Em 2021, muitas viagens que tiveram de ser adiadas serão recolocadas nos planos e, para ajudar a decidir os próximos destinos, reunimos as melhores viagens a se fazer no ano

O ano de 2020 foi conturbado para toda a indústria turística. Muito se ouviu, aliás, como este foi o mercado mais impactado e que a tendência é que sua recuperação seria lenta e gradual. No entanto, conforme a palavra vacina foi ganhando espaço na mídia, as pessoas foram retornando aos seus planejamentos de roteiros. Afinal, ficar em casa só ressaltou como viajar faz parte da necessidade humana. 

Visto que 2020 ainda apresenta um cenário de pandemia, os turistas decidiram apostar em pacotes para os próximos anos, começando por 2021. Ou seja, o brasileiro, que tinha fama de programar as coisas para última hora, mostrou que o planejamento agora também faz parte do seu cotidiano. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Mas e aí: qual o próximo destino? O Brasil conta com uma lista extensa de cidades e atrativos que devem estar no radar de todos os viajantes. Afinal, estamos falando de um país multicultural e que consegue agradar aos mais distintos gostos. Estamos falando de praias encantadoras no Nordeste, de ecoturismo no Centro-Oeste, de cultura no Norte, de história no Sudeste e gastronomia no Sul. Todos têm muito a oferecer e a encantar. 

Brasil: preferência pós-pandemia

Com o advento da pandemia, muitos planos tiveram de ser revistos. Afinal, fronteiras foram fechando em um efeito dominó e os países estrangeiros foram cada vez mais exigentes quanto à entrada de turistas. Obviamente que esta não foi uma decisão fácil. É lógico o impacto do Turismo para diversos mercados, já que o setor envolve 53 segmentos e gera muitos empregos.  Com os destinos internacionais fechando suas portas, foi a vez de o Brasil mostrar a sua cara e lembrar aos seus próprios residentes a tamanha riqueza do país. 

Foi justamente esse o questionamento feito por Gilson Machado, atual ministro do Turismo e presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), durante o Festival das Cataratas, promovido em dezembro de 2020. “Enviamos cerca de 11 milhões de turistas para o exterior todos os anos, enquanto o Brasil recebe somente 6 milhões de estrangeiro. Estamos em déficit. O brasileiro tem que descobrir mais a sua própria casa”, declarou.

Quando a palavra retomada começou a ganhar destaque, em meados de 2020, a aposta e o discurso eram o mesmo: o reaquecimento se inicia com viagens curtas. E assim começaram a retornar a rotina dos viajantes, que não via amigos e familiares que moravam em cidades vizinhas ou que simplesmente estavam dispostos a encontrar um local turístico para revitalizar as energias. 

Com o passar do tempo, a pandemia vem mostrando início de uma data limite, principalmente com o advento da vacina. No entanto, agora que os turistas brasileiros começaram a degustar o Brasil, vai ser difícil desapegar. Além disso, o dólar se tornou um grande vilão para viagens internacionais, por conta da supervalorização do câmbio norte-americano – região mais visitada pelos turistas do País.

As 21 melhores viagens de 2021

Os mais organizados já deixaram alguns roteiros prontos para aproveitar no próximo ano. No entanto, aqueles que ainda estão em dúvida – ou até mesmo aqueles já adiantados – poderão contar com um auxílio para escolher os próximos destinos para viajar. Reunimos as 21 melhores viagens para fazer em 2021 e explicamos porquê cada uma delas merece ser o seu itinerário no próximo ano. Confira!

Porto Seguro (BA)

Foto: Marcio Filho / MTur

Este é um destino incrível e que guarda muito sobre a história brasileira, envolvendo natureza e cultura. Além de suas praias belíssimas, como a Praia de Taperapuã, conta com um povo animado e hospitaleiro.

Na parte cultural, o destino oferece ótimos passeios, como a Cidade Alta, que detém o Marco Padrão da Posse; o Memorial da Epopéia do Descobrimento, na Praia do Cruzeiro; e a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, que ainda resguarda etnias que habitavam a região. 

Maceió (AL)

Viagens para fazer em 2021. Foto: Marco Ankosqui/MTur

Um ano conturbado? Então que tal recarregar as energias em algumas das mais excelentes praias de Maceió? As três principais – Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca – são responsáveis por seis quilômetros de orla arborizada, ciclovia, calçadão, barracas e mar colorido. Se a ideia é curtir locais mais tranquilos, as praias sugeridas são Pratagy e Ipioca, ambas extensas e com menor fluxo de turistas.

