Fenômeno conhecido como bioluminescência faz surgir praias que brilham no escuro: conheça 5 delas pelo mundo 

Sabemos que há muitas praias paradisíacas pelo Brasil e no mundo. No entanto, você sabia que existem praias que brilham no escuro? Isso ocorre por conta de um fenômeno chamado bioluminescência: são luzes causadas por reações que transformam energia química em luminosa e ocorrem dentro de algumas algas, bactérias e fungos. No mar, próximo das praias, causam um festival de cores para o expectador, onde as ondas se enchem de luzes.

Confira abaixo 5 praias onde é possível ver esse fenômeno de perto.

Okayama, Japão 

bioluminescência

Foto: Kin Cheung/AP

Na região nipônica de Okayama é possível encontrar o que os japoneses chamam de “umi-hotaru”, uma espécie de crustáceo minúsculo bioluminescente, que por muitas vezes “pinta” a superfície rochosa das baías nos arredores da cidade de Setouchi. Assim, em boa parte do litoral é possível observar o fenômeno, que apresenta coloração azul vibrante. Portanto, esta é uma das praias que brilham no escuro que você deve incluir em sua lista.

Aberavon Beach, País de Gales 

praias que brilham

Foto: Andrew Rosser

Aberavon Beach, na região de Swansea, é uma das praias onde o efeito ocorre com alta frequência. Eleita uma das melhores praias para o surf, devido suas ondas altas, a praia recebeu menção no Guia Boa Praia, publicado pela Sociedade de Conservação Marinha.

Com 5 km de extensão, é uma das maiores praias do País de Gales, e uma das mais bonitas do Reino Unido. Além disso, o fenômeno bioluminescente é recorrente o ano todo.

Ilha de Vaadhoo, Maldivas 

bioluminescência

Foto: Maldives Tours

País asiático paradisíaco, as Ilhas Maldivas são um destino visitado por turistas do mundo todo que procuram suas praias de areia branca e água cristalina para relaxar e curtir a férias. Além disso, também é o destino perfeito para se deslumbrar com praias que brilham no escuro.

Portanto, se prepare para se deslumbrar com muita beleza ao escurecer: por lá habita uma espécie de fitoplâncton que, ao ser agitado pelas correntes, emite uma luz cintilante azul, que a noite brilha na areia e nas águas. O fenômeno acontece em quase todas as praias, mas a Ilha de Vaadhoo, uma das mais conhecidas, é onde os turistas costumam observar com maior frequência.

Ao observar essas luzes, os visitantes têm a impressão de estarem olhando para o céu, devido à quantidade de pontos luminosos. Os moradores costumam chamar o fenômeno por “mar de estrelas”.

Baía Mosquito, Porto Rico 

praias que brilham

Foto: Divulgação

Em uma pequena ilha em Porto Rico, existe uma praia famosíssima, conhecida como Baía Mosquito, ou Baía Bioluminescente, como chamam os locais. Essa praia na Ilha de Vieques apresenta o fenômeno da bioluminescência o ano todo, devido às águas mornas e convidativas do Caribe.

Assim, o visitante pega um barco, acompanhado de um guia oficial, que o leva até uma região do mar onde a incidência dos plânctons responsáveis pelo brilho é alta. Assim, as luzes das lanternas são apagadas e você se encontra em uma das praias que brilham no escuro mais incríveis do mundo. Desde 2014 não é mais permitido nadar nas águas da baía, condição necessária para a preservação dos microrganismos responsáveis pelo espetáculo noturno.

Cabo Polonio, Uruguai

bioluminescência

Foto: Maria Fuentes / AFP

Na pacata vila de Cabo Polônio, no litoral uruguaio, ocorre o fenômeno das noctilucas, organismos unicelulares que emitem bioluminescência.
A vila, uma das mais belas praias do Uruguai, está localizada a 250 km de Montevideo. A bioluminescência pode ser observada a noite toda, mas é mais comum ocorrer nos meses de verão.

Leia também:

» 50 praias paradisíacas para visitar no Brasil
» Melhores praias do Uruguai: conheça 7 das mais bonitas
» Guia completo para visitar as cavernas do PETAR
» Tour virtual permite visitar o Palácio de Versalhes sem sair de casa

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Qual a forma mais barata para enviar dinheiro para o Brasil?

Artigo anterior

Parque aquático em SP oferece ingressos a R$1 para mulheres

Artigo seguinte

Você pode gostar