Atualizada em:
Seleção anual de fotos da Revista Time retrata 2022 através de imagens de acontecimentos em diversas áreas que marcaram este ano
O que foi 2022 para o mundo? A resposta para essa pergunta não é simples. Houve tantos acontecimentos marcantes que resumir o ano inteiro em algumas palavras é, praticamente, impossível. Por isso, talvez as imagens possam traduzir melhor os sentimentos e emoções por trás de tudo que ocorreu. E foi exatamente isto que a revista Time pensou ao selecionar as 100 fotos que marcaram 2022.
Anualmente, a publicação reúne as melhores fotografias do período, com imagens feitas por fotojornalistas experientes ao redor do mundo. E mescla tanto o retrato de acontecimentos marcantes quanto de cenas do cotidiano. Porém, a Time alerta que, desta vez, não foi igual. E, segundo a revista, os oito editores que formam a equipe de seleção das fotos tiveram o cuidado de escolher imagens que mostram que este ano foi realmente diferente. Confira!
Fotos que marcaram 2022
Na introdução sobre o que foi o trabalho de seleção das fotos que marcaram 2022, a revista Time cita alguns fatos que, não só impactaram por si só, como por seu significado para o mundo. Entre eles, a manifestação de jovens nas ruas do Irã em apoio aos direitos das mulheres e a posse da primeira juíza negra da Suprema Corte dos Estados Unidos.
Outras fotos mostram acontecimentos que trouxeram à tona o sentimento de apreensão, como os primeiros tanques russos invadindo a Ucrânia. E, ainda, há imagens que não mostram a mudança, “mas a necessidade dela, um lembrete de que o status quo não pode continuar”, segundo a Time.
“Às vezes, a mesma imagem que inspira esperança para alguns provoca desespero em outros. Mas, por um momento, quando a equipe da NASA divulgou a primeira imagem do Telescópio Espacial James Webb e o universo foi revelado de maneiras nunca antes vistas, o mundo ficou maravilhado. As mesmas estrelas que pairaram acima por bilhões de anos, só que desta vez diferentes”, descreve Katherine Pomerantz, diretora de fotografia da Time.
E, a seguir, vamos mostrar 40 fotos selecionadas pela Time que marcaram o ano de 2022, com a descrição dos fatos que elas retratam. Desse modo, você poderá ver não só as imagens, mas entender o que há por trás delas. Ao final deste post, daremos o link da seleção com as 100 fotos feita pela publicação norte-americana.
Fotos selecionadas pela revista Time
Bombeiros trabalham contra um incêndio florestal na aldeia de Caniça, na província de Pontevedra, na Espanha, em 31 de julho.
A comunidade Nahua comemora o Dia del Maiz em Xalpatlahuac, no estado de Guerrero, no México, em 27 de março.
A nova primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, caminha no Palácio Presidencial Quirinale, no dia da cerimônia de posse do novo governo da Itália, em Roma, Itália, em 22 de outubro.
Torcedores comemoram a contagem regressiva ao lado do relógio da Copa do Mundo de 2022, antes do início da partida de abertura entre Catar e Equador, no calçadão Corniche de Doha, em Doha, em 20 de novembro.
Alunos param em um estacionamento perto da Central Visual and Performing Arts High School, após um tiroteio na escola em St. Louis, em 24 de outubro.
Agentes de patrulha de fronteira e membros da Guarda Nacional do Exército do Texas iluminam o caminho, enquanto migrantes da América Central e do Sul em busca de auxílio atravessam o rio para os Estados Unidos, vindos do México, em Roma, Texas, em 4 de março.
Cartazes de campanha para o atual presidente da Angola, João Lourenço, são retratados em palmeiras ao longo da praia em Luanda, em 23 de agosto.
Cenas nas ruas de Londres em 9 de setembro, um dia após o anúncio da morte da rainha Elizabeth II.
Civis sentam-se a bordo de um trem de evacuação em Pokrovsk, na Ucrânia, em 28 de setembro.
Ativistas e grupos religiosos são retratados através de um adesivo do ex-presidente Donald Trump, enquanto protestam no comício “Defeat the Mandates American Homecoming” contra os mandatos e restrições da vacina contra a Covid-19 em vigor em todo o país, em Washington, nos Estados Unidos, em 23 de janeiro.
Crianças locais e seus pais reagem a um memorial improvisado no centro de Uvalde, perto da Robb Elementary School, em 26 de maio.
Danos causados pelo furacão Ian em Fort Myers Beach, na Flórida, nos Estados Unidos, em 29 de setembro.
Nina, (centro) e Priscilla (à esquerda), funcionárias da Houston Women’s Clinic, o maior provedor de aborto de Nova York, reagem imediatamente após saber da decisão da Suprema Corte de derrubar Roe v. Wade e reverter o direito constitucional das mulheres americanas de um aborto, em 24 de junho.
Uma mulher sem véu em cima de um veículo enquanto milhares se dirigem ao cemitério de Aichi em Saqez, cidade natal de Mahsa Amini, na província iraniana ocidental do Curdistão, para marcar os 40 dias desde sua morte. Os manifestantes desafiam as medidas de segurança reforçadas como parte de uma repressão sangrenta em protestos liderados por mulheres.
Duas mulheres mergulham na fonte para se refrescar na Trafalgar Square, em Londres, em 19 de julho.