E a visita não fica completa sem experimentar a gastronomia local, como o sururu, molusco que vive na lama das lagoas e que é servido na própria concha ou vendido com o nome de sururu do capote. 

Porto de Galinhas (PE)

Foto: Bruno Lima/Mtur

Um destino que não é uma cidade, mas que já é tão consolidado que é considerado uma. Localizado em Ipojuca, no Pernambuco, o destino reúne ótimas ofertas de descanso e de ecoturismo, como mergulho. Passeios de buggy são extremamente recomendados, principalmente para conhecer a cadeia de sete praias da qual Porto de Galinhas faz parte. 

No centro, há um polo gastronômico, onde é possível encontrar comidas típicas, como a carne de sol, que é servida como aperitivo e que pode ser degustada com sucos de frutas da região, como graviola e cajá. 

Natal (RN)

viagens para fazer em 2021

Viagens para fazer em 2021. Foto: Vlademir Alexandre/MTur

Com o sol raiando 300 dias por anos e chuvas concentradas mais entre abril e maio, Natal é um destino onde tudo é paraíso, perfeito para quem gosta de hospitalidade e, obviamente, calor. Com o Morro do Careca como seu principal cartão-postal, a capital potiguar é considerada ponto de partida para passeios pelo litoral do estado. 

A gastronomia é outra riqueza do local. Quem visita o destino, não pode deixar de experimentar o camarão do estado, que é o segundo maior produtor da iguaria no País, e a ginga com tapioca, prato típico de peixe frito no dendê e espetado em palitos de coqueiro. 

Fortaleza (CE)

Foto: Vlademir Alexandre/MTur

Ainda consolidando o Nordeste, Fortaleza é um destino com altas temperaturas o ano todo e de chuva escassa. Sua infraestrutura foi desenvolvida justamente para atender os viajantes que gostam de areia e mar. Muitos turistas aproveitam sua visita para dar um pulo em Aquiraz, onde se encontra o Beach Park, um dos principais parques aquáticos do Brasil. 

E, mais uma vez, a gastronomia é destaque. A capital cearense detém quatro restaurantes estrelados pelo Guia Brasil 2015. Alguns dos pratos que podem ser degustados são Pargo e lagos e peixada cearense. 

Salvador (BA)

viagens para fazer em 2021

Viagens para fazer em 2021. Foto: Márcio Filho/Mtur

Este é um destino que não poderia faltar na nossa lista. Estamos falando de uma cidade que nasceu com protagonismo e foi declarada a primeira capital do Brasil. Isso foi motivado, na época, pela localização estratégica para europeus e pelas belezas naturais do local. Até hoje é difícil não se deixar impressionar. 

É um destino eclético, que lhe permite conhecer construções históricas, museus e a gastronomia, além de, claro, passear pelo Pelourinho, conhecendo ateliês e igrejas do Centro Histórico.

Ilhéus (BA)

Foto: Márcio Filho/Mtur

Ilhéus é uma cidade com uma beleza única. Há praias paradisíacas, famosas fazendas de cacau e centro histórico que explicam um pouco sobre a história do País. Sua vegetação é a Mata Atlântica, que envolve a cidade com sua biodiversidade. 

Dentre as atividades disponíveis, os turistas podem descansar no litoral, fazer tour e degustar cacau, ir à fábrica de chocolate caseiro, conhecer Lagoa Encantada, fazer o circuito Jorge Amado, entre outros. 

Rio de Janeiro (RJ)

viagens para fazer em 2021

Foto: Luciola Vilella/MTUR

A capital fluminense desperta o interesse de turistas nacionais e internacionais. Suas belas praias são alguns dos motivos para tal consolidação. Além disso, a cidade maravilhosa conta com uma das sete maravilhas do mundo à disposição dos visitantes, o Cristo Redentor.

Além de outros atrativos, como Corcovado e Pão de Açúcar, o destino vem ganhando novas alternativas de atividade, como a Rio Star, a maior roda-gigante da América Latina. Com certeza, os curiosos e amantes de altura vão querer conhecer a novidade de perto. 

