Caribe brasileiro: Confira nossas dicas sobre 7 destinos brasileiros que surpreendem tanto quanto o Caribe

Que o Brasil é um país de belezas incontáveis, todos já sabemos. O que, muitas vezes, não nos damos conta é que procuramos lá fora o que temos aqui. 

Quem nunca sonhou em viajar para o Caribe? Praias paradisíacas, com areia branca e mar em tons de azul e verde, são os desejos da maioria dos viajantes. 

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Só que, para muitos, este sonho pode ser um pouco mais complicado de se realizar, já que uma viagem internacional requer mais planejamento e, claro, investimento.

Mas o que você pode não saber é que é possível encontrar destinos brasileiros que surpreendem tanto quanto o Caribe. Alguns deles bem mais perto do que imaginamos. 

Por isso, preparamos este post especial listando 7 destinos brasileiros que surpreendem tanto quanto o Caribe. Há lugares para todos os gostos e bolsos espalhados pelo litoral do Brasil.

Confira, a seguir, as nossas dicas e já comece a planejar sua próxima viagem a um cenário paradisíaco que te fará sentir-se no Caribe.

Conheça os 7 destinos brasileiros que surpreendem tanto quanto o Caribe

Ilha do Campeche

caribe brasileiro

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Não é à toa que a Ilha do Campeche, localizada em Florianópolis, é conhecida por muitos como Caribe brasileiro. O mar em tons de esmeralda, com águas calmas e cristalinas, soma-se à areia fina e branquinha para compor um cenário paradisíaco.

A 1,5 km da Praia do Campeche, a ilha é um dos destinos mais procurados por quem vai a Florianópolis. 

Além das belezas naturais, a ilha reserva tesouros histórico-culturais: pinturas rupestres datadas de 3.500 a.C. podem ser encontradas por todo o local. 

Por isso, a Ilha do Campeche foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Como medida de conservação da área, a entrada na ilha é restrita ao número máximo de 770 pessoas na baixa temporada e 800 na alta temporada. E só é possível chegar até lá em um dos barcos com autorização de desembarque.

Na Ilha do Campeche, a principal atração, sem dúvida, é a Praia da Enseada. 

Com 500 metros de extensão, a paradisíaca porção de areia é um lugar incrível para relaxar e curtir o mar. Em uma de suas extremidades, piscinas naturais se formam entre as rochas e permitem banhos refrescantes. 

Além disso, trilhas convidam a conhecer a natureza da ilha e observar as pinturas rupestres. 

Arquipélago de Fernando de Noronha

caribe brasileiro

Foto: Antônio Melcop / Flickr

As 21 ilhas que formam o Arquipélago de Fernando de Noronha não perdem, em nada, para as ilhas do Caribe. Inclusive, pode ser comparado à Los Roques, um arquipélago belíssimo do Caribe venezuelano. 

Para começar, Fernando de Noronha tem uma das melhores praias do mundo, a Praia do Sancho. As areias douradas, emolduradas por falésias coloridas e banhadas por um mar em tom de azul-claro, formam um cenário paradisíaco. Dentro d’água, os corais revelam uma vida marinha riquíssima que pode ser observada durante um mergulho – esporte muito praticado na ilha. 

Mas este é só um exemplo do que pode ser encontrado em Fernando de Noronha. Antes prisão, depois ponto estratégico militar e hoje um dos destinos turísticos mais desejados, o arquipélago tem lugares incríveis.

As praias são, certamente, as principais atrações de Fernando de Noronha. Entre as principais estão a Praia do Atalaia, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição, Baía dos Porcos, Baía dos Golfinhos, Praia do Porto, Baía do Sueste e Praia do Leão.

Mas há muito mais o que fazer no arquipélago. Fernando de Noronha tem uma vida marinha muito rica e ótimos lugares para a prática do mergulho, como o Naufrágio Eleni Stathatos. O navio grego que afundou próximo ao Porto de Santo Antônio, em 1929, hoje é casa de tartarugas, lagostas, arraias, tubarões e alguns peixes.

A ilha também tem várias trilhas que revelam paisagens incríveis e percorrem o lado não habitado do arquipélago. 

Outro passeio imperdível no arquipélago é a visita ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Além de observar a natureza da região, é possível aproveitar piscinas naturais deslumbrantes. 

Parrachos de Maracajaú

Foto: Maracajau Diver

Por falar em piscinas naturais deslumbrantes, os Parrachos de Maracajaú são uma ótima pedida para quem quer curtir um cenário paradisíaco, mas não pode ir até o Caribe.

