosso Campo Novo do Parecis

Foto: Caio Vilela / Wikimedia Commons

Campo Novo do Parecis, apesar de pouco conhecido, é um dos destinos com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso. O município é cortado por sete rios – Ponte de Pedra, Membeca, Verde, Sacre, Papagaio, Sucuruína e Cravarí – e é repleto de cachoeiras e poços de águas transparentes, excelentes para banhos refrescantes.

Localizado a 391 km de Cuiabá, Campo Novo do Parecis é muito procurado por mergulhadores, que praticam em suas águas cristalinas mergulho autônomo e apneia – técnica em que se mergulha sem cilindro de oxigênio. Além disso, as corredeiras que se formam em alguns trechos dos rios são perfeitas para a prática de canoagem e rafting.

Os destaques de Campo Novo do Parecis são o Balneário Rio Verde, o Salto do Utiariti e as hidromassagens naturais do Rio Papagaio. Outro lugar para conhecer por lá é o Chapadão Parecis, uma área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica.

Mas a natureza exuberante não é o único atrativo desta cidade mato-grossense. Um fato interessante é que um terço de seu território é composto por terras indígenas. Isso faz de Campo Novo do Parecis um destino perfeito para o turismo cultural. Por isso, ao visitar a cidade, aproveite para fazer a Rota dos Parecis, um roteiro cultural-indígena que passa por cinco aldeias, mostrando seus artesanatos, músicas, danças e comidas. 

Nobres

Nobres Mato Grosso

Foto: Regina Alves / Wikimedia Commons

Aos poucos, Nobres vem ganhando destaque entre os roteiros que privilegiam o ecoturismo. E não é para menos. A pequena cidade do interior de Mato Grosso tem atrações que não deixam a desejar, em nada, para a famosa e conhecida Bonito, no Mato Grosso do Sul. Grutas, cachoeiras, rios e lagoas de águas extremamente cristalinas convidam os turistas a aproveitarem o contato extremo com a natureza em cenários de tirar o fôlego. 

Lá o sinal de celular é escasso e as instalações são simples, o que torna esse destino ainda mais interessante para quem quer se desligar do mundo e das agitações da vida moderna.

E o melhor: é fácil chegar em Nobres, tanto por sua proximidade com a capital Cuiabá, como pelas opções de acesso e transporte. 

Boa parte das atrações de Nobres encontram-se no distrito de Bom Jardim e, entre tudo o que há para ver por lá, vale a pena conhecer o Rio Triste, o Aquário Encantado, a Cachoeira Serra Azul, a Lagoa das Araras, a Gruta Duto do Quebó e o Balneário Estivado.

Neles, você pode fazer flutuação nas águas cristalinas, banhar-se nas cachoeiras refrescantes, descer os rios de bóia-cross, explorar cavernas e percorrer trilhas entre a vegetação preservada, podendo encontrar, inclusive, animais silvestres.

Primavera do Leste

Lagoa Azul Mato Grosso

Foto: Rafael D Marques / Secom-MT

Localizada no sudoeste de Mato Grosso, a cidade de Primavera do Leste é outro destino com águas cristalinas para visitar no estado. Seu principal atrativo é a Lagoa da Lua, mais conhecida como Lagoa Azul, que atrai mergulhadores de toda parte.

Com cerca de 10 metros de profundidade, a lagoa tem águas extremamente transparentes, fundo de areias brancas, grutas submersas, formações rochosas, raízes, caules, algas e vegetação abundante. Um cenário aquático impressionante, que pode ser explorado também por quem não tem prática no mergulho. Há instrutores no local que ajudam os turistas a mergulharem com segurança.

A Lagoa Azul também tem uma piscina natural ótima para banhos. Suas águas têm temperatura agradável o ano todo, com uma média de 26 graus. Ela fica a 234 km de Cuiabá, dentro da Fazenda Onça Pintada e o acesso à lagoa é limitado a 40 pessoas por dia.

Outro lugar de águas cristalinas em Primavera do Leste, a Lagoa Encantada fica às margens do Rio das Mortes e tem profundidade de 4 metros. Nela, pode ser realizada flutuação para observar espécies como o tucunaré, a traíra e o cará.

Cáceres

Caceres Mato Grosso

Foto: Francisco Alves / GCom/MT

Conhecida como o point da pesca esportiva no Mato Grosso, a cidade de Cáceres também é um ótimo destino para quem curte o ecoturismo. Banhada por vários rios, a cidade tem diversas cachoeiras, lagos e grutas para explorar.

Entre os destaques de Cáceres está a Dolina Água Milagrosa. Localizada em uma fazenda particular, a incrível lagoa de águas ora azul turquesa, ora verde esmeralda é belíssima. Ótima para banhos, ela tem acesso por uma trilha de 850 metros a partir da sede da fazenda e uma escadaria de 150 degraus. O local pode ser visitado no sistema Day Use, que inclui flutuações na lagoa, pranchas de stand-up paddle, coletes salva-vidas, refeição e piscina na fazenda.

Outra opção de passeio em Cáceres são as trilhas ecológicas da Fazenda Gavião Real, que levam a quedas d’água impressionantes, entre elas a Cachoeira Urubu Rei e a Cachoeira das 7 Quedas. 

Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimaraes Mato Grosso

Foto: Chostakovis / Wikimedia Commons

Entre os lugares mais conhecidos do ecoturismo no Brasil, a Chapada dos Guimarães também é um destino com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso. Repleta de rios, lagoas e cachoeiras, essa região do cerrado é privilegiada por águas transparentes e de temperatura agradável.

Um dos destaques de lá é a Lagoa Azul. Localizada dentro da Gruta Aroe Jari, a lagoa de águas cristalinas é iluminada por feixes de luz solar que a tornam extremamente azul. O cenário é impressionante e rende ótimos cliques. 

Além disso, as várias quedas d’água da Chapada dos Guimarães têm poços excelentes para banhos, como a Cachoeira da Geladeira, a Cachoeira dos Marimbondos, a Cachoeira dos Namorados, a Cachoeirinha, entre outras.

Vale a pena, inclusive, fazer o circuito das cachoeiras que, em seis horas de caminhada, passa por seis incríveis quedas d’água – a 7 de Setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência – e suas piscinas naturais.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Onde comer em Campo Grande: 10 restaurantes super recomendados

Artigo anterior

8 atrações que vão fazer você se apaixonar pelo Mato Grosso

Artigo seguinte

Você pode gostar