Gramado (RS)

Viagens para fazer em 2021. Foto: Renato Soares/MTUR

A pequena cidade com características europeias é um exemplo em hospitalidade e em bem servir. Com festividades que já são tradicionais em seu calendário, como é o caso do Natal Luz, a cidade vem se desenvolvendo sem parar, a fim de continuar movimentando sua principal indústria, o turismo. 

Os turistas poderão visitar o Lago Negro, degustar e conhecer chocolates espetaculares e apreciar bons vinhos de produção local. 

Recife (PE)

viagens para fazer em 2021

Foto: Bruno Lima/Mtur

Investimento em estrutura turística tem sido o foco de Recife, que vem ofertando mais opções de atrações culturais e gastronomia capitaneadas por chefs que gostam de ressaltar os ingredientes da região.

A capital do frevo e do maracatu possibilita que seus visitantes caminhem pelo Parque Dona Lindu, na orla, acompanhado da marquise Projetada por Oscar Niemeyer. Além disso, conta com a famosa Praça do Marco Zero, o Centro do Artesanato de Pernambuco e o Museu do Sertão. 

Jericoacoara (CE)

viagens para fazer em 2021

Foto: Jade Queiroz / Mtur

Esta é uma vila de pescadores que já é considerada a queridinha de muitos viajantes e que, apesar do alto fluxo de turistas, não perde seu charme. O destino é tão atrativo que é capaz de encontrar diversos estrangeiro que decidiram se estabelecer pelo local. 

Ao todo, são 23 quilômetros de dunas entre Jijoca e Jeri. A principal atividade dos viajantes é clara: contemplação e sossego. Mas não se deixe enganar. À noite ocorrem alguns forrós, entre outros encontros boêmios que são irresistíveis.

Camboriú (SC)

viagens para fazer em 2021

Viagens para fazer em 2021. Foto: Daniel Vianna/Mtur

A cidade reúne elementos de cidade grande e praias exuberantes em todos os cantos, incluindo a famosa Praia do Pinho, a primeira naturalista do Brasil. Outras opções são Laranjeiras e Praia do Estaleirinho. 

Os visitantes podem, também, conhecer o teleférico do Parque Unipraias, considerado um dos principais passeios locais. E a gastronomia marca presença com os estrelado L’Assiette, Bistrô Palatare e Bistrot La Table.7

Florianópolis (SC)

viagens para fazer em 2021

Foto: Daniel Vianna/MTur

Florianópolis é um destino eclético e ideal para os turistas que desejam aproveitar de tudo um pouco, incluindo aquele banho e descanso na praia da Joaquina ou na bela Mole, que possui estrutura de barracas de praia. O Mercado Público é outro cobiçado e ideal para comer o famoso bolinho de bacalhau. 

A vida noturna na região é agitada e vai oferecer muita diversão àqueles que gostam de curtir boas aventuras noites a dentro. Se a ideia é aproveitar o calor, marque no seu calendário que o verão é disparado a melhor época e, a partir de abril, alguns comércios sazonais suspendem suas operações. 

João Pessoa (PB)

viagens para fazer em 2021

Foto: Cacio Murilo/MTur

A capital da Paraíba sabe como reunir praias lindas, atrações históricas e compras. Os turistas irão se encantar com este destino, que possui um enorme calçadão entre as praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, onde o fluxo de pessoas é intenso, seja por pessoas praticando esporte ou aproveitando a rica oferta gastronômica. 

Pontos mais preservados da orla estão situados mais ao norte e sul, onde é válido fazer um passeio. Para os amantes da cultura, a visita ao Centro Cultural São Francisco é considerada obrigatória. 

Porto Alegre (RS)

Viagens para fazer em 2021. Foto: Renato Soares / MTUR

A capital gaúcha possui grandes parques bem arborizados, restaurantes de alto nível e um pôr do sol único, que pode ser apreciado à beira do rio Guaíba, considerado xodó da cidade. Há, também, atrações culturais, como a Fundação Iberê Camargo e o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. 

A gastronomia é fortemente pautada no churrasco, principalmente no sistema rodízio. A noite boêmia complementa a oferta de alimentos e bebidas, sobretudo na Cidade Baixa, onde estão localizados bares nos arredores da Avenida General Lima e Silva, 

Canoa Quebrada (CE)

viagens para fazer em 2021

Foto: Jade Queiroz/MTur

Ainda com resquícios de charme e simplicidade, o destino já é consolidado no setor de viagens e é considerado uma cidade de turismo em massa. Mas há uma razão para isso: as belas paisagens com falésias avermelhadas. 