Os Parrachos de Maracajaú são piscinas naturais formadas entre barreiras de corais em alto mar. Ficam a cerca de 7 km da costa do Rio Grande do Norte, a cerca de 65 km da capital Natal. 

O mar é cristalino e calmo, ideal para mergulhos entre os corais para observar a vida marinha, riquíssima na região. Os Parrachos de Maracajaú são ótimos para quem quer curtir o mar com banhos refrescantes. Plataformas flutuantes funcionam, ainda, como mirantes para observar a beleza do lugar.   

Para chegar até os Parrachos de Maracajaú é preciso embarcar em uma lancha ou catamarã na Praia de Maracajaú. O trajeto dura cerca de 30 minutos. A visita pode ser feita a partir de Natal, em um bate e volta.

O desembarque nos Parrachos de Maracajaú é feito nas plataformas, onde você pode deixar seus pertences para aproveitar melhor as piscinas naturais deslumbrantes. A permanência é de aproximadamente 1h30, durante a maré baixa. Por isso, é recomendado aproveitar ao máximo o tempo nesse paraíso. 

Piscinas naturais de Maragogi

Foto: Legacy600 / Wikimedia Commons

Localizadas na área de preservação ambiental Costa dos Corais, as piscinas naturais deslumbrantes de Maragogi também não perdem em nada para as praias do Caribe.

Você pode escolher entre visitar as galés e taocas, ótimas para mergulho, ou as piscinas de Barra Grande, mais rasas e perfeitas para banhos. Todas são igualmente lindas e imperdíveis para quem vai à Alagoas. 

As piscinas naturais de Maragogi se estendem por 137 quilômetros. Para chegar até elas, é necessário ingressar em uma lancha ou catamarã e o percurso dura cerca de 20 minutos. 

A área é protegida pela Marinha e a permanência dos visitantes é restrita a aproximadamente 2 horas durante a maré baixa. 

O mar esverdeado e calmo, além de belíssimo, é perfeito para a prática de mergulho e banhos relaxantes. O local abriga mais de 46 espécies de peixes, que vivem nos recifes de corais. 

Porto de Galinhas

Foto: Divulgação

Porto de Galinhas, em Pernambuco, pode ser comparado a Punta Cana, no Caribe. Isto porque, além das belezas naturais, possui uma infraestrutura completa para proporcionar a melhor experiência aos visitantes.

Praias belíssimas e piscinas naturais deslumbrantes fazem parte deste destino incrível do nordeste brasileiro. Mas não para por aí. Resorts luxuosos e excelente gastronomia entram no pacote de quem viaja para lá. 

O mar cristalino, as areias branquinhas e o ambiente tranquilo de Porto de Galinhas convidam a dias de relaxamento. As piscinas naturais são excelentes para banhos e mergulhos. 

Você pode, ainda, passear de buggy por paisagens belíssimas, de deixar qualquer um de queixo caído. 

Tudo isso faz de Porto de Galinhas um dos destinos mais desejados do Brasil.  

Praias desertas da Ilha Grande

lugares no brasil caribe

Foto: TMbux

A paradisíaca Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, é um tesouro do litoral brasileiro. Coberta por Mata Atlântica preservada e banhada por águas claras em tons de verde e azul, possui praias belíssimas que impressionam a todos que as visitam.

Com 193 km² de área e mais de 100 opções de porções de areia – além de trilhas, cachoeiras, rios e lagoas -, Ilha Grande é um destino completo para quem busca imersão na natureza.

Muitas praias são praticamente desertas e guardam cenários de tirar o fôlego. Um exemplo é a Praia Lopes Mendes. As areias extremamente brancas e o mar cristalino e azul fazem desta uma das mais bonitas praias do Brasil. Cercada por mata em seus 3 km de extensão, a praia não tem nenhuma estrutura e só pode ser acessada através de trilhas. 

Outra exuberante praia deserta de Ilha Grande é Caxadaço. Com acesso por trilha de dificuldade elevada, a Praia de Caxadaço, geralmente, é visitada através dos passeios de barco. A permanência é limitada, uma vez que só possui 15 metros de extensão e nenhuma estrutura. Por lá, o mar é tranquilo e em tons de verde, cercado por rochas e muita vegetação.

