Seja nas proximidades de Natal ou em outras cidades do litoral, o Rio Grande do Norte é repleto de piscinas naturais incríveis que você precisa conhecer

O litoral potiguar tem cenários impressionantes, entre dunas e praias com visual paradisíaco. Por isso, viajar para Natal ou qualquer uma das cidades que beiram o mar é sempre uma boa pedida. Mas se você quer uma experiência diferente das tradicionais viagens de praia, vale a pena investir em um roteiro para conhecer essas 5 piscinas naturais que vão fazer você se apaixonar pelo Rio Grande Norte

Localizadas nas praias, mar adentro ou em meio à mata preservada, as piscinas naturais têm águas cristalinas que convidam a banhos refrescantes. Perfeitas também para a prática do mergulho, algumas abrigam uma grande variedade de peixes. E, por tudo isso, estão entre os principais passeios para quem visita Natal ou um dos destinos do litoral potiguar.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Piscinas naturais do Rio Grande do Norte

Você pode montar um roteiro exclusivo para conhecer as piscinas naturais no Rio Grande do Norte ou aproveitar sua viagem para lá para visitar ao menos um destes lugares. As cinco que apresentaremos a seguir ficam próximas a Natal. Ou seja, caso sua intenção seja ficar na capital do estado, facilmente poderá planejar um passeio para uma delas. Se bem que, depois de ler nossas dicas, é bem possível que você fique tentado a visitar todas, já que apresentam cenários distintos e super interessantes.

Parrachos de Maracajaú

Parrachos de Maracajaú

Foto: Gustavo Albano

Conhecidas como o Caribe do Rio Grande do Norte, as piscinas naturais de Maracajaú, conhecidas como parrachos, podem ser conhecidas tanto por quem se hospeda na cidade, localizada a 65 km da capital potiguar, como para quem faz passeios de bate e volta a partir de Natal. Os Parrachos de Maracajaú ficam a 7 quilômetros da costa, mar adentro. 

Essas piscinas naturais são formadas entre corais, têm águas extremamente calmas e transparentes e uma vida marinha riquíssima. Por isso, a principal atividade de quem as visita é o mergulho – com cilindro ou snorkel – para observar os peixes.

Passeios de catamarã e lancha levam os visitantes até o local durante a maré baixa. Cada grupo permanece 1h30 nas piscinas naturais, depois retornam à costa. Existem plataformas fixas nos Parrachos de Maracajaú que, além de ponto de desembarque dos visitantes, servem como mirantes para quem não quiser entrar no mar.

As embarcações, por sua vez, oferecem equipamentos para mergulho e instrutores especializados para orientar quem nunca mergulhou. Quem não sabe nadar recebe coletes ou pode ficar na plataforma fixa observando a paisagem.

Perobas

Piscinas naturais de Perobas

Foto: Wikimedia commons

Diferente de Maracajaú, as piscinas naturais de Perobas não são repletas de peixes, mas suas águas cristalinas em tons de azul turquesa – semelhantes às do Caribe – atraem muitos turistas para banhos refrescantes. O lugar é belíssimo e pode ser conhecido durante a maré baixa a partir de passeios de barco que saem da praia de Perobas.

Esse também é um lugar que pode ser conhecido a partir de Natal em passeios bate e volta. Perobas fica a 75 km da capital do estado, no município de Rio do Fogo, e pertence à Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), por isso é extremamente preservada. A praia é muito calma, com uma longa faixa de areia e águas cristalinas. 

Praia Camurupim

piscinas naturais rio grande do norte

Foto: Divulgação

Mais uma opção de lugar com piscinas naturais no Rio Grande do Norte, a Praia de Camurupim é perfeita para viagens em família. A temperatura agradável das águas e a mansidão do mar por ali são ideais para quem viaja com crianças, por exemplo. Além disso, é um local com atrativos naturais incríveis.

Para começar, as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa atrás das paredes de arrecifes são ótimas para banhos. E diferente de outros lugares, em Camurupim você pode conhecê-las sem a necessidade de se contratar um passeio de barco, pois ficam na praia mesmo. A maré baixa também revela outro lugar impressionante na praia de Camurupim, a Pedra Oca. Trata-se de uma espécie de gruta que surge entre os arrecifes. Por outro lado, na maré alta, o local se transforma em cachoeiras de águas mornas perfeitas para banhos.

Lagoa de Alcaçuz

piscinas naturais rio grande do norte

Foto: Divulgação

Outro lugar belíssimo formado por piscinas naturais no Rio Grande do Norte, a Lagoa de Alcaçuz fica a apenas 45 km de Natal, na região do município de Nísea Floresta. A grande piscina natural é ótima para banhos e a prática de esportes aquáticos, como stand-up paddle e caiaque. Suas águas tranquilas e cristalinas impressionam. Além disso, o ambiente rústico proporciona uma experiência incrível em contato com a natureza. Se não bastasse isso, o entorno da Lagoa de Alcaçuz tem vários atrativos, como trilhas e passeios de quadriciclo. Assim como as outras 25 lagoas que ficam na mesma região.

Lagoa da Juventude (Nísea Floresta)

lagoas rio grande do norte

Foto: Divulgação

Também em Nísea Floresta, a Lagoa da Juventude é mais uma piscina natural que vale a pena conhecer no Rio Grande do Norte. As águas são cristalinas e quentes, ideais para banhos. Além disso, o lugar é belíssimo e rende fotos incríveis. Ela fica a cerca de 3,1 km da Lagoa do Alcaçuz, em uma região cercada por muito verde, onde há também outras lagoas. Uma curiosidade sobre a Lagoa da Juventude é o mito de que quem se banha em suas águas renova a jovialidade, por isso recebeu esse nome. Ademais, é possível conhecer o local a partir de passeios com carros 4×4 ou quadriciclo.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Brasil – Um paraíso turístico

Artigo anterior

Artesanato em Paraty: encante-se com a produção das comunidades

Artigo seguinte

Você pode gostar