Os turistas, de fato, conseguirão aproveitar muito bem um dia de descanso no local, curtindo Canoa Quebrada mesmo, a praia da vila. Para quem não gosta de voltar para casa sem um souvenir, há garrafas decoradas com areia colorida que vale a pena conhecer em Majorlândia, a oito quilômetros da cidade. 

Manaus (AM)

Viagens para fazer em 2021. Foto: Mário Oliveira / MTUR

Se surpreenderá quem ainda imagina que a capital amazonense é uma cidade pacata no meio da selva. A metrópole, que conta com 2 milhões de habitantes, cresceu e se tornou um centro urbano. No entanto, a natureza continua ali, por meio de parques que foram preservados – como a Reserva Florestal Adolpho Ducke e o Bosque da Ciência. 

Se a ideia é conhecer a selva da Amazônia, vale a pena ir a um dos vários meios de hospedagem localizados nos arredores da capital. Assim, os turistas conseguirão conhecer ainda mais a região cheia de riqueza em fauna e flora, além de etnias que permanecem vivas na região. 

Caldas Novas (GO)

viagens para fazer em 2021

Foto: Pablo Regino/MTur

Águas termais e ampla infraestrutura de lazer foi o que transformou Caldas Novas em uma excelente alternativa de destino para curtir em 2021. A região possui parques temáticos e resorts que, além das belezas naturais, também oferecem extensas opções de atividades recreativas. 

Suas milagrosas águas quentes são capazes de aliviar dores nas articulações e nos músculos. Tudo isso ocorre porque, segundo especialistas, o calor da profundeza aquece a água e retorna à superfície por conta da pressão. 

Foz do Iguaçu (PR)

viagens para fazer em 2021

Foto: Zig Koch – MTUR

O destino é mundialmente famoso por abrigar uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu. Os turistas encontram uma série de atividades para fazer, como visita à Itaipu Binacional e ao Parque das Aves.

Outras opções envolve o complexo Dream Park Show, que conta com museu de cera, bar de gelo, exposição de dinossauros e bar temático de rock com uma mostra de poderosas motocicletas. 

Ilhabela (SP)

Foto: Maristela Colucci – MTUR

O destino conta com 42 praias e, por isso, é responsável pela atração de mais de 400 mil turistas só no verão. Apesar do alto fluxo, a região conta com 83% da área preservada por um parque estadual e cachoeiras, o que o torna perfeito também para prática de ecoturismo e turismo de aventura. 

O lugar também é espaço para as badalações nos clubes de praia nas praias do Curral e Saco da Capela. Quer saber a melhor parte? Os preços na ilha não são absurdos e cabem no bolso. Talvez seja este um dos principais chamarizes. 

Arraial do Cabo (RJ)

viagens para fazer em 2021

Viagens para fazer em 2021. Foto: Thiago Freitas – MTUR

Este é um destino que costuma atrair os visitantes por um dia, principalmente aqueles que estão aproveitando Búzios e Cabo Frio. No entanto, o tempo de permanência menor não é motivo para deixá-lo de lado. O forte do lugar é o seu exuberante litoral preservado. 

Os turistas se encantam com as praias do Pontal do Atalaia, que possui areias brancas e mar com um azul claro. Já a Praia do Farol, na ilha de Cabo Frio, conta com dunas que podem ser acessadas por um barco. Aproveitando o passeio, é válido conhecer a Gruta Azul, considerado um dos melhores pontos de mergulho livre do País. 

Que tal aproveitar que o ano está só começando e já fazer a lista de quais os lugares serão as prioridades quando tudo voltar ao normal? Então já prepare as malas e aproveite tudo o que o País tem a oferecer!

Leia também:

» 14 cidades na América do Sul que parecem ter saído de um conto de fadas
» Rota dos Contos de Fadas: viaje pelo mundo dos Irmãos Grimm
» Esta incrível pousada em Pomerode parece um cenário de contos de fada
» 15 filmes para viajar até a França sem sair do seu sofá

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Egito planeja construir um trem de alta velocidade do Mar Vermelho para o Mediterrâneo

Artigo anterior

Egito proíbe camelos e cavalos nas visitas turísticas às pirâmides de Gizé

Artigo seguinte

Você pode gostar