A jogadora da WNBA Brittney Griner, que foi detida no aeroporto Sheremetyevo de Moscou e, posteriormente, acusada de posse ilegal de maconha, é escoltada ao tribunal para ouvir a decisão final do tribunal, em Khimki, nos arredores de Moscou, na Rússia, em 4 de agosto.
Equipes de emergência e outros cidadãos ajudam as pessoas que foram feridas em uma debandada de Halloween no distrito de Itaewon, em Seul, na Coreia do Sul.
Gatos Sphynx que residem no Café Soon Bok, em Cheonan, Coreia do Sul.
O ex-presidente dos EUA Donald Trump, sua esposa Melania, Kimberly Guilfoyle, seus filhos Barron e Donald Jr. e sua filha Ivanka deixam a Igreja St. Vincent Ferrer, durante o funeral de Ivana Trump, socialite e primeira esposa de Trump, em Nova York, em julho 20.
A sala de controle no estúdio da MSNBC na cidade de Nova York, em 9 de junho, durante a primeira audiência pública perante o comitê da Câmara que investiga o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA. A audiência foi ao ar em horário nobre.
Ativista pró-escolha e antiaborto em comício do lado de fora da Suprema Corte dos EUA, em Washington, em 2 de maio, após a divulgação de uma minuta inicial da opinião da maioria, obtida pelo site Politico, onde o juiz da Suprema Corte Samuel Alito supostamente escreveu que os casos Roe v. Wade e Paternidade planejada do sudeste da Pensilvânia v. Casey deveriam ser anulados.
Enlutados visitam o memorial às vítimas do tiroteio na escola Uvalde, na praça da cidade, no Texas, em 30 de maio. Ao todo, 21 pessoas, 19 alunos e dois professores, foram mortas por um atirador na Robb Elementary School em 24 de maio.
Moradores esperam no telhado de suas casas que a inundação diminua, após o super tufão Noru, em San Miguel, na província de Bulacan, nas Filipinas, em 26 de setembro.
Mulheres fogem da polícia anti-motim durante um protesto contra a morte de uma jovem, Mahsa Amini, detida por violar o código de vestimenta conservador do país, no centro de Teerã, no Irã, em 19 de setembro.
Um homem exausto e uma criança descansam em Darien Gap, com uma semana de caminhada ainda pela frente no trecho de 106 quilômetros de selva entre a Colômbia e o Panamá, em 23 de setembro. O objetivo deles é chegar à fronteira dos Estados Unidos: o desastre econômico e humanitário em curso na América do Sul e a amarga luta pela política de imigração em Washington.
O nevoeiro passa por Marin Headlands e Golden Gate Bridge, em Sausalito, na Califórnia, em 11 de junho.
Os guardas florestais do Serviço de Vida Selvagem do Quênia derramam água sobre uma girafa, que foi pega em uma armadilha de caçadores. O animal foi resgatado e sedado nos arredores de Garissa, em 6 de março.
Os silos foram danificados na explosão de Beirute em 2020, em 22 de julho. Parte dos silos desabou em 31 de julho, após um incêndio que durou semanas.
Peter Lyoya joga uma flor no túmulo de seu filho Patrick Lyoya, um homem negro desarmado que foi morto a tiros por um policial de Grand Rapids, durante uma parada de trânsito em 4 de abril, no Michigan, nos Estados Unidos.
Mikhail Kulikv, um soldado russo condenado a 10 anos de prisão depois de ser considerado culpado de disparar um tanque contra um prédio de apartamentos de vários andares nos primeiros dias da guerra na Ucrânia, no Tribunal de Chernihiv, em 4 de agosto.
Serena Williams é vista em uma homenagem no monitor de vídeo. O registro foi feito logo depois dela vencer sua partida da segunda rodada contra a estoniana Anett Kontaveit, no US Open, em Nova York, em 31 de agosto.
Trabalhadores extraem minério de cobre e cobalto de uma mina a céu aberto operada pela cooperativa de mineração artesanal COMAKAT, em Shabaka, no sul da República Democrática do Congo, em 6 de maio.
Ucranianos se aglomeram sob uma ponte destruída, enquanto tentam fugir atravessando o rio Irpin, nos arredores de Kyiv, na Ucrânia, em 5 de março.
Um filho e uma filha abraçam seu pai, um paciente com Covid-19 na UTI, antes de seu procedimento de intubação, no Providence Mission Hospital, em Mission Viejo, na Califórnia, nos Estados Unidos, em 25 de janeiro.
Uma das primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb da NASA, mostrando o aglomerado de galáxias SMACS 0723.
Uma fazenda em Vilkhivka, na Ucrânia, fotografada em 14 de maio. Por conta dos bombardeios e ocupação da artilharia russa durante 2 meses, a fazenda perdeu 80 vacas e 30 porcos durante dois meses.
Equipes de resgate fazem uma homenagem silenciosa às vítimas no local da queda do avião da China Eastern Airlines no condado de Tengxian, cidade de Wuzhou, na região de Guangxi, no sul da China, em 27 de março.
Vixen, uma Golden Retriever, é preparada antes de competir no 146º show anual do Westminster Kennel Club em Tarrytown, em Nova York, em 22 de junho.
Voluntários em uma biblioteca no centro de Lviv, na Ucrânia, tecem redes de camuflagem para enviar aos soldados nas linhas de frente em 7 de março.
Crianças brincam em equipamentos de guerra russos destruídos em frente ao Mosteiro de São Miguel em Kyiv, Ucrânia, em 12 de junho.
Quer ver mais? Confira a matéria completa com 100 fotos que marcaram 2022 no site da Revista Time.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]