A Praia de Parnaioca, uma das mais isoladas de Ilha Grande, é mais um exemplo da beleza caribenha que pode ser encontrada aqui no Brasil. Em mar aberto, possui águas agitadas e cristalinas em tons de verde e azul. As areias são finas e branquinhas, emolduradas por muito verde. Um lugar para sentar e apreciar a vista. 

Por fim, a Praia dos Meros impressiona pela cor branca da areia que se contrapõe com o verde do mar e da mata que a cerca. É também bastante isolada e só pode ser acessada por barco. Não há qualquer estrutura, é o local ideal para quem quer curtir o mar sem nenhum agito.

Ilhas paradisíacas em Paraty

Foto: NaturalTur

Paraty é uma cidade belíssima e imperdível de se conhecer. Situada na Costa Verde do Rio de Janeiro, tem belezas naturais incontáveis. Além disso, é um destino para quem gosta de história e arquitetura. Não há como não se encantar pelo charme das construções de portas e janelas coloridas. 

As praias são espetáculos à parte e estão distribuídas tanto no continente quanto nas 65 ilhas que integram o território de Paraty. 

A beleza das ilhas paradisíacas em Paraty é surpreendente. Cada uma com sua particularidade e, em comum, o mar – em tons de verde e azul – que completa os cenários arrebatadores. 

Confira, a seguir, algumas das ilhas paradisíacas de Paraty e entenda porque esse pedacinho de paraíso no Brasil não perde em nada, no quesito beleza, para o Caribe.

  • Ilha do Bexiga – Administrada pelo experiente navegador Amyr Klink, a Ilha do Bexiga tem uma pequena praia de 30 metros de extensão. Coberta por vegetação preservada, a ilha tem um mirante onde funcionava o Forte Bexiga, um dos locais de vigilância da baía de Paraty.
  • Ilha Comprida – Uma das mais belas da região e aquário natural de diversas espécies marinhas. As águas que banham a ilha são cristalinas em tons de verde e, em meio às rochas que as cercam, formam-se piscinas naturais ótimas para mergulho.
  • Ilha Deserta – Assim como a Ilha Comprida, a Ilha Deserta tem uma vida marinha muito rica. É o lugar ideal para quem procura sossego para curtir o mar e a natureza.
  • Ilha da Pescaria – Localizada em frente à Praia Vermelha, a Ilha da Pescaria é bem pequena, mas tem uma beleza inigualável. O mar extremamente calmo e cristalino é ótimo para mergulhos, inclusive à noite. 
  • Ilha do Araújo – Segunda maior ilha do arquipélago é, também, uma das mais urbanizadas. Nela há várias opções de restaurantes, lanchonetes, pousadas e campings. Além disso, há quatro belas praias: Tapera e Brava, no lado oeste; e Salvador Moreira e Pontal, no lado leste. 
  • Ilha do Pelado – Mais distante de Paraty que as demais, a Ilha do Pelado fica a 33 km do centro da cidade, próximo à divisa com Angra dos Reis. A Ilha do Pelado tem quatro praias, banhadas por um mar em tons esverdeados, além de uma fonte de água mineral.
  • Ilha Duas Irmãs – A apenas 10 minutos do cais de Paraty, a Ilha Duas Irmãs é formada por duas pequenas formações rochosas. Cobertas por bromélias, tem um cenário muito charmoso que convida ao relaxamento.
  • Ilha do Catimbau –  Em frente à Ilha Comprida, a Ilha do Catimbau é geralmente parada dos passeios de barco para almoço. Mas, para além disso, é uma ilha muito bonita com um aquário natural impressionante, ideal para quem curte mergulho.
  • Ilha dos Mantimentos – A Ilha dos Mantimentos abriga uma curiosa construção do período colonial que parece ser a mistura de um forte e um castelo. A natureza do local é extremamente preservada e abriga animais silvestres, como o mico-leão dourado.
  • Ilha da Cotia – Localizada na enseada de Paraty Mirim, a Ilha da Cotia abriga duas praias paradisíacas: a Praia de Dentro e a Praia de Fora. Ambas são banhadas por um mar cristalino em tons de verde e cercadas por muita vegetação. 

Leia também:

» 10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
» 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» Essas são as 21 melhores viagens para fazer em 2021
» Esses são os 100 lugares mais lindos do Brasil, segundo os viajantes

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Prédio mais alto de São Paulo vai ganhar mirante no centro da cidade

Artigo anterior

Estados Unidos terá trilha ligando o país todo de ponta a ponta

Artigo seguinte

Você pode gostar