Embeleze seu quarto e o deixe com cara de hotel luxuoso. Dicas simples e baratas que atendem aos conceitos contemporâneos de arquitetura.

Todo viajante do mundo tem como pré-requisito ao reservar um quarto as seguintes características: conforto, beleza e custo benefício. Para muitos, sempre soa caro reformar um quarto para receber hóspedes. Contratar um arquiteto, comprar artigos e mobília nas lojas mais conceituadas e desprender dinheiro com reformas nas estruturas.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, é possível construir um quarto com os mesmos valores que os viajantes buscam, sem gastar muito dinheiro. Aliás, essas dicas irão proporcionar não somente um baixo custo, como também um atrativo para seus novos hóspedes. Acompanhem!

Escolha uma boa roupa de cama

Foto: Reprodução

O primeiro ponto importante a se notar é quais lençóis ou jogo de cama escolhar. Muitas vezes essa escolha é equivocada e pode gerar uma visualidade que desagrada o hóspede. Essa visualidade também estará registrada no momento de fazer a propaganda do quarto. Neste caso priorize combinações para o jogo de cama neutro, que não possua cores extravagantes e nem estampas. Tanto as estampas quando cores fortes são difíceis de gerar uma unidade com os móveis, bem como a decoração das paredes ou objetos.

Em muitas lojas a roupa de cama é mais barata no caso de cores neutras e sem muitas estampas. Essa é também uma forma de economizar na hora de montar o quarto. Outro aspecto importante neste quisito é a qualidade do lençol. O conforto é importantíssimo na hora de escolher a acomodação. Portanto, vale investir em lençóis com no mínimo 200 fios. Esses conjuntos são mais macios e influenciam no conforto. É possível encontra-los com valores bastante acessíveis depois de uma pesquisa apurada.

As cores das paredes

As cores para as paredes devem seguir os mesmos quisitos para a roupa de cama. Priorize cores neutras. Pelo mesmo motivo: é mais fácil criar unidade e combinações a partir de cores neutras. A neutralidade cria um ar de modernidade e isso facilita em ornar com a mobília que, atualmente, segue essa tendência.

Ainda sim, se existe o interesse em investir em cores, leve em consideração que elas podem criar uma atmosfera desconfortável ao ambiente. Cores opostas, como laranja e azul, é pouco recomendável, pois elas geram um cansaço no olhar. Assim como acontece com cores fortes. Evite utilizar cores escuras, ou que possuam tonalidades fortes. O que pode ser feito é utiliza-las em certos setores, gerando efeitos de amplitude. Mas neste caso os gastos seriam maiores. As mais recomendáveis são cores claras. Além da facilidade de ornar com as outras características do quarto, elas são mais baratas e geram a sensação de conforto. Cores mais claras também geram o mesmo efeito de espacialidade, ampliam o espaço, além, é claro, de serem mais baratas.

Mobília

Este é o aspecto em que se investirá mais. Buscar mobília de qualidade, mesmo que sejam um pouco mais caras, vale o investimento. Essas possuem uma resistência mais confiável e isso evitaria futuras trocas ou consertos, o que levaria a mais gastos.

Observe bem o tamanho do quarto antes de escolher a mobília. Muitos mobiliários podem sobrecarregar o quarto e atrapalhar a locomoção por ele. Tirar as medidas antes de realizar a compra é imprescindível. Após isso valorize o conforto dessas mobílias. E neste caso, não poupe. O barato pode sair caro. Uma boa pesquisa permite encontrar àquelas com o melhor custo benefício. 

Por último, elabore uma unidade entre os móveis e não se esqueça que eles possuem sua utilidade. Mobília não é enfeite!

Disposição da mobília

Como dito anteriormente, a disposição da mobília é fundamental para que seu quarto desperte o interesse dos possíveis hospedes. Ela deve valorizar a utilidade dos móveis que ali estão. No momento de dispo-las observe bem se existe algo que atrapalhe ao andar pelo quarto, ou utilizar alguma mobília.

Em espaços pequenos esse trabalho pode ser mais difícil, neste caso opte por menos móveis. Em espaços maiores valorize a sua amplitude. Vale dizer que optar por cadeiras mais modernas ressaltam o conforto. É bom pensar na disposição da cama. Quando muito próximas a lugares de claridade o momento do sono do hospede pode estar comprometido, isso significa que terá que acionar novos gastos, como uma cortina  por exemplo. Vale observar a disposição escolhida nas variações de claridade. Ou seja, observe o quarto de dia e de noite.

Iluminação e atmosfera

Ao contrário do que se pensa habitualmente a iluminação não serve somente para gerar claridade ou escuridão. A iluminação tem um papel fundamental para criar uma atmosfera no quarto. Isso significa saber escolher a posição dos instrumentos de luminosidade. A luz, por exemplo, influência sobre a intimidade que pode estar presente no quarto. Muita luz, além de incomodar os olhos, pode gerar uma sensação de exposição. Em quartos com cores claras isso se intensifica.

Outro ponto importante é permitir alterações de claridade, ou atmosfera, por meio de abajures e luminárias. É importante observar que esses equipamentos geram gastos futuros, assim como, é importante notar o seu aspecto físico e como ele pode combinar com a sua decoração. Um dica importante e priorizar a iluminação natural, além de diminuir gastos e também podem ser manipuladas por meio de materiais simples, como cortinhas ou outros equipamentos que sobrepõe a janela.

Decoração

Esse aspecto é um dos mais importantes e mais complexos para tornar o seu quarto atrativo. A decoração carrega as sensações que evocam uma sensação e isso deve ser levado em conta quando for elaborar o conceito do quarto. Observe possibilidades simples, pois o mirabolante pode ser um ponto fora da curva e isso atrapalharia e geraria ruído mesmo se as escolhas sobre a mobília ou as cores da parede tenham sido acertadas.

Uma decoração que contraponha às características do mobiliário são tentativas que muitas vezes podem ser equivocadas. Uma dica importante é notar quais sensações as cores, ou estilo escolhido geram em você. Esse é um ponto de partida interessante para escolher a decoração.

Detalhes e arrumação

Esse ítem é importante para atrair seus viajantes. Muitas vezes a arrumação do quarto segue um certo padrão e essa repetição não atrai muitos hóspedes. Elabore uma dinâmica espacial que permita, já nas primeiras imagens, fluir a atenção. Pense em disposições que não deixe os seus móveis sempre encostados nas paredes, ou que não seja prático. Essa é a saída mais comum.

Observe bem os detalhes que compõe seu quarto. É neste aspecto que a diferença pode acontecer. Isso significa se atentar a possíveis pequenas sujeiras ou manchas. Nunca duvide que isso irá passar batido, os hospedes notam os detalhes. Vale, portanto, sempre cuidado e atenção em sua arrumação.

Leia também:

» Descubra os segredos para fazer ovos mexidos de hotel em sua casa
» Como enviar dinheiro pela TransferWise?
» Plataformas para aprender francês de graça na internet
» Entenda como funciona o Seguro Viagem

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Fechado durante décadas, recife em forma de coração está aceitando turistas

Artigo anterior

11 destinos de neve na América do Sul para quem ama o inverno

Artigo seguinte

Você pode gostar